O ChatGPT e a morte da honestidade criativa na produção textual na sala de aula da Educação Básica

um estudo de caso com alunos/as do primeiro ano do EM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13561

Palavras-chave:

inteligência artificial, produção textual, educação linguística

Resumo

O presente artigo surgiu a partir de um estudo de caso (Yin, 2010) de um relato vivenciado em uma escola da rede pública de ensino do estado de Mato Grosso do Sul, com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, durante as aulas de língua portuguesa, em março de 2024. A atividade proposta aos estudantes envolvia a produção de poemas voltados para a temática da mulher. Nos 32 textos entregues pelos alunos foi detectado, pela docente da turma, o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), especificamente do ChatGPT, em 13 deles. Tendo isso em vista, este trabalho objetiva analisar algumas das produções de poemas feitas pela IA, de modo a apontar certas regularidades e ocorrências nos textos, além de traçar uma comparação com as produções realizadas, de fato, pelos alunos. Para isso, utilizamos como arcabouço teórico as pesquisas a respeito das concepções de IA (Santaella, 2023), do uso de tecnologias no ensino de línguas (Martins; Moreira, 2012), bem como estudos sobre os gêneros textuais e produção textual na escola (Schneuwly; Dolz, 2004). Como resultado, pontuamos que a IA na produção de texto, sobretudo do cânone literário, possui limitações em alguns aspectos como, por exemplo, a subjetividade do conteúdo produzido e a perpetuação da forma baseada em rimas, apenas - o que exclui outras possibilidades de construção do poema. Sublinhamos a necessidade de os professores serem formados para essas novas tecnologias, e não apenas sobre, visando um olhar crítico e reflexivo acerca das possibilidades e limitações da IA na escola e na educação linguística contemporânea. Reconhecemos, por fim, que muitos docentes já estão em atuação, logo, uma formação continuada também se coloca como uma alternativa viável, pensando nessa realidade exposta.

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Biografia do Autor

Fernanda Victória Cruz Adegas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestranda no Programa de P´ós-graduação em Estudos de Linguagens, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Letras - Português / Inglês, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Técnica em Informática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Docente de Língua Portuguesa e Redação na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Luclecia Silva de Almeida Matias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual e Recomposição de Aprendizagem em Língua Portuguesa na Escola Estadual Prof. Emygdio Campos Widal. Faz parte do quadro permanente de professores da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul desde 2006. Graduação em Letras - Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2004), Pós-Graduação/Especialização em Tendências Contemporâneas do Ensino da Língua Portuguesa (2006). Mestranda em Estudos de Linguagens na grande área de Linguística e Semiótica na linha de pesquisa de Linguagem, identidade e ensino pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sob orientação da Professora Dra. Patrícia Graciela da Rocha. Tem experiência com a docência na disciplina Projeto de Vida na rede estadual de ensino de MS atuando nos anos de 2017 a 2019. Membro do Grupo de Pesquisa POSLIDEN.

Patrícia Graciela da Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

É professora associada da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS/Campo Grande-MS atuando no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Estudos de Linguagens - PPGEL - como professora de Língua Portuguesa, Linguística e Práticas de Ensino nos cursos de Letras Português/Espanhol (EaD e presencial) da FAALC e na Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Sociolinguísticas, Decolonialidade e Ensino de Línguas - Coletivo POSLIDEN - na UFMS. Possui graduação em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2003), Pós-Graduação/Especialização em ensino/Aprendizagem de Línguas-Espanhol pela UNIJUI-RS (2005), Mestrado em Linguística (bolsista CNPq - 2008) pela UFSC na área de Variação Linguística e Ensino e Doutorado na mesma área e instituição (2012). Fez estágio pós-doutoral na Universidad Autónoma Metropolitana (México/2020) na área de Políticas Linguísticas sob supervisão do Prof Dr Rainer Enrique Hamel. Tem experiência em docência na Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina no Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola.

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

ADEGAS, F. V. C.; MATIAS, L. S. de A.; DA ROCHA, P. G. O ChatGPT e a morte da honestidade criativa na produção textual na sala de aula da Educação Básica: um estudo de caso com alunos/as do primeiro ano do EM. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 172–194, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i3.13561. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13561. Acesso em: 2 abr. 2025.