Ações de letramentos acadêmico-científicos
um estudo exploratório realizado na Universidade Estadual do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.10456Palavras-chave:
letramentos acadêmico-científicos, graduação, mapeamento na UnesparResumo
Este manuscrito apresenta e discute o recorte de uma pesquisa que teve por objetivo geral identificar as ações que os cursos de graduação, dos sete campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), têm realizado (ou não) para facilitar o desenvolvimento dos graduandos na compreensão e produção dos gêneros textuais recorrentes no domínio acadêmico-científico, em português, inglês e espanhol. Com base nos modelos de letramento propostos por Lea e Street (2014), este estudo exploratório, inserido no paradigma teórico crítico, primeiramente, analisa dados gerados por meio de um questionário – com questões fechadas e abertas sobre práticas de letramento realizadas por meio de disciplinas – respondido por quarenta e nove estudantes de graduação, de vinte e cinco cursos diferentes, nos anos 2019 e 2020. Como segundo movimento investigativo-exploratório, relaciona-se as respostas dos estudantes, em relação às disciplinas, às ementas presentes no projeto pedagógico de seus referidos cursos. Os resultados revelam que: 1) há abordagens de letramentos acadêmico-científicos em língua portuguesa em alguns cursos, a maioria centrada no modelo Socialização Acadêmica; 2) disciplinas citadas como destinadas ao desenvolvimento de práticas de letramentos acadêmico-científicos estão, muitas vezes, relacionadas aos letramentos acadêmico-profissionais; 3) há uma grande lacuna quando se trata de letramentos em inglês e espanhol, estes parecem estar restritos aos cursos cujo estudo desses idiomas é prioritário. Essa pesquisa está vinculada ao Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-científicos (LILA) que, diante de tais resultados de mapeamento, tem proposto e realizando ações no sentido de contribuir para atender as demandas identificadas.
Downloads
Referências
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2 ed. São Paulo: EDUC, 2012.
BRONCKART, J. P. Os gêneros de texto e os tipos de discurso como formato das interações propiciadoras de desenvolvimento. In: MACHADO, A. R.; MATENCIO, M. L. M. (org.). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006, p.121-160.
CARLINO, P. Escribir, leer y aprender en la universidad: uma introducción a alfalbetización académica. 8.ed. Buenos Aires: Fonde de Cultura Económica, 2019.
CORREIA, I. A. C. N; MARQUES DE JESUS, M. G; CRISTOVÃO, V. L. L; FERRARINI-BIGARELI, M. A. Representações de gestores/as da UEL e do IFPR: uma análise sobre o laboratório integrado de letramentos acadêmico-científicos. Revista X, Curitiba, v. 17, n. 3, p. 831-862, 2022.
CRISTOVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. Gêneros textuais: contribuições do Interacionismo Sócio-discursivo. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (org.). Gêneros textuais: reflexão e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. p. 37-55.
FERREIRA, M. M.; LOUSADA, E. G.. Ações do Laboratório de Letramento Acadêmico da Universidade de São Paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 69, n. 3, p. 125-138, 2016.
LEA, M. R.; STREET. B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução de Komesu e Fischer. Filologia e linguística portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (org.). Gêneros textuais e ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lacerna, 2003, p.19-36.
NAVARRO, F. Más allá de la alfabetización académica: las funciones de la escritura en educación superior. Revista Electrónica Leer, Escribir y Descubrir, Flórida, v. 1, n. 9, p. 4, nov. 2021.
SANCHES, B. S.; CRISTOVÃO, V. L. L Letramentos Acadêmicos no Ensino Superior Público Paranaense: oportunidades e lacunas. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 53, n. 1, p. 236-252, 2022.
THOMAZINI, G. S. A.; CRISTOVAO, V. L. L. Letramento acadêmico no Curso de Letras Inglês: práticas de leitura e escrita no ensino superior e implicações para a formação profissional. In: PEREIRA, R. C. M. (org.). Escrita na universidade: panoramas e desafios na América. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. p.84-112.
UNESPAR. Curso Administração: Projeto Pedagógico de Curso. Apucarana, 2010.
UNESPAR. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Inglês e Respectivas Literaturas. Paranaguá, 2010.
UNESPAR. Curso Secretariado Executivo: Projeto Pedagógico do curso. Apucarana, 2010.
UNESPAR. Curso Turismo e Negócios: Projeto Pedagógico do curso. Apucarana, 2010.
UNESPAR. Curso de Letras / Língua Inglesa e Respectivas Literaturas: Projeto Pedagógico de Curso. Apucarana, 2011.
UNESPAR. Projeto Pedagógico do curso Letras Espanhol. Apucarana, 2011.
UNESPAR. Projeto Pedagógico do curso Letras Português. Apucarana, 2011.
UNESPAR. Projeto Pedagógico de curso: Pedagogia. Apucarana, 2011.
UNESPAR. Projeto Pedagógico do Curso: Curso de Geografia. União da Vitória, 2011.
UNESPAR. Projeto Pedagógico do Curso de graduação em Letras:Português e Espanhol. União da Vitória, 2012.
UNESPAR. Projeto pedagógico do curso Letras Português/Inglês e sua respectivas litaratuass. Campo Mourão, 2012.
UNESPAR. Projeto pedagógico do curso Licenciatura em Teatro. Curitiba, 2014.
UNESPAR. Projeto pedagógico do curso de Matemática. União da Vitória, 2014.
VIGNOLI, J. C. S.; FERRARINI-BIGARELI, M. A.; CRISTOVÃO, V. L. L. Letramentos acadêmicos: repertórios de percepções de gestores de universidades públicas paranaenses e experiências prático-investigativas. DELTA, São Paulo, v. 37, n.3, p.1-33, 2021.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amábile Piacentine Drogui, Vera Lucia Lopes Cristovão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).