Integração de conhecimentos: experimentos científicos em Ciências Naturais em uma escola pública de Altamira-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12634

Palavras-chave:

Atividades práticas, Ensino do campo, Fontes diferentes de recursos

Resumo

Este estudo investigou a eficácia de experimentos interdisciplinares de Ciências da Natureza no ensino fundamental. Realizado na escola Sol Nascente, PA/ASSURINI, Altamira-PA, a pesquisa envolveu 25 alunos do 9º ano, utilizando materiais de baixo custo para experimentos de Biologia, Física e Química. A coleta de dados foi feita por pré e pós-testes. Todos os alunos assinaram o Termo de Consentimento, cientes do uso de suas respostas na análise. Os resultados evidenciaram a importância de práticas pedagógicas adaptadas ao contexto rural para uma educação eficaz, destacando a valorização da cultura local e a formação de indivíduos conscientes e politizados. A pesquisa destaca a importância da assimilação dos conteúdos, da conscientização da realidade educacional e da valorização do método utilizado.

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Biografia do Autor

Ronaldo dos Santos Leonel, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação e Ensino de Ciências e em Matemática – UFPR. Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia -UEPA. Graduado em Educação do Campo -IFPA. Professor efetivo da educação básica em Altamira-Pará.

Andréia de Oliveira Castro , Universidade do Estado do Pará

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia -UEPA. Graduado em Ciências da Natureza -UEPA. Professora efetivo da educação básica em Marabá-Pará.

Antônio dos Santos Leonel, Universidade Federal do Amapá

Doutor e Mestre em Ciências da educação-UNADEs. Especialista em Linguística Aplicada- APOENA. Graduado em Língua portuguesa- UVA

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Publicado

2024-06-03

Como Citar

LEONEL, R. dos S.; CASTRO , A. de O.; LEONEL, A. dos S. Integração de conhecimentos: experimentos científicos em Ciências Naturais em uma escola pública de Altamira-PA. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12634, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12634. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12634. Acesso em: 3 jul. 2024.