Ações de letramentos acadêmico-científicos

um estudo exploratório realizado na Universidade Estadual do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.10456

Palavras-chave:

letramentos acadêmico-científicos, graduação, mapeamento na Unespar

Resumo

Este manuscrito apresenta e discute o recorte de uma pesquisa que teve por objetivo geral identificar as ações que os cursos de graduação, dos sete campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), têm realizado (ou não) para facilitar o desenvolvimento dos graduandos na compreensão e produção dos gêneros textuais recorrentes no domínio acadêmico-científico, em português, inglês e espanhol.  Com base nos modelos de letramento propostos por Lea e Street (2014), este estudo exploratório, inserido no paradigma teórico crítico, primeiramente, analisa dados gerados por meio de um questionário – com questões fechadas e abertas sobre práticas de letramento realizadas por meio de disciplinas – respondido por quarenta e nove estudantes de graduação, de vinte e cinco cursos diferentes, nos anos 2019 e 2020. Como segundo movimento investigativo-exploratório, relaciona-se as respostas dos estudantes, em relação às disciplinas, às ementas presentes no projeto pedagógico de seus referidos cursos. Os resultados revelam que: 1) há abordagens de letramentos acadêmico-científicos em língua portuguesa em alguns cursos,  a maioria centrada no modelo Socialização Acadêmica; 2) disciplinas citadas como destinadas ao desenvolvimento de práticas de letramentos acadêmico-científicos estão, muitas vezes, relacionadas aos letramentos acadêmico-profissionais; 3) há uma grande lacuna quando se trata de letramentos em inglês e espanhol, estes parecem estar restritos aos cursos cujo estudo desses idiomas é prioritário. Essa pesquisa está vinculada ao Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-científicos (LILA) que, diante de tais resultados de mapeamento, tem proposto e realizando ações no sentido de contribuir para atender as demandas identificadas. 

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Biografia do Autor

Amábile Piacentine Drogui, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Estudos da Linguagem pela UEL (2014), possui graduação em LETRAS - Português e Espanhol pela UEL (2002); Especialização em Língua Portuguesa pela UEL (2004); Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras pela UEL (2011). Atua como docente do curso Letras Espanhol, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) / campus de Apucarana. Desenvolve projetos de extensão e de pesquisa relacionados aos letramentos acadêmicos, à internacionalização, ao ensino de línguas estrangeiras e às novas tecnologias de informação e comunicação.

Vera Lucia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora sênior da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012) e em Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (2022). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa CAPES/FULBRIGHT (out-dez/2012), em nível de pós-doutorado, e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É vice-presidente da Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita no Ensino Superior e em Contextos Profissionais (ALES) e coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná.

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

DROGUI, A. P.; CRISTOVÃO, V. L. L. Ações de letramentos acadêmico-científicos: um estudo exploratório realizado na Universidade Estadual do Paraná. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 12–34, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i3.10456. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10456. Acesso em: 2 abr. 2025.

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