"Black is Beautiful"
discurso da representação de bonecas negras com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13217Palavras-chave:
semiótica social, multimodalidade, bonecos negros infantisResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar representações semióticas de bonecos negros infantis – industrializados e artesanais com deficiência – sob o ponto de vista imagético, de suas propriedades materiais e de suas embalagens, como forma de acessar suas configurações corporais, bem como as propriedades do design desses brinquedos contemporâneos. Para isso, essa pesquisa apresenta-se em caráter qualitativo, exploratório e de natureza básica, sendo o corpus constituído por cinco bonecos(as) negros(as) infantis, dos(as) quais três são industrializados, de origem norte-americana, e os outros dois são artesanais, cuja procedência remete ao nordeste brasileiro. Como arcabouço teórico, consideramos, principalmente, as postulações de Kress e van Leeuwen (2021) e os pressupostos sistêmico-funcionais da linguagem discutidos por Halliday e Matthiessen (2014). Os resultados apontam que os aspectos representacionais dos(as) bonecos(as) negros(as) maximizam o sentimento de livre expressão e o de pertencimento a um grupo, os quais podem ser usados tanto para diferentes propósitos comunicativos e de interação social quanto podem superar possíveis situações de preconceito e de novas expectativas sobre as diferenças que nos são intrínsecas.
Palavras-chave: Semiótica Social. Multimodalidade. Bonecos Negros Infantis.
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