Narrativa sobre a criação da Escola Estadual Indígena Presidente Kennedy na Comunidade do Caju-Uiramutã-RR
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12163Palavras-chave:
Escola Estadual Indígena Presidente Kennedy, Educação indígena, História OralResumo
O objetivo deste estudo é descrever os resultados obtidos a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo na Escola Estadual Indígena Presidente Kennedy, situada na Comunidade do Caju-Uiramutã-RR. Realizou-se entrevista semiestruturada com dois membros da comunidade como técnica de coleta de dados, fazendo uso da História Oral. Desse modo, os próprios indígenas narraram e documentaram a sua história. A justificativa é a compreensão do contexto educacional da Comunidade Indígena do Caju, visando obter conhecimento histórico e sociológico sobre o povo Macuxi. As categorias de análises foram: educação indígena e história da educação. Logo, o estudo realizado na escola pesquisada mostra um espaço privilegiado que contribui para a formação da Comunidade do Caju, a partir da experiência dos discentes e dos docentes. Conclui-se que o estudo é relevante no que diz respeito ao reconhecimento e à valorização das escolas indígenas, à autonomia e à construção do conhecimento, além de contribuir para o processo de construção coletiva da comunidade.
Downloads
Referências
ALCÂNTARA, Lúcio. Povos Indígenas no Brasil: como vivem nossos contemporâneos. Caderno de Debates. Coleção Ideias. Brasília: Senado Federal, 2000.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Moderna, 2012.
BRASIL. Decreto n. 6.861/2009. Dispõe sobre a Educação Escolar Indígena, define sua organização em territórios etnoeducacionais, e dá outras providências. Brasília, 2009.
BRASIL. Decreto Legislativo n. 143, de 2002, que Retifica a Convenção 169 da OIT, em vigor desde 2003. Brasília, 2003.
BRASIL. Decreto n. 26/1991. Dispõe sobre a Educação Indígena no Brasil. Brasília, 1991.
BRASIL. Lei n. 11.645/2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, 2008.
BRASIL. Lei n. 12.711/2012. Dispõe sobre ações afirmativas para afrodescendentes e indígenas. Brasília, 2012.
BRASIL. Resolução CEB/CNE n. 05/2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília, 2012.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
CASSAB, L. A.; RUSCHEINSKY, A. Indivíduo e ambiente: a metodologia de pesquisa da história oral. BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 16, p. 7-24, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/23350. Acesso em: 05 jul. 2022.
CUNHA, Luiz Antônio. O legado da ditadura para a educação brasileira. Educação & Sociedade, v. 35, n. 127, p. 357-377, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302014000200002. Acesso: 21 set. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.
PALMA FILHO, J. C. Pedagogia Cidadã – Cadernos de Formação. História da Educação. 3. ed. São Paulo: PROGRAD/ UNESP/ Santa Clara, 2005. p. 49-60.
PILETTI, Nelson. História da educação do Brasil. São Paulo: Ática, 2006.
SAVIANI, Demerval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2013. (Coleção Memoria da Educação).
SILVA, Alessandra Pires; SANTOS, Claitonei de Siqueira. História da educação no Brasil: tentativas de estruturação e organização escolar no período imperial. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, v. 5. n. 1, p. 39-53, jan.-dez. 2019.
SILVA, Gleidson; AMORIM, Simone Silveira. Apontamentos sobre a educação no Brasil Colonial (1549-1759). Interações, Campo Grande, v. 18, n. 4, p. 185–196, out./dez. 2017.
SILVA, Lucilene Julia. Reflexões sobre a articulação entre as experiências do ser formador e a formação do ser. In: SANTOS, Jovina Mafra; REPETTO, Maxin (org.). Propostas Pedagógicas, materiais educativos e novos desafios para formação de professores indígenas. Boa Vista: Editora da UFRR, 2019.
TEIXEIRA, Marileia. Educação escolar na comunidade de Serra do Sol. In: SANTOS, Jovina Mafra; REPETTO, Maxin (org.). Propostas Pedagógicas, materiais educativos e novos desafios para formação de professores indígenas. Boa Vista: Editora da UFRR, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Denize Pereira da Silva, Karla Colares Vasconcelos, Sérgio Luiz Lopes (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.