Edições anteriores

  • Capa em fundo preto do número atemático volume 13 número 3 do ano 2021. A capa possui a loga da Universidade Estadual do Ceará no topo esquerdo, e as informações bibliográficas sobre o número a direita. Abaixo a logo Linguagem em Foco nas cores branco e verde. A arte da capa é uma colagem grafite ilustrando um vendedor ambulante carregando uma bacia em sua cabeça. Ao fundo do vendedor ambulante há uma mancha verde com o simbolo de radioatividade.

    Número atemático
    v. 13 n. 3 (2021)

    É com bastante entusiasmo que divulgamos o primeiro número atemático de 2021 para a comunidade acadêmica e escolar. Os artigos deste volume versam sobre formação de professores, ensino remoto emergencial, manuais didáticos, sala de aula invertida, multiletramentos, letramento crítico e midiático, ensino de Línguas Estrangeiras, competência comunicativa, tradução e autoria. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a colaboração dos autores e autoras, bem como dos colegas que atuaram como pareceristas na avaliação do material compartilhado e nos ajudaram na realização deste número. Desejamos a todos e todas uma boa leitura.

    Arte da capa: Vendedor ambulante - Grafite colagem (2017) por Luiz Fernando Gomes

  • Homenagem aos 25 anos da publicação do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos
    v. 13 n. 2 (2021)

    Em 1996, dez pesquisadores do Grupo Nova Londres (GNL) se propuseram a escrever um Manifesto intitulado “A pedagogy of multiliteracies: designing social futures”, originalmente publicado pela Harvard Educational Review. Esse artigo, ainda que tenha muito impacto em documentos norteadores da educação brasileira, nunca tinha sido traduzido para o Português do Brasil. Em 2021, vinte e cinco anos depois, nós da revista Linguagem em Foco (UECE), juntamente com as pesquisadoras do grupo de pesquisa “Multiletramentos, Hipermídia e Ensino” (GpMulti/Unicamp), entregamos a toda a comunidade acadêmica e escolar a tradução do Manifesto “Uma Pedagogia dos Multiletramentos: projetando futuros sociais”. Para comemorar essa conquista, produzimos um número especial que celebra a comunhão de vozes de pesquisadores e professores brasileiros que dialogaram com pesquisadores e professores de outros países por meio do Manifesto. Convidamos para isso nove professores de diferentes Instituições Educacionais brasileiras, que trabalham com Multiletramentos, para desenvolverem ensaios reflexivos sobre as ideias presentes no Manifesto. A missão de cada um deles era (re)ler o texto do GNL a partir de questões emergentes da educação no Brasil. Assim, é com imensa alegria que publicamos este número especial em homenagem aos 25 anos do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos, composto pelos nove ensaios reflexivos e pela tradução do artigo original do Grupo Nova Londres. Boa Leitura!  

    Arte da capa: Barcos ancorados - Desenho digital (2019) por Luiz Fernando Gomes

  • Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho
    v. 13 n. 1 (2021)

    É com imensa alegria que publicamos o volume 13, número 1, 2021, da Revista Linguagem em Foco, com artigos de pesquisas que tratam do tema Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho, e com o qual homenageamos a ALAB pelos 30 anos de existência completados em 2020 e por continuar a cumprir de forma muito significativa, mesmo em momentos históricos difíceis como o da pandemia da Covid-19 que ainda estamos atravessando, a missão de fomentar a pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil.

    Arte da capa: O caminho do bem - Desenho digital (2018) por Luiz Fernando Gomes

  • Número atemático
    v. 12 n. 3 (2020)

    Era abril de 2020 quando escrevemos o editorial do número 1 do volume 12. Tratava-se do primeiro número atemático desse volume da revista Linguagem em Foco. Naquele abril, início da pandemia, não tínhamos a dimensão do que ainda estaria por vir. Aos poucos, víamos que o isolamento tardaria a acabar e que não seria tão fácil assim voltarmos à normalidade dos dias. Precisávamos urgentemente de remédios eficazes contra o vírus, mas precisávamos sobretudo de vacina. O ano de 2020 foi um ano da espera. Uma longa espera. Mas enquanto esperávamos a vacina, os pesquisadores de LA não pararam. Continuaram suas pesquisas e a escrever sobre os resultados em artigos de qualidade que são publicados nesse número atemático.

    Arte da Capa: Reflexos do futuro - Fotografia (2019) por Luiz Fernando Gomes

  • Linguagens e tecnologia: ideias e debates sobre apropriação tecnológica na escola contemporânea
    v. 12 n. 2 (2020)

    Este número temático é entregue para a comunidade no momento em que vários setores da sociedade foram mobilizados para combater o Coronavirus e para ajudar a população a entender uma situação inédita em nossos tempos. Em função desse contexto, a Revista Linguagem em Foco decidiu, por sua vez, dedicar um número especial para, dentro da nossa especialidade – que é o estudo das interrelações entre as linguagens e as tecnologias –, divulgar e debater ideias e pesquisas sobre os usos das tecnologias no ensino.

  • Capa do primeiro número do décimo segundo volume da Revista Linguagem em Foco do ano de 2020

    Numero atemático
    v. 12 n. 1 (2020)

  • Número Atemático
    v. 11 n. 1 (2019)

  • Linguagem em Foco
    v. 10 n. 1 (2018)

  • Linguagem em Foco
    v. 9 n. 3 (2017)

  • Linguagem em Foco
    v. 9 n. 2 (2017)

  • Linguagem em Foco
    v. 8 n. 1 (2016)

  • Linguagem em Foco
    v. 7 n. 1 (2015)

  • Linguagem em Foco
    v. 6 n. 2 (2014)

  • Linguagem em Foco
    v. 6 n. 1 (2014)

  • Linguagem em Foco
    v. 5 n. 2 (2013)

  • Linguagem em Foco
    v. 5 n. 1 (2013)

    GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E ESTRATÉGIAS DE TEXTUALIZAÇÃO

  • Linguagem em Foco
    v. 4 n. 2 (2012)

  • Linguagem em Foco
    v. 4 n. 1 (2012)

1-25 de 29