Edição Atual

v. 16 n. 4 (2024): Dossiê temático: Linguagens de resistência, práticas sociais e educação.
Capa de uma revista intitulada "Linguagem em Foco", que é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE. No topo, há o logotipo da Universidade Estadual do Ceará. A edição é o volume 16, número 4, de 2024. Abaixo do título, há uma faixa rosa com o texto "Linguagens de Resistência, Práticas Sociais e Educação". A parte inferior da capa possui uma colagem de imagens abstratas e coloridas. No rodapé, está o logotipo da EdUECE.

A Linguística Aplicada (LA) em sua perspectiva indisciplinar (Moita-Lopes, 2006) tem se preocupado em discutir e produzir análises sobre linguagem como prática social, considerando em seu escopo o entendimento da vida social na contemporaneidade. Nessa perspectiva, uma visão transdisciplinar é necessária a fim de fazer emergir saberes, práticas educativas e vivências sociais, que mostrem o papel da linguagem como resistência político-epistemológica às estruturas de opressão.

Como nos diz Pennycook, “as perspectivas críticas na LA estão emergindo no mundo todo com agendas múltiplas” (Pennycook, 2006, p.69). Nesse sentido, muitos arcabouços críticos têm sido operacionalizados na área, construindo abordagens transdisciplinares, dinâmicas e sempre moventes, para compreender a LA como “um modo de pensar e fazer sempre problematizador” (Pennycook, 2006, p.69). Por isso, é central a problematização da vida social pelo viés da linguagem e a consideração das posições dos/das sujeitos/as da pesquisa “como lugares de conflito e de poder” (Moita-Lopes, 2006, p. 102), a partir do diálogo profícuo com outras disciplinas das ciências humanas e sociais, assim como com disciplinas de outras áreas do conhecimento.

Desse modo, este dossiê se propôs a reunir trabalhos que estabelecessem conexões entre linguagens de resistência, práticas sociais e a educação, esta última em relação a processos educativos em diversos campos, para além da educação formal. Para esse proprósito, questões de ética e poder forrm  articuladas em redescrições de sujeitos sociais sempre em construção e situados historicamente.

Publicado: 2025-03-20
  • Linguagens de resistência, Práticas sociais e Processos educativos

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15235
    Claudiana Nogueira de Alencar, Nukácia Meyre Silva Araújo, Sandra Maria Gadelha de Carvalho
    4-11

Artigos

  • Movimento Negro Educador, saberes emancipatórios e a construção de um projeto democrático

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15207
    Nilma Lino Gomes
    12-33
  • Práxis educativa e gramática de resistência no Programa Viva a Palavra

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15218
    Claudiana Nogueira de Alencar
    34-54
  • Agência crítica em Linguística Aplicada negociações a partir de sobrevivências e reexistências no contexto brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15201
    Junot de Oliveira Maia
    55-76
  • Linguística Aplicada, epistemologias decoloniais e pedagogia freiriana articulando linguagem, educação e resistência

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.14660
    Carlos Eduardo F. da Cruz
    77-93
  • Vaincre ensemble les difficultés du métier enseignant retour sur une expérience collective d’intervention-recherche au Brésil

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15219
    Laurence Espinassy, Rozania Maria Alves de Moraes
    94-114
  • Teacher Education in Ghana the past, present and the future

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15209
    Patrick Swanzy , Sandra Maria Gadelha de Carvalho, José Ernandi Mendes Mendes
    115-129
  • Educação intercultural o ensino do PLAc (Português como língua de acolhimento) para imigrantes como forma de resistência

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15200
    Gibson Zucca da Silva, Inny Accioly , Josefina Lopes Simões
    130-147
  • Práticas de escrita acadêmica e letramentos de resistência

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15206
    Djane Antonucci Correa
    148-162
  • Dicionários e colonialidades racismo, linguagem e resistência a partir de marcas de uso em língua espanhola

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15215
    João Paulo Santos Andrade, Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Roana Rodrigues
    163-187
  • Etnolinguística e cultura vaqueira reflexões sobre o fazer indisciplinar em Linguística Aplicada

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15197
    Ticiane Rodrigues Nunes
    188-204

Ensaios

  • Linguagem e práticas sociais compreensões-chave sobre a noção de português como língua de acolhimento (PLAc)

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15193
    Nukácia Meyre Silva Araújo, Leonardo Tonus
    205-237

Entrevistas

  • Entrevista com Maria Nazaré Mota de Lima

    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15202
    Ana Lucia Silva Souza, Kassandra da Silva Muniz
    238-250

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