Edição Atual

v. 16 n. 3 (2024): Número Atemático
					Visualizar v. 16 n. 3 (2024): Número Atemático

A pluralidade de questões e temas na produção de conhecimento na Linguística Aplicada contemporânea como um campo de investigação tem sido produtiva, especialmente as que se relacionam às questões sobre a linguagem na vida real. É com bastante satisfação que a Revista Linguagem em Foco divulga essa pluralidade de temas nos artigos que compõem o número 3, do volume 16, fluxo contínuo. Com a colaboração de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação, reunimos dezenove artigos e uma resenha. As principais temáticas que são problematizadas nos artigos versam desde ensino-aprendizagem de línguas; reflexões sobre aplicações de teorias e questões metodológicas nos contextos de ensino-aprendizagem; estudos sobre os letramentos acadêmico e o crítico; estudos sobre produção textual colaborativa e produção criativa na educação básica; tradução; estudos sobre a interlíngua e sobre aspectos gramaticais à luz de uma teoria linguística. Essa diversidade ainda inclui artigos que discutem as mudanças na maneira de olhar o mundo e que questionam posições hegemônicas sociodiscursivas, os avanços das tecnologias e redes sociais que fazem parte de nossa rotina. Passamos a descrever os dezenove artigos científicos e a resenha de uma obra que compõem este número.

Publicado: 2025-03-28
  • Editorial v. 16, n. 3, 2024.

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.15117
    Equipe Editorial Linguagem em Foco; Antonia Dilamar Araújo , Débora Liberato Arruda
    4-11

Artigos

  • Ações de letramentos acadêmico-científicos um estudo exploratório realizado na Universidade Estadual do Paraná

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.10456
    Amábile Piacentine Drogui, Vera Lucia Lopes Cristovão
    12-34
  • Letramento Multimodal Crítico a partir de símbolos de africanidades uma proposta pedagógica apoiada na análise da obra Amoras, do rapper Emicida

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13697
    Michelle Soares Pinheiro, Marcos Alberto Xavier Barros, Antonia Dilamar Araújo
    35-59
  • Cenografia e ethos discursivo na propaganda fim de ano 2021/ Alice e Fernanda do Itaú Unibanco

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.10827
    Sirleide de Almeida Lima, Sinval Martins de Sousa Filho
    273-293
  • Mudança discursiva análise da expressão "PEC da gastança" em matérias do jornal Folha de São Paulo

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13749
    Erivaldo Sales Freitas , Leonildo Lima de Farias
    294-312
  • An ELF-Aware Teaching Prototype for Pre-Service English Language Teachers

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13864
    Joilse Prestes de Pádua Scalassara, Adriana Grade Fiori-Souza
    80-103
  • Investigating interlanguage in present perfect acquisition through translation

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.12808
    Vicente Mendes
    258-272
  • #Etarismo (feminino) alteridade e outrização na plataforma online Instagram

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13686
    Gabriele Valim Vargas, Karina Giacomelli
    355-375
  • Produção textual colaborativa entre IH e IAG Uma experiência com o Story.com

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13919
    Valéria Montenegro, Glicia Azevedo, Luciana Vieira
    151-171
  • Reinterpretação semântica de verbos preposicionados à luz do princípio funcionalista da iconicidade

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13923
    Gabriel Zardo, Tatiana Schwochow Pimpão
    313-331
  • Recategorização e orientação argumentativa uma análise da introdução referencial em redações nota mil do ENEM

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13530
    Amanda Mikaelly Nobre de Souza, Lidiane de Morais Diógenes Bezerra
    195-217
  • O uso variável do artigo definido diante de antropônimos uma análise variacionista no falar popular fortalezense

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13655
    Dayane Bezerra de Souza, Aluiza Alves de Araújo, Leticia Freitas Alves
    332-354
  • "Black is Beautiful" discurso da representação de bonecas negras com deficiência

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13217
    Danielle Barbosa Lins de Almeida, José Maria de Aguiar Sarinho Júnior
    60-79
  • Linguística de Corpus como abordagem para análise de traduções explorando as versões de A Sociedade do Anel em português brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13502
    Leonardo Soboleswki Flores, Sabrina Bonqueves Fadanelli
    238-257
  • Enseñanza de la producción y comprensión oral en español como lengua extranjera en colecciones de libros didácticos para brasileños

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13885
    Amanda Ribeiro, Luciene Bassols Brisolara
    104-129
  • O imaginário em rezas e benzeduras populares poder simbólico na interpretação do sagrado

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13763
    Natália de Paula Reis, Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto
    376-398
  • O ChatGPT e a morte da honestidade criativa na produção textual na sala de aula da Educação Básica um estudo de caso com alunos/as do primeiro ano do EM

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13561
    Fernanda Victória Cruz Adegas, Luclecia Silva de Almeida Matias, Patrícia Graciela da Rocha
    172-194
  • Poder e escrita criativa com a literatura afro uma experiência (trans)formativa

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13958
    Welistony Câmara Lima, Ana Patrícia Sá Martins
    218-237
  • Construção de concernência retomada e especificação na articulação textual

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13684
    Marcos Luiz Wiedemer, Maria Eduarda Oliveira da Silva
    399-417
  • Impacto do uso de objetos de aprendizagem no desenvolvimento da competência comunicativa em Libras

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13795
    Lídia da Silva, Marcelo Porto
    130-150

Resenhas

  • Resenha A crise da narração de Byung-Chul Han, tradução de Daniel Guilhermino.

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13329
    Rosekeyla de Araújo Costa
    418-423
Ver Todas as Edições