NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Apresentação:

A revista divulga trabalhos de pesquisadores doutores, mestres, doutorandos e mestrandos em coautoria com seus orientadores.

Aceitam-se trabalhos inéditos, redigidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, com exceção para citações com mais de 03 linhas, notas de rodapé e legendas, que devem apresentar tamanho menor e uniforme (conforme ABNT - NBR 14724).

Configuração de página: papel tamanho A4 – margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

Extensão dos textos:

Os artigos devem ter o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas;

As resenhas, mínimo de 01 e máximo de 03 páginas.

Os textos de divulgação de teses: resumo com 10 linhas; texto do autor com 03 a 05 páginas; comen­tário de membro da banca com 01 a 02 páginas.

Título:

Centralizado, em maiúsculas e em negrito (sem grifos), corpo 14, no alto da primeira página. O título deve ser expresso em duas línguas: português e inglês.

Nomes dos autores:

À direita da página (sem negrito ou grifo), duas linhas abaixo do título com maiúsculas apenas para as iniciais.

Resumo e palavras-chave:

Situar o texto-resumo dois espaços simples abaixo do subtítulo Resumo (em maiúsculas e em negrito), redigindo-o em um único parágrafo, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, com o mínimo de 100 e o máximo de 250 palavras (conforme ABNT - NBR 6028), na mesma fonte do artigo.

As palavras-chave, de 03 três a 05, devem ser precedidas do subtítulo Palavras-chave e de dois-pontos, grafadas com as iniciais maiúsculas e separadas por ponto e vírgula.

Abstract e keywords:

Seguir as mesmas normas usadas para o resumo e as palavras-chave.

Estrutura do texto:

O texto deve iniciar dois espaços simples depois das keywords, com espaçamento de 1,5, parágrafos justificados e adentramento de 1,25 cm na primeira linha.

Subtítulos das seções: em negrito, alinhados à esquerda, sem adentramento, numerados por algaris­mos arábicos, com a letra inicial da primeira palavra em maiúscula, corpo 12. Excluem-se da nume­ração a introdução, a conclusão e as referências.

Citações:

Citações diretas com até 03 linhas: transcritas entre aspas duplas, inseridas em um parágrafo comum no corpo do texto, conservando o mesmo tipo e tamanho da fonte.

Exemplos:

1. Esse modelo, como nota Marcondes (2003, p. 29), “tornou-se o ponto de partida...”.

2. Conforme afirmam as autoras, “Numerosos linguistas já observaram que as unidades lexi­cais estabilizam convencionalmente os significados das palavras numa comunidade linguística” (MONDADA; DUBOIS 2003, p. 43).

Citações acima de 03 linhas: sem aspas, destacadas por um recuo de 4cm à esquerda, com a mesma fonte, mudando o tamanho para 10.

Exemplo:

Citações em língua estrangeira: em itálico e traduzidas em nota de rodapé.

Tabelas, ilustrações e outros elementos visuais:

Numerados com algarismos arábicos, com identificação na parte superior (conforme ABNT – NBR 14724).

Notas:

Em rodapé, corpo 10, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.

Referências:

Ao final do texto, abaixo do subtítulo Referências, alinhadas à esquerda, sem adentramento, em ordem alfabética de sobrenomes (conforme ABNT - NBR 6023).

SUBMISSÕES

Os artigos devem ser enviados ao endereço eletrônico:

linguagememfoco@uece.br

Política Editorial da Revista Linguagem em Foco

A Revista Linguagem em Foco publica trabalhos inéditos abordando questões teóricas e/ou metodológicas sobre a linguagem, tecnologia e ensino; multilinguagem, cognição e interação; estudos críticos da linguagem. Além de artigos de pesquisa, a revista publica, ensaios, entrevistas e resenhas de livros recém publicados. A revista também abre espaço para resumos estendidos de teses e dissertações recentes.

Aceita-se artigos escritos em línguas portuguesa, inglesa, espanhola e francesa.

Aceita-se para publicação somente artigos originais inéditos, que não estejam sendo avaliados por outro periódico ou que já tenham sido publicados ou submetidos a Anais de congressos.

São aceitos trabalhos em que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor. Mestrandos, mestres e doutorandos podem submeter artigos com a condição de que sejam coautores com pesquisadores doutores. Aceita-se doutores e doutorandos na autoria de resenhas.

A revista aceita no máximo três/quatro autores por artigo e não recebe dois artigos submetidos pelo mesmo autor e coautor na avaliação de um volume.

Os trabalhos submetidos serão analisados previamente pela Comissão Editorial da revista para avaliar se o trabalho se enquadra na política editorial da revista. Se o trabalho atende aos requisitos, ele será enviado para avaliação anonimamente por membros do Conselho Editorial (peer review) e, quando necessário, por pareceristas ad hoc.

A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores.

Os trabalhos deverão ser enviados unicamente por e-mail para o endereço: linguagememfoco@uece.br. A revista publica dois números por ano. O número 01 atemático e o 2 temático, correspondentes ao primeiro e segundo semestres de cada ano. A submissão dos artigos deverá ser realizada, impreterivelmente, até o prazo estipulado e divulgado pela revista, por meio de chamadas públicas.

Artigos, resenhas e entrevistas deverão seguir as normas para publicação.

Trabalhos de pesquisa empírica que trazem novas contribuições para o campo da Linguística Aplicada serão prioritários para publicação.

Ficam concedidos à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados.

Toda pesquisa envolvendo seres humanos devem ter aprovação prévia de Comitê de ética. O número do protocolo no Comitê de Ética deve ser mencionado no trabalho.

Gêneros aceitos pela Revista Linguagem em Foco

A- Artigo de pesquisa – texto que contém um relato de uma pesquisa com no mínimo 10 e máximo 20 páginas com os elementos pós-textuais.

B- Resenhas -  Texto que apresenta uma apreciação crítica de livros recém publicados (com até dois anos de publicação) ou teses e dissertações defendidas na área de Letras e Linguística Aplicada (defendidas até dois anos da data da elaboração da resenha). Mínimo de 2 e máximo de 3 páginas.

C- Entrevistas inéditas relacionadas com o tema do número específico, máximo 10 laudas negociadas diretamente com os editores da revista.

D – Ensaios – texto que contém uma discussão de um problema teórico relevante à área de Linguística Aplicada e deve ter no mínimo 05 páginas e no máximo 10 páginas.