Impacto do uso de objetos de aprendizagem no desenvolvimento da competência comunicativa em Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13795

Palavras-chave:

ensino de Libras, objetos de aprendizagem, licenciatura

Resumo

A disciplina de Libras é obrigatória nos cursos de licenciatura no Brasil e as questões metodológicas relacionadas à prática pedagógica deste contexto são ainda pouco exploradas. Buscando preencher essa lacuna, este trabalho tem o objetivo de verificar o impacto dos Objetos de Aprendizagem (OA), com ênfase nos materiais disponibilizados pelo Canal OBALIBRAS, no desenvolvimento da competência comunicativa dos licenciandos em Libras. Por meio de uma pesquisa-ação, aplicamos uma intervenção pedagógica utilizando OA e coletamos dados por meio de grelhas de avaliação, vídeos, questionários e relatórios. Os resultados indicam que os OA tiveram impacto na atividade de compreensão, produção e interação no nível A1, tal como preconizado no Quadro de Referência de Sousa et al (2020). Observamos progresso no reconhecimento de palavras e expressões simples, ocorrência de dialógos e bom desempenho em tarefas de produção. Também houve impacto significativo na aprendizagem da descrição de locais, características pessoais e objetos e melhoria na sinalização em Libras nas últimas aulas. A interação foi promovida por dinâmica e jogos que decorreram do uso de OA bem como do suporte dado pelo professor e, através desses, os aprendizes demonstraram capacidade de elaborar perguntas e respostas simples sobre temas conhecidos ou de necessidade imediata. Concluímos que quando os OA são combinados com uma abordagem pedagógica adequada e suporte contínuo, mostram-se eficazes no desenvolvimento da competência comunicativa em Libras no nível A1.

Downloads

Biografia do Autor

Lídia da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Curso de Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Psicolinguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição e ensino de língua de sinais (L1 e L2) e desempenho de ouvintes sinalizantes de Libras como L2 - foco na fluência.

Marcelo Porto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC pela Universidade Federal de Santa Catarina (2023). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente no seguinte tema: interpretação em libras. 

Referências

ABADE, Danielle Cristine Fadel. Diversidade em foco: análise de uma unidade temática para aprendizes do nível B1 de Libras. 2023 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Libras) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2023.Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/92242/R_M_DANIELLE_CRISTINE_FADEL_ABADE.pdf?sequence=1. Acesso em: 16 jan. 2025.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 28, 23 dez. 2005.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora d UFRGS, 2009.

LEBEDEFF, Tatiana Bolivar; SANTOS, Angela Nediane dos. Objetos de aprendizagem para o ensino de línguas: vídeos de curta-metragem e o ensino de Libras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, p. 1073-1094, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/CDQbLPMwPckJ8ck5frZN5nJ/. Acesso em: 16 jan. 2025.

OLIVEIRA, Raissa Adorno; NADIN, Odair Luiz. Análise de objetos de aprendizagem nos repositórios ProfeDeEle e DELE Ahora para o ensino/aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira. Revista EntreLinguas, v. 10, n. esp.1, p. e024008-e024008, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19042. Acesso em: 16 jan. 2025.

PORTELA, Keyla Christina Almeida. Abordagem comunicativa na aquisição de língua estrangeira. Revista Expectativa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 51-68, 2007. DOI: 10.48075/revex.v5i1.84. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/84. Acesso em: 16 jan. 2025.

RONCARELLI, Dóris. ÁGORA: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem. 2012. 288 f. 2012. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento), Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC, Florianópolis–SC. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100912. Acesso em 16 jan 2025.

SOUSA, Aline Nunes; LOHN, Juliana Tasca; QUADROS, Ronice Müller de; DIAS Larissa; NEVES Nicolly; GUSMÃO Gustavo. Quadro de referência da Libras como L2. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 5488-5504, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/77339. Acesso em: 16 jan. 2025.

SOUZA, Eduardo César Pereira; ARAÚJO, Alexandra Maria de Castro Santos; GOLÇALVES, Marlene. O uso de objetos digitais de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em cursos de secretariado do norte brasileiro. Humanidades e Tecnologia (FINOM), Unaí, v. 40, n. 1, p. 32-50, 2013. Disponível em: https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/3653. Acesso em: 16 jan. 2025.

UEHARA, Flavia Maria. Uso de objetos de aprendizagem em duplas: possibilidades e desafios. 2022. 160 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista (Unespe), Araraquara, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/4539e899-d760-4a3d-9015-0388b187a1fc. Acesso em 16 jan. 2025

Downloads

Publicado

2025-03-28

Como Citar

SILVA, L. da; PORTO, M. Impacto do uso de objetos de aprendizagem no desenvolvimento da competência comunicativa em Libras. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 130–150, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i3.13795. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13795. Acesso em: 2 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.