Poder e escrita criativa com a literatura afro
uma experiência (trans)formativa
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13958Palavras-chave:
literatura afro, escrita criativa, letramento literárioResumo
Este artigo apresenta o relato de experiência de curso formativo intitulado Poder e escrita criativa com a Literatura Afro – PECLA - em parceria com o Portal Inter@ge Professor. É também fruto do estágio docente, no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no âmbito da disciplina de Literatura Afro-Brasileira, ministrada para alunos do curso de Letras Licenciatura da UEMA, campus Balsas-MA. O curso teve como propósito promover formação inicial e continuada a professores e discentes sobre a escrita criativa com a Literatura Afro, a fim de aprimorarem suas habilidades literárias, pedagógicas e digitais. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em uma narrativa autoetnográfica. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem, abordando aspectos teóricos e práticos sobre Literatura Afro e projetos didáticos, estruturam o curso em dois módulos, cada um com 30 horas. Para o embasamento teórico, utilizamos Astigarraga (2018), Passeggi (Passeggi; Souza; Vicentini, 2011) e Sanches (2022), sobre a narrativa autobiográfica; Alves (2022), sobre literaturas afro, além de Schneuwly e Dolz (2010), os quais discutem acerca dos gêneros textuais nas sequências didáticas, bem como Martins (2020), com a perspectiva teórico-formativa dos letramentos didáticodigitais. Como resultados percebemos que, por meio das produções dos cursistas - fanfics, sequências didáticas e relatos pessoais, há interesse constante em dialogar com as recentes pesquisas sobre práticas literárias (in)visibilizadas, como as literaturas afro enquanto instrumento educacional, constituindo-se, também, como um passo importante para o letramento literário desses futuros profissionais de Letras.
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