Educar pela pesquisa: ensaio sobre a articulação das atividades práticas desenvolvidas no laboratório de ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10760

Palabras clave:

Prática de ensino, Educação cientifica, Tecnologia

Resumen

A produção apresenta um breve ensaio da experiência da utilização das habilidades de pesquisa e a importância das práticas científicas no contexto das atividades pedagógicas e de aprendizagens utilizadas na EEMTI Josefa Alves Bezerra e em especial nas atividades adotadas no Laboratório educacional de ciências. Para a construção do relato, foram utilizadas as ferramentas de pesquisa acadêmica adequadas aos objetivos do trabalho. O objetivo é estudar como o ensino pela pesquisa se reflete na prática educativa da EEMTI Josefa Alves Bezerra. O estudo se construiu por meio de uma investigação do estado da arte sobre a prática pedagógica buscando refletir acerca da sua importância como método de aprendizagem. Para a apresentação dos resultados, utilizou-se da pesquisa qualitativa por meio da investigação da qualidade dos resultados observados e da construção da trajetória cientifica dos alunos nas produções desenvolvidas na escola e apresentadas nos eventos científicos. A partir das constatações é possível refletir sobre as necessidades de fortalecimento das práticas investigativas com apoio financeiro e de pessoal, produzir conhecimento científico para debater o ensino-aprendizagem, fortalecer a prática e o conhecimento tecnológico, além de reconhecer habilidades e competências já desenvolvidas e que justificam a presença da pesquisa cientifica na vida escolar da instituição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Karisson Chagas Lima, EEMTI Josefa Alves Bezerra

Licenciado em Química (IFCE), especialista em Educação Profissional e Tecnológica (IFCE), professor da EEMTI Josefa Alves Bezerra (SEDUC/CE).

Josefa Lúcia Morais Silva , Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Josefa Alves Bezerra

Licenciatura em História (UVA); graduanda Bacharel em Serviço Social (IFCE) – Campus Iguatu – CE, “Lato Sensu” em História e Cultura Africana e Afro-brasileira, professora da EEMTI Josefa Alves Bezerra (SEDUC/CE).

Gerardo Xavier de Lima Junior, Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Josefa Alves Bezerra

Licenciatura em Matemática (UECE), “Lato Sensu” em Gestão e coordenação escolar, professor da EEMTI Josefa Alves Bezerra (SEDUC/CE).

Citas

BORGES, Antônio Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.; Documento Final. Brasília, DF: MEC, 2010.

BUENO, Lígia et al. O ensino de química por meio de atividades experimentais: a realidade do ensino nas escolas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, p. 34, 2008.

Demo, P. Educação Científica: desafios e perspectivas. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 36, n.1, p. 15-25, jan./abr. 2010.

FONSECA, R. C. V. da. Metodologia do trabalho científico / Regina Célia Veiga da Fonseca. - 1. ed., rev. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.

LIMA, Francisco Karisson Chagas; SILVA, Josefa Lúcia Morais. A percepção de um grupo de alunos sobre o contexto da educação remota. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 4, p. e47088-e47088, 2022.

LIMA, Francisco Karisson Chagas; DE SOUSA MOURA, Francisco Nunes; DA SILVA, Wanderson Diogo Andrade. A iniciação à docência na formação de professores de Química: um olhar sobre o PIBID a partir de alunos bolsistas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314046-e314046, 2021.

NASÁRIO, R. G. Análise acerca do enfoque de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na base nacional comum curricular. Jaraguá do Sul - SC. 2018.

SIPAVICIUS, B. K. de A.; SILVA SESSA, P. A Base Nacional Comum Curricular e a área de Ciências da Natureza: tecendo relações e críticas. Atas de Ciências da Saúde, São Paulo, v. 7, p. 3, jun. 2019.

SOUZA, Samir Cristino; DOURADO, Luís Gonzaga Pereira. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. 2015.

Publicado

2024-03-16

Cómo citar

LIMA, F. K. C.; SILVA , J. L. M.; LIMA JUNIOR, G. X. de. Educar pela pesquisa: ensaio sobre a articulação das atividades práticas desenvolvidas no laboratório de ciências. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e10760, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10760. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10760. Acesso em: 3 jul. 2024.