Poder e escrita criativa com a literatura afro

uma experiência (trans)formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13958

Palavras-chave:

literatura afro, escrita criativa, letramento literário

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência de curso formativo intitulado Poder e escrita criativa com a Literatura Afro – PECLA - em parceria com o Portal Inter@ge Professor. É também fruto do estágio docente, no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no âmbito da disciplina de Literatura Afro-Brasileira, ministrada para alunos do curso de Letras Licenciatura da UEMA, campus Balsas-MA. O curso teve como propósito promover formação inicial e continuada a professores e discentes sobre a escrita criativa com a Literatura Afro, a fim de aprimorarem suas habilidades literárias, pedagógicas e digitais. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em uma narrativa autoetnográfica. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem, abordando aspectos teóricos e práticos sobre Literatura Afro e projetos didáticos, estruturam o curso em dois módulos, cada um com 30 horas. Para o embasamento teórico, utilizamos Astigarraga (2018), Passeggi (Passeggi; Souza; Vicentini, 2011) e Sanches (2022), sobre a narrativa autobiográfica; Alves (2022), sobre literaturas afro, além de Schneuwly e Dolz (2010), os quais discutem acerca dos gêneros textuais nas sequências didáticas, bem como Martins (2020), com a perspectiva teórico-formativa dos  letramentos didáticodigitais. Como resultados percebemos que, por meio das produções dos cursistas - fanfics, sequências didáticas e relatos pessoais, há interesse constante em dialogar com as recentes pesquisas sobre práticas literárias (in)visibilizadas, como as literaturas afro enquanto instrumento educacional, constituindo-se, também, como um passo importante para o letramento literário desses futuros profissionais de Letras.

Downloads

Biografia do Autor

Welistony Câmara Lima, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestrando em Letras pelo PPGLetras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Especialista em Semiótica e Análise do Discurso pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP); Especialista em Língua Espanhola e Gênero e Sexualidade pela Faculdade Maximum (FACUMINAS). Licenciado em Letras Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas (UEMA). Membro dos Grupos de Pesquisas MELP - Multiletramentos no ensino de Línguas (CNPq) e LiDiME - Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (CNPq). Tem experiência na área de Linguística e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso Crítica, Teoria Literária, ensino de Língua Espanhola para lusofalantes e Língua Portuguesa para Estrangeiros.

Ana Patrícia Sá Martins, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS/RS (2020).Graduada em Letras Licenciatura Plena em Espanhol, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e em História Licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Possui Especialização em Língua Portuguesa, pela UEMA e Mestrado em Educação pela UFMA (2011). Atua como Professora Adjunta no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. É Professora Permanente no Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UEMA) e no Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLE/UEMA). É Pesquisadora Associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), na Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), bem como a Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Coordena o Projeto MULTILETRAMENTOS EM REDE: formação, práticas e pesquisa em linguagens com o Portal Inter@ge Professor Primeira Fase (Financiado pelo Edital FAPEMA Universal 2022-2024). Bolsista Produtividade em Pesquisa da UEMA (2023-2024) e Bolsista Produtividade em Pesquisa da FAPEMA (2024-2025). Coordena pesquisas na graduação e na pós-graduação, dedicando-se, principalmente, aos temas: Formação inicial e continuada de professores; Interculturalidade e Decolonialidade na formação docente; e Multiletramentos e Tecnologias digitais no ensino. É líder do grupo de pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas (MELP), registrado no Diretório do CNPq.

Referências

ALENCAR, D. A.; ARRUDA, M. I. M. Fanfiction: uma escrita criativa na web. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 22, n. 2, p. 88–103, abr. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2760. Acesso em: 31 ago. 2024.

ALVES, D. S. M. O ensino de literatura afro-brasileira nos livros didáticos. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais Instituição de Ensino) - Universidade De São Paulo, São Paulo. Biblioteca Depositária: Biblioteca da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-12072022-152435/publico/LITERATURA_DEBORA.pdf. Acesso em: 25 jan. 2025.

ASTIGARRAGA, A. A. Narrativas autobiográficas de jovens universitários/as uma perspectiva interseccional-rizomática. In: PASSEGGI, M. da C.; LANI-BAYLE, M.; FURLANETTO, E. C.; ROCHA S. M. da. (Org.) Pesquisa auto (biográfica) em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não-escolares. Natal: EDUFRN, 2018, p. 511-528.

CUNHA, J. L. da. Aprendizagem histórica: narrativas autobiográficas como dispositivos de formação. Educar em Revista, n. 60, p. 93–105, abr. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.46025. Acesso em: 30 ago. 2024.

DEVIDES, M. M. Literatura e Interculturalidade: uma relação basilar ao contexto educacional. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 22, p. 97–119, 9 Jun, 2023. Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21544. Acesso em: 27 jan 2025.

DUARTE, E. de A. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Rassegna iberistica, n. 102, p. 259-280, 2014. Disponível em: http://doi.org/10.14277/2037-6588/29p. Acesso em: 25 jan. 2025.

GABRIEL, R. H.; FUZA, A. F. Projeto didático de fanfiction no ensino fundamental: desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 18, p. 470-489, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4476. Acesso em: 13 fev. 2025.

IBGE. Censo 2022. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/pesquisa/10102/122229. Publicado em: 22 dez. 2023. Acesso em: 13 fev, 2025.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARTINS, A. P. S. Processos de (trans) formação de futuros professores e a construção de Letramentos didático-digitais. 2020. 201 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo. Biblioteca Depositária: Biblioteca da Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos – Unisinos. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9126. Acesso em: 25 jan. 2025.

OLIVEIRA, V. M. de; SATRIANO, C. R. Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Crí­ticas, [S. l.], v. 23, n. 51, p. 369–386, 2018. DOI: 10.26512/lc.v23i51.8231. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8231. Acesso em: 27 jan. 2025.

PASSEGGI, M. DA C.; SOUZA, E. C. DE .; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 369–386, abr. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017. Acesso em: 30 ago. 2024

PATRÍCIO, P. D. S.; MARTINS, E. S. De Paul a Naná: práticas nominativas de escravizados africanos e suas representações em Toni Morrison e em Marcelo D’Salete. Revista Odisseia, v. 7, n. 2, p. 41-60, 2022. DOI: 10.21680/1983-2435.2022v7n2ID28359. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/28359. Acesso em: 31 ago. 2024.

PEDRA, F. C. D. A escrita criativa no ensino de espanhol: ampliando os multiletramentos através de fanfics. 2017. 210 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. Disponível em: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2517. Acesso em: 30 mar. 2024

SANCHES, G. J. Decolonialidade no ensino de línguas: um olhar para a formação docente através de uma narrativa autobiográfica. Travessias, v. 16, n. 2, p. 41-56, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/download/29166/20766/113413. Acesso em: 31 ago. 2024

SANTOS, J. da S.; CARVALHO, A. de L. Estágio de docência como práxis e diálogo no contexto da Pós-Graduação Stricto Sensu. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–14.e14190, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-14.e14190. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14190. Acesso em: 31 ago. 2024.

SILVA, Reginaldo Pedro de Lima. O gênero textual relato de experiência: uma proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística e Ensino) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31013. Acesso em: 27 jan. 2025.

SOUZA, J. B. de . Fanfiction como recurso de letramento e cultura. Encontros de Vista, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 50–62, 2021. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4622. Acesso em: 31 ago. 2024.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L. Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP: Nied/Unicamp, 2018. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024

Downloads

Publicado

2025-03-28

Como Citar

LIMA, W. C.; MARTINS, A. P. S. Poder e escrita criativa com a literatura afro: uma experiência (trans)formativa. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 218–237, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i3.13958. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13958. Acesso em: 2 abr. 2025.