Impacto do uso de objetos de aprendizagem no desenvolvimento da competência comunicativa em Libras
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13795Palavras-chave:
ensino de Libras, objetos de aprendizagem, licenciaturaResumo
A disciplina de Libras é obrigatória nos cursos de licenciatura no Brasil e as questões metodológicas relacionadas à prática pedagógica deste contexto são ainda pouco exploradas. Buscando preencher essa lacuna, este trabalho tem o objetivo de verificar o impacto dos Objetos de Aprendizagem (OA), com ênfase nos materiais disponibilizados pelo Canal OBALIBRAS, no desenvolvimento da competência comunicativa dos licenciandos em Libras. Por meio de uma pesquisa-ação, aplicamos uma intervenção pedagógica utilizando OA e coletamos dados por meio de grelhas de avaliação, vídeos, questionários e relatórios. Os resultados indicam que os OA tiveram impacto na atividade de compreensão, produção e interação no nível A1, tal como preconizado no Quadro de Referência de Sousa et al (2020). Observamos progresso no reconhecimento de palavras e expressões simples, ocorrência de dialógos e bom desempenho em tarefas de produção. Também houve impacto significativo na aprendizagem da descrição de locais, características pessoais e objetos e melhoria na sinalização em Libras nas últimas aulas. A interação foi promovida por dinâmica e jogos que decorreram do uso de OA bem como do suporte dado pelo professor e, através desses, os aprendizes demonstraram capacidade de elaborar perguntas e respostas simples sobre temas conhecidos ou de necessidade imediata. Concluímos que quando os OA são combinados com uma abordagem pedagógica adequada e suporte contínuo, mostram-se eficazes no desenvolvimento da competência comunicativa em Libras no nível A1.
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