Reinterpretação semântica de verbos preposicionados à luz do princípio funcionalista da iconicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13923

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma análise do uso dos verbos assistir, obedecer e responder em textos escritos por universitários a partir de um objetivo: explicar o movimento contrário ao uso normativo da preposição a diante dos complementos desses verbos. Partimos da hipótese de que ocorre uma associação semântica marcada entre forma e função linguística nos textos escritos. Para tanto, apoiamo-nos no referencial teórico funcionalista de vertente norte-americana (Givón, 2001; Oliveira; Votre, 2009), sobretudo no princípio da iconicidade, bem como em gramáticas normativas (Cunha; Cintra, 2001; Bechara, 2005) e descritivas (Perini, 2005; Bagno, 2012). Segundo as gramáticas normativas, os três verbos supracitados funcionam como transitivos indiretos, indicando a necessidade de preposição. Contudo, o arcabouço teórico funcionalista aponta para um caminho no qual a gramática não constitui um conjunto fixo de regras, mas maleável e moldado pelo uso da língua nas situações comunicativas. Para este estudo, os dados foram extraídos da página eletrônica do evento “Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão”, da Universidade Federal de Pelotas; um corpus destinado à divulgação de trabalhos acadêmicos. Resultados encontrados apontam para a ausência de preposição diante dos complementos dos três verbos nos textos dos estudantes do ensino superior. Essas ocorrências parecem atestar, a partir de princípios funcionalistas, como o da iconicidade, uma reinterpretação da regência dos verbos analisados, marcada pela relação entre forma (queda de preposição) e função (reinterpretação dos verbos com outros verbos).

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Biografia do Autor

Gabriel Zardo, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutorando e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduado em Letras-Português pela Universidade Federal de Pelotas. 

Tatiana Schwochow Pimpão, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui Doutorado em Linguística (2012) e Mestrado em Linguística (1999), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando na Graduação em Letras e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

ZARDO, G.; PIMPÃO, T. S. Reinterpretação semântica de verbos preposicionados à luz do princípio funcionalista da iconicidade. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 313–331, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i3.13923. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13923. Acesso em: 2 abr. 2025.