Chamada para submissão de trabalhos - DOSSIÊ TEMÁTICO: Inteligência Artificial, racismo algorítmico e outras exclusões
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A Linguística Aplicada (LA) em sua perspectiva indisciplinar (Moita-Lopes, 2006) tem se preocupado em discutir e produzir análises sobre linguagem como prática social, considerando em seu escopo o entendimento da vida social na contemporaneidade. Nessa perspectiva, uma visão transdisciplinar é necessária a fim de fazer emergir saberes, práticas educativas e vivências sociais, que mostrem o papel da linguagem como resistência político-epistemológica às estruturas de opressão.
Como nos diz Pennycook, “as perspectivas críticas na LA estão emergindo no mundo todo com agendas múltiplas” (Pennycook, 2006, p.69). Nesse sentido, muitos arcabouços críticos têm sido operacionalizados na área, construindo abordagens transdisciplinares, dinâmicas e sempre moventes, para compreender a LA como “um modo de pensar e fazer sempre problematizador” (Pennycook, 2006, p.69). Por isso, é central a problematização da vida social pelo viés da linguagem e a consideração das posições dos/das sujeitos/as da pesquisa “como lugares de conflito e de poder” (Moita-Lopes, 2006, p. 102), a partir do diálogo profícuo com outras disciplinas das ciências humanas e sociais, assim como com disciplinas de outras áreas do conhecimento.
Desse modo, este dossiê se propôs a reunir trabalhos que estabelecessem conexões entre linguagens de resistência, práticas sociais e a educação, esta última em relação a processos educativos em diversos campos, para além da educação formal. Para esse proprósito, questões de ética e poder forrm articuladas em redescrições de sujeitos sociais sempre em construção e situados historicamente.