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CHAMADA DE TRABALHOS – v. 13, n. 4, 2021 (setembro a dezembro de 2021)

2021-08-01

DOSSIÊ TEMÁTICO: Acesso lexical, desenvolvimento do léxico e aquisição de vocabulário

ORGANIZADORAS: Dra. Pâmela Freitas Pereira Toassi (UFC)

                                    Dra. Ana Beatriz Areas da Luz Fontes (UFRGS)

O acesso lexical é uma etapa do processamento linguístico na qual a palavra é relacionada ao seu significado de forma a possibilitar o uso deste item lexical em um processo posterior, seja de produção ou de compreensão da linguagem. Falhas nessa etapa do processamento são refletidas em exemplos do nosso cotidiano na produção da linguagem, por exemplo, quando queremos expressar algum conceito, mas não nos lembramos de uma palavra que o represente. Na compreensão da linguagem, as falhas ocorrem quando deparamos com uma palavra que não conseguimos remeter a um significado.

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Edição Atual

v. 13 n. 2 (2021): Homenagem aos 25 anos da publicação do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos
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Em 1996, dez pesquisadores do Grupo Nova Londres (GNL) se propuseram a escrever um Manifesto intitulado “A pedagogy of multiliteracies: designing social futures”, originalmente publicado pela Harvard Educational Review. Esse artigo, ainda que tenha muito impacto em documentos norteadores da educação brasileira, nunca tinha sido traduzido para o Português do Brasil. Em 2021, vinte e cinco anos depois, nós da revista Linguagem em Foco (UECE), juntamente com as pesquisadoras do grupo de pesquisa “Multiletramentos, Hipermídia e Ensino” (GpMulti/Unicamp), entregamos a toda a comunidade acadêmica e escolar a tradução do Manifesto “Uma Pedagogia dos Multiletramentos: projetando futuros sociais”. Para comemorar essa conquista, produzimos um número especial que celebra a comunhão de vozes de pesquisadores e professores brasileiros que dialogaram com pesquisadores e professores de outros países por meio do Manifesto. Convidamos para isso nove professores de diferentes Instituições Educacionais brasileiras, que trabalham com Multiletramentos, para desenvolverem ensaios reflexivos sobre as ideias presentes no Manifesto. A missão de cada um deles era (re)ler o texto do GNL a partir de questões emergentes da educação no Brasil. Assim, é com imensa alegria que publicamos este número especial em homenagem aos 25 anos do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos, composto pelos nove ensaios reflexivos e pela tradução do artigo original do Grupo Nova Londres. Boa Leitura!  

Arte da capa: Barcos ancorados - Desenho digital (2019) por Luiz Fernando Gomes

Publicado: 2021-06-25
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