Cenografia e ethos discursivo na propaganda fim de ano 2021/ Alice e Fernanda do Itaú Unibanco
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.10827Palavras-chave:
cenografia, ethos discursivo, discurso publicitário, construção de marcaResumo
O presente artigo tem o objetivo de descrever e analisar a cenografia e a construção do ethos discursivo na propaganda Fim de Ano 2021 / Alice e Fernanda do Itaú Unibanco, a partir da Análise do Discurso de Linha Francesa. Essa propaganda tem a participação da pequena Alice, conhecida do público por seus vídeos na internet em que pronuncia palavras difíceis, e da consagrada atriz Fernanda Montenegro. O corpus de análise é composto pelo comercial já referenciado. A fundamentação teórico-metodológica adotada no artigo é da Análise do Discurso em sua vertente enunciativo-discursiva, tal qual preconizada por Maingueneau (2007, 2008a, 2008b, 2013 e 2015), para a utilização do conceito de cenografia e de ethos discursivo. Os resultados do estudo apontam que a propaganda projeta a ideia de que existe uma relação próxima de empatia entre a instituição bancária e seus coenunciadores. A aceitação da campanha é demonstrada pelas marcas expressivas de visualizações nas mídias digitais. Os resultados do estudo atestam que a cenografia se associa ao ethos discursivo e juntos garantem adesão do interlocutor ao discurso, que é elaborado com vistas a alcançar a satisfação, a fidelização e a lealdade dos clientes do Itaú Unibanco.
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