Cenografia e ethos discursivo na propaganda fim de ano 2021/ Alice e Fernanda do Itaú Unibanco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.10827

Palavras-chave:

cenografia, ethos discursivo, discurso publicitário, construção de marca

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de descrever e analisar a cenografia e a construção do ethos discursivo na propaganda Fim de Ano 2021 / Alice e Fernanda do Itaú Unibanco, a partir da Análise do Discurso de Linha Francesa. Essa propaganda tem a participação da pequena Alice, conhecida do público por seus vídeos na internet em que pronuncia palavras difíceis, e da consagrada atriz Fernanda Montenegro. O corpus de análise é composto pelo comercial já referenciado. A fundamentação teórico-metodológica adotada no artigo é da Análise do Discurso em sua vertente enunciativo-discursiva, tal qual preconizada por Maingueneau (2007, 2008a, 2008b, 2013 e 2015), para a utilização do conceito de cenografia e de ethos discursivo. Os resultados do estudo apontam que a propaganda projeta a ideia de que existe uma relação próxima de empatia entre a instituição bancária e seus coenunciadores. A aceitação da campanha é demonstrada pelas marcas expressivas de visualizações nas mídias digitais. Os resultados do estudo atestam que a cenografia se associa ao ethos discursivo e juntos garantem adesão do interlocutor ao discurso, que é elaborado com vistas a alcançar a satisfação, a fidelização e a lealdade dos clientes do Itaú Unibanco.

Downloads

Biografia do Autor

Sirleide de Almeida Lima, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em Letras e Linguística na UFG, bolsista Fapeg. Mestra em Letras e Linguística e licenciada em Letras Português, ambos pela UFG. Foi professora no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG) e na rede particular de ensino de Goiás. Fez parte nos anos de 2012 a 2015 do grupo de estudos Discurso e Ensino (Discens) que participava do projeto de pesquisa interinstitucional “Leitura e escrita: urgências de ensino” (UFG/CNPq). Atua, principalmente, nos seguintes temas: análise do discurso, leitura, escrita e ensino/ aprendizagem de língua portuguesa de acordo com as teorias de Paulo Freire e dos teóricos da Análise Dialógica do Discurso.

Sinval Martins de Sousa Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor, mestre e graduado em Letras e Linguística pela UFG/Unicamp, com pós-doutorado em Psicolinguística pela UnB, em Teoria Linguística pela Universidade de Pisa (Unipi), Itália, e em Didática de Língua pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Professor associado da Faculdade de Letras/UFG, onde atua na gradua- ção e na pós-graduação. Foi formador nacional MEC, consultor da Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc/TO), coordenador de Estágio (FL/UFG), coordenador do Pibid/Capes/UFG, representante do Museu Antropológico e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da FL/UFG. Trabalha com Formação inicial e continuada de professores, Aquisição de Linguagem, Línguas Indígenas, Análise linguística e Estudos sobre Literatura Indígena. Publicou livros de poemas, artigos e capítulos sobre aquisição de linguagem, artigos, capítulos e livros sobre povos e línguas indígenas, sobre gêneros discursivos e análise linguística enunciativa e sobre as teorias de Paulo Freire.

Referências

FERREIRA, A. J. C. Estratégias de marketing digital com a utilização de redes sociais: um estudo de caso desenvolvido sobre o Itaú Unibanco. 2022. 66 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro Universitário, Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB, São Luís, 2022. Disponível em: http://repositorio.undb.edu.br/handle/areas/. Acesso em: 15 jul. 2022.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes; Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 1972.

GREGOLIN, M. do R. O enunciado e o arquivo: Foucault (entre) vistas. In: SARGENTINI, V.; NAVARRO-BARBOSA, P. (Org.). M. Foucault e os domínios da linguagem. Discurso, poder, subjetividade. São Carlos: Claraluz Editora, 2004, v. 1, p. 23-44.

KANTAR. Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2021/22. Disponível em: https://static.poder 360.com.br/2022/05/top-10-marcas-mais-valiosas-brasil-kantar-compactado.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Curitiba: Criar Edições, 2007.

MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (Org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008a, p. 11-29.

MAINGUENEAU, D. Cenas da Enunciação. São Paulo: Parábola, 2008b.

MAINGUENEAU, D. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008c, p. 69-91.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2013.

MAINGUENEAU, D. Discurso e Análise do Discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MAINGUENEAU, D. Variações sobre o ethos. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.

PRECIOSA, Itaú, a pedra preciosa. In: Meio & Mensagem, 12 jul. 2022. Disponível em: http://marcas.meioemensagem.com.br/brands/cases/itau . Acesso em: 15 jul. 2022.

PROPAGANDA e Música by Lalala. Itaú - Feliz 2022: - com a Alice, que fala palavras difíceis e Fernanda Montenegro - Comercial de TV, 2021. Vídeo (52 segundos). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jj4YFR215ko. Acesso em: 21 nov. 2024.

SILVA MACIEL, A. M.; SILVA FILHO, J. D. Da; SOUSA, R. L.; MATOS, T. L.; LIMA, N. C. C.; RAMALHO, K. M. V. G.; NETO, R. da J. P. Aplicação de medidas de saúde pública para o enfrentamento à covid-19 no município de Russas-CE. Cadernos ESP, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 24–29, 2020. Disponível em: http://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/394. Acesso em: 01 set. 2022.

SOUZA, T. S. O ethos capitalista: uma crítica à noção sacrificial da racionalidade neoliberal Pensar-Revista Eletrônica da FAJE, Belo Horizonte, v.1 n. 1, p. 17-29, 2020: Disponível em: http://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/pensar/article/view/4542. Acesso em: 01 set. 2022.

Downloads

Publicado

2025-03-28

Como Citar

LIMA, S. de A.; SOUSA FILHO, S. M. de. Cenografia e ethos discursivo na propaganda fim de ano 2021/ Alice e Fernanda do Itaú Unibanco. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 273–293, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i3.10827. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10827. Acesso em: 2 abr. 2025.