Sobre a Revista

Foco e escopo

Linguagem em Foco: Criada em 2009 pelos professores do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE, a revista divulga pesquisas acadêmicas e trabalhos teóricos produzidos no escopo de interesse do campo da Linguística Aplicada. Em formato eletrônico, reúne artigos originais e inéditos, ensaios, resenhas, entrevistas com pesquisadores e docentes de destaque nacional e internacional, além de resumos expandidos de teses e dissertações recentemente defendidas (que não tenham sido submetidos a outros periódicos ou publicados em Anais de congressos).

Os artigos e resenhas, produzidos por pesquisadores e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa nacionais e internacionais, podem ser enviados em língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, devendo ser inéditos e seguir as normas de publicação presentes no link https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/about/submissions

Processo de Avaliação pelos pares cega

Os trabalhos submetidos devem estar de acordo com as normas. Eles serão analisados previamente pela Comissão Editorial que os avaliará quanto à adequação do manuscrito ao escopo da revista. A comissão avaliará se o manuscrito tem o grau de originalidade, ineditismo e profundidade teórico-metodológica esperado para uma publicação acadêmico-científica.

Se o trabalho atender aos requisitos, ele será enviado anonimamente para avaliação feita por pareceristas/avaliadores externos à equipe editorial. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso.

Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores.

Dados, conceitos e opiniões emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas são de inteira responsabilidade dos autores.

Sistema de Arbitragem

A Revista Linguagem em Foco incentiva colaboradores/as de todas as Instituições de Ensino a submeterem seus trabalhos de pesquisa inéditos, os quais serão avaliados preliminarmente pela equipe de editoria responsável pelo periódico. Se os trabalhos forem aceitos nesta primeira fase, eles serão avaliados anonimamente por dois avaliadores especialistas e, em caso de discordância, por um terceiro parecerista ad hoc. A Editoria reserva-se o direito de sugerir aos/às autores/as modificações formais nos artigos aceitos, bem como publicá-los no número que considerarem mais conveniente.

Os artigos seguirão o fluxo padrão de submissão ao serem aceitos por dois avaliadores. Caso ocorra empate na avaliação, isto é, quando apenas um dos pareceres é favorável à publicação, a Equipe Editorial solicitará um novo parecer a um terceiro avaliador especialista no tema e idioma do manuscrito para decidir sobre sua publicação.

O sistema de arbitragem da revista Linguagem em Foco, assim como no processo de avaliação, é realizado pelos pares às cegas.

A seleção dos membros que atuam na arbitragem dos textos é considerada por nível de especialidade no tema e idioma do manuscrito submetido.

Política de Acesso Livre
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo. Acreditamos que disponibilizar gratuitamente o acesso a textos científicos proporciona maior socialização e democratização do conhecimento. A revista também não cobra taxa dos autores referente à submissão e publicação dos artigos, nem dos leitores que queiram acessar ou pesquisar o conteúdo do periódico.

Política de Arquivamento Digital
Todos os manuscritos publicados em nossa plataforma são armazenados digitalmente utilizando LOCKSS e CLOCKSS.

Ética em Pesquisa (Antiplágio e Respeito a Seres Humanos)

A Revista Linguagem em Foco somente publica trabalhos inéditos, ou seja, artigos, resenhas e resumos que não tenham sido publicados em outros meios, e que respeitem às leis vigentes de pesquisas com seres humanos e contra o plágio. Sobre pesquisas com seres humanos, os autores deverão obrigatoriamente mencionar o Número do Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP), ou anexar como Documento Suplementar o arquivo do Parecer de Aprovação.

Com relação ao ineditismo e ao plágio, todos os manuscritos submetidos à Revista Linguagem em Foco serão verificados pelo programa Plagius.com antes de serem enviados aos avaliadores, os quais também podem identificar plágios não identificados automaticamente. Além disso, antes da publicação, é feita uma nova verificação especialmente para conferir se o artigo não foi publicado em outra revista. Caso seja confirmado plágio, o artigo será devolvido aos autores. 

Sobre este sistema de publicação
A revista usa o Open Journal Systems (OJS 3.1.1.4.), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License. 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation: B2