Nota sobre a previsão de publicação do número v. 16, n. 3, 2024 - Atemático.
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Temos a satisfação de compartilhar com vocês o dossiê temático “Teorias, práticas alternativas, tecnodiversidade e resistência à hegemonização da Cibernética: o que a Linguística Aplicada e as Ciências Humanas têm a nos apresentar?”, gestado entre 2023 e 2024, com a colaboração de pesquisadores e estudantes das Humanidades e Ciências Sociais.
Imagem da capa: Pássaros na praça - desenho a nanquim e colagem (2019) por Luiz Fernando Gomes
A multimodalidade como característica constitutiva de textos na construção de sentidos (Kress, 2003; 2010; van Leeuwen, 2005) tem se tornado proeminente, principalmente na era das tecnologias digitais em que os modos e os recursos semióticos são vistos como adequados e recorrentes para a comunicação e representação no cotidiano e nos contextos escolares para tratarem de questões sociais e culturais diversas. Nesta seara de pensamento, usuários têm reconhecido a importância da tecnologia digital e se utilizado cada vez mais de uma diversidade de mídias, ferramentas e linguagens na produção de textos construindo sentidos por meio dos vários modos semióticos. Uma das ferramentas que tem merecido destaque é a Inteligência Artificial por meio do ChatGPT, modelo de linguagem avançado generativo, que partindo do zero é capaz de produzir textos e realizar tarefas diversas usando artes visuais e linguagem natural de forma automática, rápida, criativa e gratuita. No entanto, essa ferramenta tem suscitado debates e pesquisas nos estudos da linguagem e educação devido ao seu impacto no ensino, na aprendizagem e no trabalho docente, especialmente, na questão do conhecimento nas diversas áreas, da autoria, da criatividade, da reflexividade e da ética.
A temática deste número enfatiza o debate em torno da multimodalidade e sua interface com as tecnologias digitais, especialmente a Inteligência Artificial (IA), aplicadas ao contexto da educação tanto no ensino quanto na pesquisa. Essa discussão é central e importante na atualidade considerando a celeridade e o aprimoramento das tecnologias digitais da informação e comunicação, da multimodalidade com a integração dos modos semióticos na construção de sentidos e discursos, produzidos e consumidos nas mídias e que circulam em diferentes instâncias da comunicação.
Tendo em vista esse contexto, neste dossiê temático, reunimos um ensaio e artigos que incluem reflexões teóricas e resultados de pesquisas empíricas produzidos por autores que ampliam e exemplificam as discussões em torno da interface multimodalidade e tecnologias digitais em tempos de inteligência artificial. Além desses trabalhos, nosso dossiê traz uma entrevista que discute a multimodalidade, IA e educação, mostrando desafios e impactos, inovações e problemas.
Neste volume da Revista Linguagem em Foco divulgamos aos professores do ensino de língua materna e de línguas estrangeiras, e também aos pesquisadores da área de Ensino de forma geral, este dossiê que contém 8 artigos e uma entrevista, resultantes de estudos que envolvem as modalidades de Tradução Audiovisual Acessível (TAVa) voltadas ao ensino. As modalidades são: Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE), Audiodescrição (AD) e Tradução e Interpretação Audiovisual em Língua de Sinais (TIALS). São, portanto, discussões teóricas aplicadas às questões da acessibilidade na Educação brasileira. Os textos estão divididos em: 8 artigos de pesquisadores que fazem parte de diversas universidades brasileiras; uma entrevista com a coordenadora do grupo de pesquisa Tradução e Acessibilidade (TrAce), a professora Doutora Manoela Silva da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sendo a TAVa uma área de estudos que busca promover acessibilidade de espectadores com deficiência sensorial aos diversos produtos audiovisuais existentes, este dossiê traz uma série de discussões sobre como as modalidades de TAVa podem funcionar como uma promissora ferramenta para o ensino e a aprendizagem. Assim, o foco do dossiê é a relação entre as modalidades da TAVa e os seguintes assuntos: formação de professores, currículo, Educação Básica, práticas pedagógicas, leitura e compreensão, ensino de língua materna e de línguas estrangeiras.
Arte da capa: Descanso da Limpeza do Barco na Maré Baixa - Pintura Acrílica (2023) por Luiz Fernando Gomes
Neste primeiro número do volume 15 da Revista Linguagem em Foco, divulgamos à comunidade acadêmica e escolar 15 trabalhos submetidos em fluxo contínuo, resultantes de pesquisas na área de Linguística Aplicada, produzidos por pesquisadore(a)s, professore(a)s e aluno(a)s de pós-graduação. Os textos estão assim distribuídos: 12 artigos científicos, uma resenha, uma tradução de capítulo de livro e uma entrevista. Sendo a Linguística Aplicada um campo transdisciplinar de estudos que investiga problemas relacionados aos usos da língua(gem) nos mais variados contextos, os conteúdos dos artigos científicos publicados neste número abrangem os mais diferentes temas, preceitos teóricos e metodologias e versam sobre ensino e aquisição de línguas materna e estrangeira, sobre léxico, produção de textos, planejamento de cursos de línguas. Em todos os trabalhos, o foco é a linguagem e o discurso latente que subjaz as questões nesses artigos.
Arte da capa: Praia Sonho Verde - Alagoas - Nanquim e aquarela (2019) por Luiz Fernando Gomes
A desinformação, o negacionismo, o discurso de ódio, enquanto fenômeno da pós-verdade, são consequências de ações orquestradas e sistêmicas de agentes humanos e não-humanos (algoritmos) que usam o ciberespaço da web para criar novas narrativas, conservar antigos medos e crenças, cristalizar e produzir discursos reacionários, confiantes que o anonimato e a desresponsabilização algorítmica os livrarão da punibilidade e da prisão. Lidar com tais ações civilizadamente disruptivas tem se tornado cada vez mais um desafio aos cidadãos e aos governos, uma vez que controlar o hiperfluxo de informações nas redes sociais e seu alcance em bolhas privadas de consumo discurso parece ser inexequível. Como forma de contribuir para um maior engajamento acadêmico-científico sério, comprometido com pesquisas, dados, evidências e fatos, esse dossiê apresenta à sociedade um conjunto de nove artigos mais uma entrevista que analisam o fenômeno da desinformação de diferentes perspectivas teóricas e a partir de objetos muito distintos, o que, pensamos, fornece um quadro bastante contemplativo do estado da arte atual neste campo de pesquisa.
Arte da capa: Comportamento digital - Colagem e desenho (2018) por Luiz Fernando Gomes.
É com satisfação que convidamos a comunidade acadêmica e educacional a ler o número temático sobre internacionalização da Educação no Sul global e a Educação Linguística que preparamos de forma atenta e cuidadosa. Esse número traz trabalhos de diversas regiões do país que discorrem sobre diferentes formas de se estudar e fazer a internacionalização no Sul Global. Aproveitamos para agradecer a todos os autores, pareceristas e outros colaboradores que fizeram parte da construção desse dossiê. Esperamos que todos apreciem a leitura do número tanto quanto nós!
Arte da capa: Roupas no Varal. Pontal da Praia - Colagem e desenho (2019) por Luiz Fernando Gomes.
É com imensa alegria que convidamos a comunidade acadêmica a ler o número temático sobre acesso lexical bilíngue e multilíngue, e assuntos relacionados, que preparamos de forma séria e cuidadosa, mas também com muito carinho. Esse número traz trabalhos nacionais e internacionais que discorrem sobre as diversas formas de se estudar o léxico. Aproveitamos para agradecer a todos os autores, pareceristas e outros colaboradores que fizeram parte da construção desse número temático. Esperamos que vocês curtam a leitura tanto quanto nós!
Arte da capa: Menino Soltando Pipa - Tinta Acrílica (2018) por Luiz Fernando Gomes.
É com bastante entusiasmo que divulgamos o primeiro número atemático de 2021 para a comunidade acadêmica e escolar. Os artigos deste volume versam sobre formação de professores, ensino remoto emergencial, manuais didáticos, sala de aula invertida, multiletramentos, letramento crítico e midiático, ensino de Línguas Estrangeiras, competência comunicativa, tradução e autoria. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a colaboração dos autores e autoras, bem como dos colegas que atuaram como pareceristas na avaliação do material compartilhado e nos ajudaram na realização deste número. Desejamos a todos e todas uma boa leitura.
Arte da capa: Vendedor ambulante - Grafite colagem (2017) por Luiz Fernando Gomes
Em 1996, dez pesquisadores do Grupo Nova Londres (GNL) se propuseram a escrever um Manifesto intitulado “A pedagogy of multiliteracies: designing social futures”, originalmente publicado pela Harvard Educational Review. Esse artigo, ainda que tenha muito impacto em documentos norteadores da educação brasileira, nunca tinha sido traduzido para o Português do Brasil. Em 2021, vinte e cinco anos depois, nós da revista Linguagem em Foco (UECE), juntamente com as pesquisadoras do grupo de pesquisa “Multiletramentos, Hipermídia e Ensino” (GpMulti/Unicamp), entregamos a toda a comunidade acadêmica e escolar a tradução do Manifesto “Uma Pedagogia dos Multiletramentos: projetando futuros sociais”. Para comemorar essa conquista, produzimos um número especial que celebra a comunhão de vozes de pesquisadores e professores brasileiros que dialogaram com pesquisadores e professores de outros países por meio do Manifesto. Convidamos para isso nove professores de diferentes Instituições Educacionais brasileiras, que trabalham com Multiletramentos, para desenvolverem ensaios reflexivos sobre as ideias presentes no Manifesto. A missão de cada um deles era (re)ler o texto do GNL a partir de questões emergentes da educação no Brasil. Assim, é com imensa alegria que publicamos este número especial em homenagem aos 25 anos do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos, composto pelos nove ensaios reflexivos e pela tradução do artigo original do Grupo Nova Londres. Boa Leitura!
Arte da capa: Barcos ancorados - Desenho digital (2019) por Luiz Fernando Gomes
É com imensa alegria que publicamos o volume 13, número 1, 2021, da Revista Linguagem em Foco, com artigos de pesquisas que tratam do tema Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho, e com o qual homenageamos a ALAB pelos 30 anos de existência completados em 2020 e por continuar a cumprir de forma muito significativa, mesmo em momentos históricos difíceis como o da pandemia da Covid-19 que ainda estamos atravessando, a missão de fomentar a pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil.
Arte da capa: O caminho do bem - Desenho digital (2018) por Luiz Fernando Gomes
Era abril de 2020 quando escrevemos o editorial do número 1 do volume 12. Tratava-se do primeiro número atemático desse volume da revista Linguagem em Foco. Naquele abril, início da pandemia, não tínhamos a dimensão do que ainda estaria por vir. Aos poucos, víamos que o isolamento tardaria a acabar e que não seria tão fácil assim voltarmos à normalidade dos dias. Precisávamos urgentemente de remédios eficazes contra o vírus, mas precisávamos sobretudo de vacina. O ano de 2020 foi um ano da espera. Uma longa espera. Mas enquanto esperávamos a vacina, os pesquisadores de LA não pararam. Continuaram suas pesquisas e a escrever sobre os resultados em artigos de qualidade que são publicados nesse número atemático.
Arte da Capa: Reflexos do futuro - Fotografia (2019) por Luiz Fernando Gomes
Este número temático é entregue para a comunidade no momento em que vários setores da sociedade foram mobilizados para combater o Coronavirus e para ajudar a população a entender uma situação inédita em nossos tempos. Em função desse contexto, a Revista Linguagem em Foco decidiu, por sua vez, dedicar um número especial para, dentro da nossa especialidade – que é o estudo das interrelações entre as linguagens e as tecnologias –, divulgar e debater ideias e pesquisas sobre os usos das tecnologias no ensino.