"Black is Beautiful"

discurso da representação de bonecas negras com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13217

Palavras-chave:

semiótica social, multimodalidade, bonecos negros infantis

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar representações semióticas de bonecos negros infantis – industrializados e artesanais com deficiência – sob o ponto de vista imagético, de suas propriedades materiais e de suas embalagens, como forma de acessar suas configurações corporais, bem como as propriedades do design desses brinquedos contemporâneos. Para isso, essa pesquisa apresenta-se em caráter qualitativo, exploratório e de natureza básica, sendo o corpus constituído por cinco bonecos(as) negros(as) infantis, dos(as) quais três são industrializados, de origem norte-americana, e os outros dois são artesanais, cuja procedência remete ao nordeste brasileiro. Como arcabouço teórico, consideramos, principalmente, as postulações de Kress e van Leeuwen (2021) e os pressupostos sistêmico-funcionais da linguagem discutidos por Halliday e Matthiessen (2014). Os resultados apontam que os aspectos representacionais dos(as) bonecos(as) negros(as) maximizam o sentimento de livre expressão e o de pertencimento a um grupo, os quais podem ser usados tanto para diferentes propósitos comunicativos e de interação social quanto podem superar possíveis situações de preconceito e de novas expectativas sobre as diferenças que nos são intrínsecas.

Palavras-chave: Semiótica Social. Multimodalidade. Bonecos Negros Infantis.

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Biografia do Autor

Danielle Barbosa Lins de Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Titular do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e Professora Colaboradora da Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. Possui Pós-Doutorado pela Universidad de Buenos Aires (2013), onde atuou como Professora Visitante, no contexto do Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP-BA), da CAPES; Doutorado (2006) em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período de co-tutela na University of New South Wales (UNSW), em Sydney, Austrália (2005); Mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduação em Letras/Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Paraíba.

José Maria de Aguiar Sarinho Júnior, Universidade de Pernambuco (UFP)

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) e Professor Estatutário da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa / Língua Inglesa pela Universidade de Pernambuco - UPE (2000); Especialização em Língua e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade de Pernambuco - UPE (2003); Especialização em Literatura e Estudos Culturais pela Universidade Estadual da Paraíba. 

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

ALMEIDA, D. B. L. de; SARINHO JÚNIOR, J. M. de A. "Black is Beautiful": discurso da representação de bonecas negras com deficiência. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 60–79, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i3.13217. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13217. Acesso em: 18 abr. 2025.