Resenha
A crise da narração de Byung-Chul Han, tradução de Daniel Guilhermino.
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13329Palavras-chave:
sociedade digital, narrativa, hiperinformatizaçãoResumo
A obra A crise da narração do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han levanta reflexões sobre como a sociedade contemporânea vem lidando (elaborando ou compreendendo) com as histórias narradas. O autor, assim como em obras anteriores, faz críticas à forma como as pessoas valorizam as informações cada vez mais estimuladas pelo meio digital. Conforme o autor, essa enxurrada de informações inibe a capacidade de criar e de contemplar narrativas significativas.
Downloads
Referências
HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Traduzido por Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.
HAN, Byung-Chul. No enxame, perspectiva do digital. Traduzido por Lucas Machado. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Traduzido por Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
HAN, Byung-Chul. A crise da narração. Traduzido por Daniel Guilhermino. Petrópolis: Editora Vozes, 2023.
PIRES, Thaís da Silva. Psicopolítica da informação: reflexo sobre o panóptico digital na Filosofia de Byung-Chul Han. 2024. 48f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em biblioteconomia), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia, Curso de Biblioteconomia, Porto Alegre, 2024. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/274213. Acesso em: 11 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rosekeyla de Araújo Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).