O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas, quando possível, e prontas para serem acessadas.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, no menu "Sobre a Revista".
  • O cadastro dos autores foi realizado com o registro ORCID. O Identificador ORCID deve ser obtido gratuitamente no endereço: http://orcid.org/register.
  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores e tipos de publicações

A Revista Linguagem em Foco publica, em edições online, trabalhos inéditos de pesquisadores com titulação mínima de mestre, e de doutorandos e mestrandos em coautoria com professores e pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais.

Normas e instruções para publicação

  1. Informações Gerais

Os números regulares são organizados quadrienalmente com base no sistema de fluxo contínuo.

Os números especiais, quando editados, são organizados em chamadas específicas de acordo com a conveniência do(s) organizador(es).

Os trabalhos devem ser originais e inéditos e não podem ser avaliados simultaneamente para publicação em outra revista.

O número máximo de autores para o trabalho não deve ser maior que 3 (três).

Os trabalhos podem ser redigidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Para trabalhos escritos em idioma estrangeiro, o RESUMO e as PALAVRAS-CHAVE devem ser escritos e inseridos logo abaixo do nome dos autores. No caso de trabalhos em inglês, francês ou espanhol, o RESUMO e as PALAVRAS-CHAVE devem ser apresentados em inglês e em pelo menos um dos outros idiomas mencionados nesse texto.

Todos o(s) autor(es) e coautor(es) devem informar a titulação; o nome da instituição a que está(ão) vinculado(s) com sigla; a cidade/estado; o e-mail; Orcid como nota de rodapé ligada ao nome de cada autor.

  1. Preparação dos originais

A formatação do texto deve obedecer aos seguintes parâmetros: Microsoft Word, fonte Times New Roman, tamanho 12pt, espaçamento 1,5 no corpo do texto, com exceção para citações com mais de 4 linhas, notas de rodapé e legendas, que devem apresentar tamanho 10pt e uniforme (conforme ABNT - NBR 14724/2011).

Configuração de página: papel tamanho A4 – margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

O texto deve atender às regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que passou a ser obrigatório no Brasil a partir de janeiro de 2016.

Devem ser submetidas duas versões do trabalho: uma contendo o nome e a filiação do(s) autor(es) e outra em que estejam apagadas todas as menções ao(s) autor(es), inclusive nas citações e nas referências, substituindo as informações por XXXXXXXX.

Os arquivos podem ser enviados em extensão de .DOC ou .DOCX.

  1. Extensão dos textos

Os artigosdevem ter o mínimo de 15 e o máximo de 20 páginas.

As resenhas de obras devem ter o mínimo de 4 e máximo de 8 páginas.

A resenha deve conter, no início, a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave. O(s) nome(s) do(s) autor(es) da resenha, em corpo 12, deve(m) vir na terceira linha abaixo da referência da obra resenhada, precedido(s) pela expressão “Resenhado por [nome(s) do(s) autor(es)]”. Deve(m) ser seguido(s) de asterisco(s) que remeta(m) a uma nota de rodapé contendo as seguintes informações: nome por extenso da instituição a que o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s) e sigla, unidade, faculdade ou instituto, campus, cidade, estado, país; vínculo departamental; e-mail. O texto da resenha deve vir na terceira linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) em Times New Roman, corpo 12pt e espaço 1,5.

Os textos dedivulgação de teses devem ter um resumo com 10 a 20 linhas e o texto do autor (recém-doutor) com 3 a 5 páginas.

Também serão aceitas entrevistascom pesquisadores cujas pesquisas venham ao encontro do interesse da revista.

  1. Estrutura do Artigo

Para elaboração do artigo, o(s) autor(es) deve(m) obedecer à seguinte sequência textual:

  1. Título

    Centralizado no alto da página e em negrito (sem grifos), tamanho 14pt, em espaçamento simples. Logo abaixo, o título em língua estrangeira, centralizado em itálico, tamanho 12pt, em espaçamento simples.

  2. Nomes dos autores

    À direita da página (sem negrito ou grifo), duas linhas abaixo do título com maiúsculas apenas para as iniciais, com asterisco remetendo à nota de rodapé para apresentação das seguintes informações, na ordem:  nome por extenso da instituição a que está(ão) vinculado(s) e sigla, unidade, faculdade ou instituto; vínculo departamental; cidade e sigla do estado; e-mail; currículo lattes; orcid.

  3. Resumo

    O texto deve ser situado abaixo do subtítulo Resumo (em maiúsculas e em negrito), redigindo-o em um único parágrafo, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, com o mínimo de 150 e o máximo de 250 palavras (conforme ABNT - NBR 6028/2003), na mesma fonte do artigo.

  4. Palavras-chave

    Inserir de 3 (três) três a 5 (cinco) palavras-chave. Elas devem ser precedidas do subtítulo Palavras-chave e de dois-pontos, grafadas com as iniciais maiúsculas e separadas por ponto e vírgula. Para maior facilidade de localização do trabalho em consultas bibliográficas, as palavras-chave devem corresponder a conceitos mais gerais da área do trabalho.

  5. Abstract e Keywords

    Seguir as mesmas normas usadas para o resumo e as palavras-chave.

  6. Estrutura do texto

    O texto deve iniciar dois espaços simples depois das Palavras-chave em língua estrangeira, com espaçamento de 1,5, parágrafos justificados e adentramento de 1,25 cm na primeira linha.
    Subtítulos das seções: em negrito, alinhados à esquerda, sem adentramento, numerados por algarismos arábicos, com a letra inicial da primeira palavra em maiúscula, corpo 12. Excluem-se da numeração Introdução, Considerações Finais e as Referências.

  7. Citações

    Citações diretas com até 3 linhas: transcritas entre aspas duplas, inseridas em um parágrafo comum no corpo do texto, conservando o mesmo tipo e tamanho da fonte (conforme ABNT - NBR 10520/2002).

    Exemplos:

    1. Nas palavras de Koch (2004, p. 32-33), “na concepção interacional (dialógica) da língua, na qual os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais...”
    2. Conforme afirmam as autoras, “numerosos linguistas já observaram que as unidades lexicais estabilizam convencionalmente os significados das palavras numa comunidade linguística” (MONDADA; DUBOIS 2003, p. 43).

    Citações acima de 4 linhas: sem aspas, destacadas por um recuo de 4cm à esquerda, com a mesma fonte, mudando o tamanho para 10.

    Exemplo:
    Constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte. Toda palavra serve de expressão a um em relação ao outro. Através da palavra, defino-me em relação ao outro, isto é, em última análise, em relação à coletividade. A palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros. Se ela se apoia em mim numa extremidade, na outra apoia-se sobre o meu interlocutor. A palavra é o território comum do locutor e do interlocutor. (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009, p. 117).

    Citações em língua estrangeira: em itálico e traduzidas em nota de rodapé.

    As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (ROJO, 2015a; 2015b). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos podem ser indicados, separados por ponto e vírgula (CAVALCANTE; CUSTÓDIO FILHO; BRITO, 2014), e quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de “et al.” (COPE et al., 1996). Não usar idem, ibid., ou ibidem, op. cit.

     

  8. Tabelas, ilustrações e outros elementos visuais

    Devem ser numerados com algarismos arábicos, com identificação na parte superior (conforme ABNT – NBR 14724/2011). O título de tabelas, ilustrações e outros elementos visuais deve ser inserido na parte superior, centralizado, iniciado pela expressão “Tabela 1” em negrito, seguido por hífen e pelo título sem destaque, na mesma fonte e tamanho do corpo do texto. A numeração é consecutiva, em algarismos arábicos. Caso seja necessário especificar a fonte de dados, esta deve ser colocada abaixo da tabela ou do quadro e o texto, alinhado à esquerda.

  9. Notas

    Em rodapé, corpo 10, justificadas, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.

  10. Referências

    Ao final do texto, abaixo do subtítulo Referências, alinhadas à esquerda, sem adentramento, em ordem alfabética de sobrenomes (conforme ABNT - NBR 6023/2018).

  11. Situações não especificadas

    Para ocorrências não especificadas neste documento,

    1. utilize as normas ABNT - NBR 6023/2018, ABNT – NBR 14724/2011 para redigir o trabalho.
      Clique aqui para baixar as normas ABNT.
    2. utilize a guia de normatização de trabalho científico. Clique aquipara baixar. 
    3. ou entre em contato por e-mail linguagememfoco@uece.br
  1. Submissões

Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente através da plataforma OJS. Clique aqui para submeter um trabalho. 

Como explicamos no item Processo de Avaliação pelos pares, os trabalhos submetidos serão analisados pela Comissão Editorial da revista para avaliar se os textos estão enquadrados na política editorial do periódico. Se o trabalho atender aos requisitos, ele será enviado anonimamente para avaliação.

Obs.1: Os trabalhos que não se enquadrarem no escopo temático da revista são devolvidos aos autores.

Obs. 2: Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista são devolvidos aos autores. Caso sejam recomendadas adaptações, elas serão indicadas em documento enviado por e-mail para os autores.

Obs.3: Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Todas as submissões por e-mails serão notificadas caso o artigo seja aprovado ou reprovado.

Folha de Estilo

Todos os manuscritos devem ser submetidos de acordo com a as Diretrizes para os autores. Para facilitar o processo de criação do manuscrito, utilize a Folha de Estilo para redigir o documento.

Clique aqui para baixar o arquivo. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.