O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas, quando possível, e prontas para serem acessadas.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, no menu "Sobre a Revista".
  • O cadastro dos autores foi realizado com o registro ORCID. O Identificador ORCID deve ser obtido gratuitamente no endereço: http://orcid.org/register.
  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores

A revista Linguagem em Foco, periódico do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará, publica, em edições on-line, trabalhos inéditos de pesquisadores com titulação mínima de mestre, e de doutorandos e mestrandos em coautoria com professores e pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais.

A revista publica trabalhos inéditos que trabalhem questões teóricas e/ou metodológicas sobre a linguagem, tecnologia e ensino; multilinguagem, cognição e interação; estudos críticos da linguagem. Além de artigos de pesquisa, a revista publica ensaios, entrevistas e resenhas de livros recém-publicados. A revista também abre espaço para divulgação de teses e dissertações recentes em forma de resumos estendidos.

 

Normas para publicação

  1. Informações Gerais

O número máximo de coautores para os artigos não deve ser maior que 3 (três).

Os números regulares são organizados com base no sistema de fluxo contínuo.

Os números especiais, quando editados, são organizados em chamadas específicas de acordo com a conveniência do(s) organizador(es).

Os trabalhos devem ser originais e inéditos e não podem ser avaliados simultaneamente para publicação em outra revista.

Os trabalhos podem ser redigidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Para artigos escritos em português, TÍTULO, RESUMO e PALAVRAS-CHAVE precedem o texto e TITLE, ABSTRACT e KEYWORDS sucedem o texto.

Para artigos escritos em outros idiomas, TÍTULO, RESUMO e PALAVRAS-CHAVE que precedem o texto devem ser escritos no idioma do artigo; os que sucedem o texto devem ser em português, no caso de artigos em inglês; e em inglês, no caso de artigos em francês, espanhol ou italiano.

Os autores devem colocar, no nome, notas de rodapé modelo asterisco, nome por extenso da instituição a que o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s) e sigla, unidade, faculdade ou instituto; vínculo departamental; e-mail.

O envio do manuscrito deve se dar em três arquivos distintos: duas versões do trabalho, uma contendo o nome e a filiação do(s) autor(es) e outra em que estejam apagadas todas as menções ao(s) autor(es), inclusive nas citações e nas referências; e a Declaração de Direito Autoral (modelo no Menu "Sobre" > "Política de Privacidade").

  1. Preparação dos originais

A formatação do texto deve obedecer aos seguintes parâmetros: Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12pt, espaçamento 1,5 no corpo do texto, com exceção para citações com mais de 4 linhas, notas de rodapé e legendas, que devem apresentar tamanho 10pt e uniforme (conforme ABNT - NBR 14724).

Configuração de página: papel tamanho A4 – margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

O texto deve atender às regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que passou a ser obrigatório no Brasil a partir de janeiro de 2016.

Devem ser submetidas duas versões do trabalho: uma contendo o nome e a filiação do(s) autor(es) e outra em que estejam apagadas todas as menções ao(s) autor(es), inclusive nas citações e nas referências.

  1. Extensão dos textos

Os artigos devem ter o mínimo de 15 e o máximo de 20 páginas

As resenhas de obras devem ter o mínimo de 4 e máximo de 8 páginas.

A resenha deve conter, no início, a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave. O(s) nome(s) do(s) autor(es) da resenha, em corpo 12, deve(m) vir na terceira linha abaixo da referência da obra resenhada, precedido(s) pela expressão “Resenhado por [nome(s) do(s) autor(es)]”. Deve(m) ser seguido(s) de asterisco(s) que remeta(m) a uma nota de rodapé contendo as seguintes informações: nome por extenso da instituição a que o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s) e sigla, unidade, faculdade ou instituto, campus, cidade, estado, país; vínculo departamental; e-mail. O texto da resenha deve vir na terceira linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) em Times New Roman, corpo 12pt e espaço 1,5.

Os textos de divulgação de teses devem ter um resumo com 10 linhas; texto do autor com 3 a 5 páginas; comentário de membro da banca com 1 a 2 páginas.

Também serão aceitas entrevistas com pesquisadores cujas pesquisas venham ao encontro do interesse da revista.

  1. Estrutura do Artigo

Para elaboração do artigo, o(s) autor(es) deve(m) obedecer à seguinte sequência textual:

  1. Título:

Centralizado no alto da página em maiúsculas e em negrito (sem grifos), corpo 14pt, em espaçamento simples.

  1. Nomes dos autores:

À direita da página (sem negrito ou grifo), duas linhas abaixo do título com maiúsculas apenas para as iniciais, com asterisco remetendo à nota de rodapé para apresentação das seguintes informações, na ordem:  nome por extenso da instituição a que o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s) e sigla, unidade, faculdade ou instituto; vínculo departamental; e-mail.

  1. Resumo:

O texto-resumo deve ser situado dois espaços simples abaixo do subtítulo Resumo (em maiúsculas e em negrito), redigindo-o em um único parágrafo, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, com o mínimo de 100 e o máximo de 250 palavras (conforme ABNT - NBR 6028/2018), na mesma fonte do artigo.

  1. Palavras-chave:

Inserir de 3 três a 5 palavras-chave. Elas devem ser precedidas do subtítulo Palavras-chave e de dois-pontos, grafadas com as iniciais maiúsculas e separadas por ponto e vírgula. Para maior facilidade de localização do trabalho em consultas bibliográficas, as palavras-chave devem corresponder a conceitos mais gerais da área do trabalho

  1. Abstract e keywords:

Seguir as mesmas normas usadas para o resumo e as palavras-chave.

  1. Estrutura do texto:

O texto deve iniciar dois espaços simples depois das keywords, com espaçamento de 1,5, parágrafos justificados e adentramento de 1,25 cm na primeira linha.

Subtítulos das seções: em negrito, alinhados à esquerda, sem adentramento, numerados por algarismos arábicos, com a letra inicial da primeira palavra em maiúscula, corpo 12. Excluem-se da numeração a introdução, as considerações finais e as referências.

  1. Citações:

Citações diretas com até 3 linhas: transcritas entre aspas duplas, inseridas em um parágrafo comum no corpo do texto, conservando o mesmo tipo e tamanho da fonte.

Exemplos:

  1. Nas palavras de Koch (2004, p. 32-33), “na concepção interacional (dialógica) da língua, na qual os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais...”
  2. Conforme afirmam as autoras, “numerosos linguistas já observaram que as unidades lexicais estabilizam convencionalmente os significados das palavras numa comunidade linguística” (MONDADA; DUBOIS, 2003, p. 43).

Citações acima de 4 linhas: sem aspas, destacadas por um recuo de 4cm à esquerda, com a mesma fonte, mudando o tamanho para 10.

Exemplo:

Constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte. Toda palavra serve de expressão a um em relação ao outro. Através da palavra, defino-me em relação ao outro, isto é, em última análise, em relação à coletividade. A palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros. Se ela se apoia em mim numa extremidade, na outra apoia-se sobre o meu interlocutor. A palavra é o território comum do locutor e do interlocutor. (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009, p. 117).

Citações em língua estrangeira: em itálico e traduzidas em nota de rodapé.

As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (ROJO, 2015a; 2015b). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos podem ser indicados, separados por ponto e vírgula (CAVALCANTE; CUSTÓDIO FILHO; BRITO, 2014), e quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de “et al.” (COPE et al., 1996). Não usar idem, ibid., ou ibidem, op. cit.

  1. Tabelas, ilustrações e outros elementos visuais:

Devem ser numerados com algarismos arábicos, com identificação na parte superior (conforme ABNT – NBR 14724). O título de tabelas, ilustrações e outros elementos visuais deve ser inserido na parte superior, centralizado, iniciado pela expressão “Tabela 1” em negrito, seguido por hífen e pelo título sem destaque, na mesma fonte e tamanho do corpo do texto. A numeração é consecutiva, em algarismos arábicos. Caso seja necessário especificar a fonte de dados, esta deve ser colocada abaixo da tabela ou do quadro e o texto, alinhado à esquerda.

  1. Notas:

Em rodapé, corpo 10, justificadas, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.

  1. Referências:

Ao final do texto, abaixo do subtítulo Referências, alinhadas à esquerda, sem adentramento, em ordem alfabética de sobrenomes (conforme ABNT - NBR 6023/2018).

  1. Submissões

Para os textos submetidos aos números de 2019, os artigos devem ser enviados ao endereço eletrônico: linguagememfoco@uece.br

Os trabalhos submetidos serão analisados previamente pela Comissão Editorial da revista para avaliar se os textos se enquadram na política editorial do periódico. Se o trabalho atender aos requisitos, ele será enviado anonimamente para avaliação por membros do Conselho Editorial (peer review) e, quando necessário, por pareceristas ad hoc

Obs.1: Os trabalhos que não se enquadrarem no escopo temático da revista são devolvidos aos autores.

Obs. 2: Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista são devolvidos aos autores e solicitadas adaptações, indicadas em documento enviado por e-mail.

Obs.3: Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do (s) autor (es).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.