Poder e escrita criativa com a literatura afro

uma experiência (trans)formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13958

Palavras-chave:

literatura afro, escrita criativa, letramento literário

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência de curso formativo intitulado Poder e escrita criativa com a Literatura Afro – PECLA - em parceria com o Portal Inter@ge Professor. É também fruto do estágio docente, no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no âmbito da disciplina de Literatura Afro-Brasileira, ministrada para alunos do curso de Letras Licenciatura da UEMA, campus Balsas-MA. O curso teve como propósito promover formação inicial e continuada a professores e discentes sobre a escrita criativa com a Literatura Afro, a fim de aprimorarem suas habilidades literárias, pedagógicas e digitais. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em uma narrativa autoetnográfica. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem, abordando aspectos teóricos e práticos sobre Literatura Afro e projetos didáticos, estruturam o curso em dois módulos, cada um com 30 horas. Para o embasamento teórico, utilizamos Astigarraga (2018), Passeggi (Passeggi; Souza; Vicentini, 2011) e Sanches (2022), sobre a narrativa autobiográfica; Alves (2022), sobre literaturas afro, além de Schneuwly e Dolz (2010), os quais discutem acerca dos gêneros textuais nas sequências didáticas, bem como Martins (2020), com a perspectiva teórico-formativa dos  letramentos didáticodigitais. Como resultados percebemos que, por meio das produções dos cursistas - fanfics, sequências didáticas e relatos pessoais, há interesse constante em dialogar com as recentes pesquisas sobre práticas literárias (in)visibilizadas, como as literaturas afro enquanto instrumento educacional, constituindo-se, também, como um passo importante para o letramento literário desses futuros profissionais de Letras.

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Biografia do Autor

Welistony Câmara Lima, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestrando em Letras pelo PPGLetras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Especialista em Semiótica e Análise do Discurso pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP); Especialista em Língua Espanhola e Gênero e Sexualidade pela Faculdade Maximum (FACUMINAS). Licenciado em Letras Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas (UEMA). Membro dos Grupos de Pesquisas MELP - Multiletramentos no ensino de Línguas (CNPq) e LiDiME - Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (CNPq). Tem experiência na área de Linguística e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso Crítica, Teoria Literária, ensino de Língua Espanhola para lusofalantes e Língua Portuguesa para Estrangeiros.

Ana Patrícia Sá Martins, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS/RS (2020).Graduada em Letras Licenciatura Plena em Espanhol, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e em História Licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Possui Especialização em Língua Portuguesa, pela UEMA e Mestrado em Educação pela UFMA (2011). Atua como Professora Adjunta no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. É Professora Permanente no Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UEMA) e no Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLE/UEMA). É Pesquisadora Associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), na Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), bem como a Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Coordena o Projeto MULTILETRAMENTOS EM REDE: formação, práticas e pesquisa em linguagens com o Portal Inter@ge Professor Primeira Fase (Financiado pelo Edital FAPEMA Universal 2022-2024). Bolsista Produtividade em Pesquisa da UEMA (2023-2024) e Bolsista Produtividade em Pesquisa da FAPEMA (2024-2025). Coordena pesquisas na graduação e na pós-graduação, dedicando-se, principalmente, aos temas: Formação inicial e continuada de professores; Interculturalidade e Decolonialidade na formação docente; e Multiletramentos e Tecnologias digitais no ensino. É líder do grupo de pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas (MELP), registrado no Diretório do CNPq.

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

LIMA, W. C.; MARTINS, A. P. S. Poder e escrita criativa com a literatura afro: uma experiência (trans)formativa. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 218–237, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i3.13958. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13958. Acesso em: 18 abr. 2025.