Editorial v. 16, n. 3, 2024.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.15117

Resumo

A pluralidade de questões e temas na produção de conhecimento na Linguística Aplicada contemporânea como um campo de investigação tem sido produtiva, especialmente as que se relacionam às questões sobre a linguagem na vida real. É com bastante satisfação que a Revista Linguagem em Foco divulga essa pluralidade de temas nos artigos que compõem o número 3, do volume 16, fluxo contínuo.  Com a colaboração de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação, reunimos dezenove artigos e uma resenha. As principais temáticas que são problematizadas nos artigos versam desde ensino-aprendizagem de línguas; reflexões sobre aplicações de teorias e questões metodológicas nos contextos de ensino-aprendizagem; estudos sobre os letramentos acadêmico e o crítico; estudos sobre produção textual colaborativa e produção criativa na educação básica; tradução; estudos sobre a interlíngua e sobre aspectos gramaticais à luz de uma teoria linguística. Essa diversidade ainda inclui artigos que discutem as mudanças na maneira de olhar o mundo e que questionam posições hegemônicas sociodiscursivas, os avanços das tecnologias e redes sociais que fazem parte de nossa rotina. Passamos a descrever os dezenove artigos científicos e a resenha de uma obra que compõem este número.

Downloads

Biografia do Autor

Antonia Dilamar Araújo , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Titular de Linguística Aplicada no Curso de Letras-Inglês e Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará desde 2000. Doutora em Letras (área de concentração Língua Inglesa e Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1996. Mestre em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1983 e Graduada em Letras-Inglês pela Universidade federal do Piauí (UFPI) em 1977.

Débora Liberato Arruda, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Editora da Revista Linguagem em Foco. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia (Lent).Participante do GT Linguagem e tecnologia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará com especialização em Ensino de Língua Portuguesa e pós-Graduação em Didática e Metodologia pela Universidad de Valéncia-España.

Downloads

Publicado

2025-03-28

Como Citar

LINGUAGEM EM FOCO, E. E.; ARAÚJO , A. D.; ARRUDA, D. L. Editorial v. 16, n. 3, 2024. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 4–11, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i3.15117. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/15117. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Editorial