Recategorização e orientação argumentativa

uma análise da introdução referencial em redações nota mil do ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13530

Palavras-chave:

referenciação, recategorização, introdução referencial, orientação argumentativa, redação do enem

Resumo

Considerando que os textos são produzidos para cumprir determinado(s) propósito(s) comunicativo(s) e que são orientados para esse fim, defendemos haver textos com argumentação direta e textos com argumentação indireta, o que implica falar em graus de argumentatividade (Cavalcante et al, 2020), pressuposto defendido pela Linguística Textual. Resultante de uma pesquisa de dissertação, neste artigo, objetivamos analisar a atuação da introdução referencial no desenvolvimento da orientação argumentativa em redações nota mil do ENEM ano 2018. Com respaldo em Amossy (2018) e Silva (2013), mediante abordagem qualitativa, de natureza exploratória e do tipo descritivo-interpretativista, a pesquisa reforça a argumentatividade presente já na inauguração dos referentes, revelando pontos de vista e avaliações que constroem e reforçam uma tese. Para análise, elegemos 2 redações, as quais apresentam maior recorrência de processos referenciais e similaridade quanto ao viés argumentativo de discussão. Como resultados, concluímos que, da função de caracterizar o referente a de encapsular um projeto de dizer que ainda será desenvolvido ao longo da unidade discursiva, a introdução referencial trabalha na construção da orientação argumentativa do texto cumprindo o papel de articulador, dado que a inauguração de um referente resulta uma posterior retomada ou remissão e conduz o leitor a pensar o tema sob determinadas percepções. Com efeito, reconhecemos os efeitos que esta pesquisa traz às aulas de Língua Portuguesa, quanto às funções que a construção da referência cumpre à orientação argumentativa dos textos, à medida que agencia a ampliação dos estudos sobre a interface entre referenciação e argumentação em Linguística Textual.

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Biografia do Autor

Amanda Mikaelly Nobre de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutoranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui licenciatura em Letras Língua portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente é bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - de pós-graduação pela mesma instituição. Realiza pesquisas na área de Linguística, especialmente nos seguintes temas: linguística textual, referenciação, ensino de língua portuguesa, produção textual e construção de sentidos. 

Lidiane de Morais Diógenes Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros (CAPF). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), pela mesma instituição.

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

SOUZA, A. M. N. de; BEZERRA, L. de M. D. Recategorização e orientação argumentativa: uma análise da introdução referencial em redações nota mil do ENEM. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 195–217, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i3.13530. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13530. Acesso em: 2 abr. 2025.

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