Produção textual colaborativa entre IH e IAG

Uma experiência com o Story.com

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13919

Palavras-chave:

multiletramentos, inteligência artificial generativa, produção textual

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem na era da cultura digital, com acesso a diferentes plataformas e mídias, tem ampliado formas de interação para além do espaço escolar. Isso é possível porque práticas multimidiáticas de linguagem transpõem limites físicos e estabelecem múltiplas conexões, inclusive entre seres humanos e máquinas. Cientes disso, neste artigo, objetivamos analisar uma experiência de produção textual colaborativa entre Inteligência Humana (IH) e Inteligência Artificial Generativa (IAG) com o uso da plataforma Story.com. Essa experiência foi desenvolvida em uma oficina de multiletramentos com uma turma multisseriada de 4o e 5o anos de uma escola pública na zona rural de Mossoró/Rio Grande do Norte/Brasil. Fundamentado teórico-metodologicamente nos estudos de letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 2005; Oliveira, 2008; Tinoco, 2008), na pedagogia de multiletramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) e na Linguística Aplicada (Scheifer; Rego, 2020), este artigo de base qualitativa analisa um recorte de dados que focaliza a escrita colaborativa entre dois estudantes, inicialmente, e, depois, entre eles e o Story.com. Os resultados dessa análise sinalizam que a escrita colaborativa entre IH e IAG requer a elaboração de sucessivos prompts para a geração dos contos, o desenvolvimento de práticas de leitura e análise crítica das versões produzidas e o processual refinamento do conto multimodal. Sendo assim, compreendemos que o uso da IAG pode possibilitar o desenvolvimento de artefatos multimidiáticos, como textos multimodais, contribuindo para a ampliação da produção textual na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Valéria Montenegro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem- PPgEL/UFRN (2022). Mestre em Letras (2015) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Linguística (2012) pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba/SP (FALC/SP). Graduada em Letras (2011) com habilitação em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Docente do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Mossoró (2014), atuando como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental- Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação (SME). 

Glicia Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora associada da UFRN, atuando no Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT), no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) e no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFRN.

Luciana Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG; Especialista em Ensino da Língua Portuguesa para a Educação Básica, também pela UFCG e Graduada do Curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela UEPB.

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

MONTENEGRO, V.; AZEVEDO, G.; VIEIRA, L. Produção textual colaborativa entre IH e IAG: Uma experiência com o Story.com. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 151–171, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i3.13919. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13919. Acesso em: 2 abr. 2025.