Letramento Multimodal Crítico a partir de símbolos de africanidades
uma proposta pedagógica apoiada na análise da obra Amoras, do rapper Emicida
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13697Palavras-chave:
letramento multimodal crítico, africanidades, proposta pedagógicaResumo
O objetivo deste artigo é compartilhar uma proposta pedagógica sobre africanidades para promover práticas de letramento multimodal crítico para crianças a partir de 3 anos da Educação Infantil. Como aporte teórico, adotamos as ideias de: Munanga (2007); Mbembe (2018); Pinheiro (2023); Callow (2008) e Kress e van Leeuwen (2021), dentre outros. A metodologia empregada foi de cunho interpretativo com base em Moita Lopes (1994), em que analisamos o caráter informacional multimodal do livro infantil Amoras, do rapper brasileiro Emicida, a partir do Show em framework de Callow (2008) e da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2021). A principal conclusão a que chegamos é de que o livro Amoras é rico na sua abordagem multimodal dos símbolos de africanidades (com ênfase no feminino negro, na religiosidade e nas personalidades negras), o que pode reverberar em uma sensibilização, ainda na infância, em prol de uma educação antirracista e de uma leitura de palavras e imagens relacionadas às africanidades para crianças por intermédio do professor em sala de aula.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2019. Série: Feminismos Plurais.
ANDRÉ, Serge. O que quer uma mulher. Tradução de Dulce Duque Estrada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
ARAÚJO, Antonia Dilamar. Formação docente e letramento multimodal: Uma reflexão sobre atividades de materiais didáticos para o ensino de leitura crítica na educação básica. In: DIAS, Anair V. M.; OLIVEIRA, Dedilene A. de J.; MAGALHÃES, Tânia G. Práticas decoloniais, (Multi)letramentos e Formação docente. São Paulo: Pontes Editores. 2024, p. 255-275.
BARROS, Marcos Alberto Xavier Barros. A cena política brasileira ao revés: análise dialógica do discurso carnavalizado em charges políticas de Vitor Teixeira do contexto do impeachment de Dilma Rousseff ao governo de Michel Temer (2016-2018). 2019. 235 f. Tese (Doutorado Acadêmico em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://www.uece.br/posla/pesquisa/dissertacoes-teses-e-relatorios/. Acesso em: 03 set. 2024.
BARROS, Marcos Alberto Xavier Barros. Performatividade, gênero e representação: a construção do feminino no funk midiático. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014. Disponível em: https://www.uece.br/posla/pesquisa/dissertacoes-teses-e-relatorios/. Acesso em: 03 set. 2024.
BATEMAN, John A. Text-image relations in perspective. In: Text and image – a critical introduction to visual/verbal divide. London/New York: Routledge, 2014, p. 05-29.
BEZERRA, Juliana. Diferenças entre Candomblé e Umbanda. Significados. Rio de Janeiro. 2024. Disponível em: https://www.significados.com.br/candomble-e-umbanda/ Acesso em: 14 nov. 2024.
BRITES, Luciana. Brincar é fundamental: como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância. São Paulo: Editora Gente, 2020.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de
Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CALLOW, Jon. The rules of visual engagement: Images as tools for learning. Screen Education, n. 65, p. 72–79, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281069694_The_Rules_of_Visual_Engagement_Images_as_Tools_for_Learning. Acesso em: 16 nov. 2024.
CALLOW, Jon. Show me: principles for assessing students' visual literacy. The Reading Teacher, v. 6, n. 18, p, 616–626, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/239593608_Show_Me_Principles_for_Assessing_Students'_Visual_Literacy. Acesso em: 16 nov. 2024.
CUTI (Luiz Silva). Literatura negro-brasileira. Coleção Consciência em Debate. São Paulo: Selo Negro, 2010.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. 2 ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.
EMICIDA. Amoras. Ilustrações de: Aldo Fabrini. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2018.
GOMES, Manoel Messias. Africanidade: contemporaneidade, cultura e educação. Revista Educação Pública, v. 19, n. 28, s/p., 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/28/africanidade-contemporaneidade-cultura-e-educacao. Acesso em: 01 nov. 2023.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Org.: Flávia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. Language as Social Semiotic: The social interpretation of Language and Meaning. London: Edward Arnold, 1978.
JESUS, Dánie Marcelo de. Letramentos para a diversidade: dúvidas e incertezas do professor em sala de aula. In: JESUS, Dánie Marcelo de; ZOLIN-VESZ, Fernando; CARBONIERI, Divanize. (Orgs.). Perspectivas críticas no ensino de línguas: novos sentidos para a escola. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 67-76.
KRESS, Gunther; JEWITT, Carey; OGBORN, Jon; TSATSARELIS, Charalampos. Multimodality. In: KRESS, Gunther. Multimodal teaching and learning: the rhetorics of the science classroom. London/New York: Continuum, 2001, p. 42-59.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 3. ed. London, New York: Routledge, 2021.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1980.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: N1 Edições, 2018.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994.
MUNANGA, Kabengele: O que é Africanidade? In: Revista Biblioteca Entrelivros – Vozes da África. São Paulo, Duetto, edição especial n. 6, p. 8-13, 2007.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Inclusão social: um debate necessário? Site da UFMG, 2006. On-line. Disponível em: https://www.ufmg.br/inclusaosocial/?p=59. Acesso em: 20 nov. 2023.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 2. ed. São Paulo: Ática, 1988.
PATTON, Michael. Qualitative research and evaluation methods. 3 ed. London: Sage, 2002.
PELLIZARI, Edmundo. Sri Ganesha - Exu na Índia? Umbanda e espiritualidade. Salvador, BA, 21 fev. 2020. Disponível em: https://www.blogdaannapon-umbandaeespiritualidade.com/2020/02/sri-ganesha-exu-na-india.html Acesso em: 14 nov. 2024.
PETIT, Sandra Haydée; ALVES, Maria Kellynia Farias. A Pretagogia e os marcadores das africanidades: conexões entre corpos e árvores afroancestrais. 2021, p. 1-14. Disponível em: https://doceru.com/doc/cx5vvcn. Acesso em: 20 nov. 2023.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.
PINHEIRO, Michelle Soares. Multimodalidade e formação docente: (re)construindo saberes e práticas na escola pública. 2020. 595 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2020/11/TESE_MICHELLE-SOARES-PINHEIRO.pdf. Acesso em: 15 nov. 2024.
SEKIMOTO, Sachi; BROWN, Christopher. Race and multimodality: an introduction to the special issue. Multimodality & Society. v. 3, n. 3, p. 199-209, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/26349795231194806. Disponível em: https://journals.scholarsportal.info/details?uri=/26349795/v03i0003/199_ramaittsi.xml. Acesso em: 16 nov. 2024.
SERAFINI, Frank. Reading the visual: an introduction to teaching multimodal literacy. Teachers College Press: NY, 2014.
SILVA, Alex Sander da; FURLAN, Marta Regina. Infâncias, experiências e os sentidos de ser criança negra na educação infantil. Zero-a-Seis, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina v. 25, n. 47, p. 92-111, jan./jun., 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/90944/53005. Acesso em: 15 jul. 2024.
VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal literacy. Videm om literacy. Nacionalt videncenter for Læsning4, n. 21, p. 04-11, mar. 2017. Disponível em: https://www.videnomlaesning.dk/media/2127/21_theo-van-leeuwen.pdf. Acesso em: 16 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Michelle Soares Pinheiro, Marcos Alberto Xavier Barros, Antonia Dilamar Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).