v. 16 n. 3 (2024): Número Atemático

					Visualizar v. 16 n. 3 (2024): Número Atemático

A pluralidade de questões e temas na produção de conhecimento na Linguística Aplicada contemporânea como um campo de investigação tem sido produtiva, especialmente as que se relacionam às questões sobre a linguagem na vida real. É com bastante satisfação que a Revista Linguagem em Foco divulga essa pluralidade de temas nos artigos que compõem o número 3, do volume 16, fluxo contínuo. Com a colaboração de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação, reunimos dezenove artigos e uma resenha. As principais temáticas que são problematizadas nos artigos versam desde ensino-aprendizagem de línguas; reflexões sobre aplicações de teorias e questões metodológicas nos contextos de ensino-aprendizagem; estudos sobre os letramentos acadêmico e o crítico; estudos sobre produção textual colaborativa e produção criativa na educação básica; tradução; estudos sobre a interlíngua e sobre aspectos gramaticais à luz de uma teoria linguística. Essa diversidade ainda inclui artigos que discutem as mudanças na maneira de olhar o mundo e que questionam posições hegemônicas sociodiscursivas, os avanços das tecnologias e redes sociais que fazem parte de nossa rotina. Passamos a descrever os dezenove artigos científicos e a resenha de uma obra que compõem este número.

Publicado: 2025-03-28
  • Editorial v. 16, n. 3, 2024.

    Equipe Editorial Linguagem em Foco; Antonia Dilamar Araújo , Débora Liberato Arruda
    4-11
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.15117

Artigos

  • Ações de letramentos acadêmico-científicos um estudo exploratório realizado na Universidade Estadual do Paraná

    Amábile Piacentine Drogui, Vera Lucia Lopes Cristovão
    12-34
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.10456
  • Letramento Multimodal Crítico a partir de símbolos de africanidades uma proposta pedagógica apoiada na análise da obra Amoras, do rapper Emicida

    Michelle Soares Pinheiro, Marcos Alberto Xavier Barros, Antonia Dilamar Araújo
    35-59
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13697
  • Cenografia e ethos discursivo na propaganda fim de ano 2021/ Alice e Fernanda do Itaú Unibanco

    Sirleide de Almeida Lima, Sinval Martins de Sousa Filho
    273-293
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.10827
  • Mudança discursiva análise da expressão "PEC da gastança" em matérias do jornal Folha de São Paulo

    Erivaldo Sales Freitas , Leonildo Lima de Farias
    294-312
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13749
  • An ELF-Aware Teaching Prototype for Pre-Service English Language Teachers

    Joilse Prestes de Pádua Scalassara, Adriana Grade Fiori-Souza
    80-103
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13864
  • Investigating interlanguage in present perfect acquisition through translation

    Vicente Mendes
    258-272
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.12808
  • #Etarismo (feminino) alteridade e outrização na plataforma online Instagram

    Gabriele Valim Vargas, Karina Giacomelli
    355-375
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13686
  • Produção textual colaborativa entre IH e IAG Uma experiência com o Story.com

    Valéria Montenegro, Glicia Azevedo, Luciana Vieira
    151-171
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13919
  • Reinterpretação semântica de verbos preposicionados à luz do princípio funcionalista da iconicidade

    Gabriel Zardo, Tatiana Schwochow Pimpão
    313-331
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13923
  • Recategorização e orientação argumentativa uma análise da introdução referencial em redações nota mil do ENEM

    Amanda Mikaelly Nobre de Souza, Lidiane de Morais Diógenes Bezerra
    195-217
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13530
  • O uso variável do artigo definido diante de antropônimos uma análise variacionista no falar popular fortalezense

    Dayane Bezerra de Souza, Aluiza Alves de Araújo, Leticia Freitas Alves
    332-354
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13655
  • "Black is Beautiful" discurso da representação de bonecas negras com deficiência

    Danielle Barbosa Lins de Almeida, José Maria de Aguiar Sarinho Júnior
    60-79
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13217
  • Linguística de Corpus como abordagem para análise de traduções explorando as versões de A Sociedade do Anel em português brasileiro

    Leonardo Soboleswki Flores, Sabrina Bonqueves Fadanelli
    238-257
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13502
  • Enseñanza de la producción y comprensión oral en español como lengua extranjera en colecciones de libros didácticos para brasileños

    Amanda Ribeiro, Luciene Bassols Brisolara
    104-129
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13885
  • O imaginário em rezas e benzeduras populares poder simbólico na interpretação do sagrado

    Natália de Paula Reis, Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto
    376-398
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13763
  • O ChatGPT e a morte da honestidade criativa na produção textual na sala de aula da Educação Básica um estudo de caso com alunos/as do primeiro ano do EM

    Fernanda Victória Cruz Adegas, Luclecia Silva de Almeida Matias, Patrícia Graciela da Rocha
    172-194
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13561
  • Poder e escrita criativa com a literatura afro uma experiência (trans)formativa

    Welistony Câmara Lima, Ana Patrícia Sá Martins
    218-237
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13958
  • Construção de concernência retomada e especificação na articulação textual

    Marcos Luiz Wiedemer, Maria Eduarda Oliveira da Silva
    399-417
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13684
  • Impacto do uso de objetos de aprendizagem no desenvolvimento da competência comunicativa em Libras

    Lídia da Silva, Marcelo Porto
    130-150
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13795

Resenhas

  • Resenha A crise da narração de Byung-Chul Han, tradução de Daniel Guilhermino.

    Rosekeyla de Araújo Costa
    418-423
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13329