Notícias

CHAMADA REVISTA LINGUAGEM EM FOCO - Vol. 13, N. 1, 2021

2020-12-15

Conscientes do papel da educação e do professor na transformação das sociedades e também das dificuldades que esse trabalho (e mesmo missão!) demanda do professor, os estudiosos e pesquisadores da formação de professores têm cada vez mais ressaltado a importância de uma formação que supere a perspectiva da transmissão de conhecimentos e que proporcione aos (futuros) professores práticas e experiências formativas dialógicas que lhes permitam relacionar efetivamente teoria e prática, a partir da análise de situações concretas de trabalho/ensino-aprendizagem, e construir diferentes competências e saberes (teóricos, práticos, profissionais, reflexivos etc.) para assumir o protagonismo de sua ação docente sem reproduzir modelos e concepções de ensino-aprendizagem estanques, opressores e silenciadores, mas, também, dando voz aos estudantes/aprendentes enquanto atores do processo de aprendizagem.   

Saiba mais sobre CHAMADA REVISTA LINGUAGEM EM FOCO - Vol. 13, N. 1, 2021

Edição Atual

v. 12 n. 3 (2020): Numero atemático

Era abril de 2020 quando escrevemos o editorial do número 1 do volume 12. Tratava-se do primeiro número atemático desse volume da revista Linguagem em Foco. Naquele abril, início da pandemia, não tínhamos a dimensão do que ainda estaria por vir. Aos poucos, víamos que o isolamento tardaria a acabar e que não seria tão fácil assim voltarmos à normalidade dos dias. Precisávamos urgentemente de remédios eficazes contra o vírus, mas precisávamos sobretudo de vacina. O ano de 2020 foi um ano da espera. Uma longa espera. Mas enquanto esperávamos a vacina, os pesquisadores de LA não pararam. Continuaram suas pesquisas e a escrever sobre os resultados em artigos de qualidade que são publicados nesse número atemático.

Arte da Capa: Reflexos do futuro - Fotografia (2019) por Luiz Fernando Gomes

Publicado: 2021-01-22

Artigos

Ver Todas as Edições