Notícias

CHAMADA DE TRABALHOS – v. 13, n. 4, 2021 (setembro a dezembro de 2021)

2021-08-01

DOSSIÊ TEMÁTICO: Acesso lexical, desenvolvimento do léxico e aquisição de vocabulário

ORGANIZADORAS: Dra. Pâmela Freitas Pereira Toassi (UFC)

                                    Dra. Ana Beatriz Areas da Luz Fontes (UFRGS)

O acesso lexical é uma etapa do processamento linguístico na qual a palavra é relacionada ao seu significado de forma a possibilitar o uso deste item lexical em um processo posterior, seja de produção ou de compreensão da linguagem. Falhas nessa etapa do processamento são refletidas em exemplos do nosso cotidiano na produção da linguagem, por exemplo, quando queremos expressar algum conceito, mas não nos lembramos de uma palavra que o represente. Na compreensão da linguagem, as falhas ocorrem quando deparamos com uma palavra que não conseguimos remeter a um significado.

Saiba mais sobre CHAMADA DE TRABALHOS – v. 13, n. 4, 2021 (setembro a dezembro de 2021)

Edição Atual

v. 13 n. 3 (2021): Número atemático
Capa em fundo preto do número atemático volume 13 número 3 do ano 2021. A capa possui a loga da Universidade Estadual do Ceará no topo esquerdo, e as informações bibliográficas sobre o número a direita. Abaixo a logo Linguagem em Foco nas cores branco e verde. A arte da capa é uma colagem grafite ilustrando um vendedor ambulante carregando uma bacia em sua cabeça. Ao fundo do vendedor ambulante há uma mancha verde com o simbolo de radioatividade.

É com bastante entusiasmo que divulgamos o primeiro número atemático de 2021 para a comunidade acadêmica e escolar. Os artigos deste volume versam sobre formação de professores, ensino remoto emergencial, manuais didáticos, sala de aula invertida, multiletramentos, letramento crítico e midiático, ensino de Línguas Estrangeiras, competência comunicativa, tradução e autoria. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a colaboração dos autores e autoras, bem como dos colegas que atuaram como pareceristas na avaliação do material compartilhado e nos ajudaram na realização deste número. Desejamos a todos e todas uma boa leitura.

Arte da capa: Vendedor ambulante - Grafite colagem (2017) por Luiz Fernando Gomes

Publicado: 2021-10-13

Artigos

Entrevistas

Ver Todas as Edições