Formação docente continuada e multimodalidade sob a perspectiva de professores de línguas de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4019

Palavras-chave:

Formação docente continuada, Multimodalidade, Letramento multimodal crítico, Prática docente

Resumo

O objetivo deste artigo é diagnosticar conhecimentos e práticas docentes sobre multimodalidade antes e depois de uma formação continuada com professores de Linguagens e Códigos numa escola pública de Ensino Médio de Fortaleza-CE. O referencial teórico compreende os eixos temáticos: formação docente continuada (GIMENEZ, 2006; VIEIRA- ABRAHÃO, 2010), multimodalidade e letramento multimodal crítico (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; CALLOW, 2008). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva com análise qualitativa ao aplicarmos questionários de sondagem aos professores sobre saberes e práticas acerca da multimodalidade, letramento multimodal crítico e livro didático. Os resultados sinalizam que os professores colaboradores 3 , após a formação continuada, passaram a planejar e desenvolver práticas de letramento com os livros didáticos para instigar as dimensões afetiva, composicional e crítica do Show me framework (CALLOW, 2008) com os estudantes em sala de aula, contemplando a interpretação de palavras e imagens. Essa constatação pode indicar uma sensibilização para uma reflexão dos professores sobre sua própria prática docente na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, E. et al. Novas palavras. 3ed. São Paulo: FTD, 2016.

BAKHTIN, M. M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. 2.ed. São Paulo: Pedro & João Editores, 2010.

CALLOW, J. Show me: principles for assessing students visual literacy. The Reading Teacher, 6 (18), 2008, p. 616 - 626. Disponível em: <http://facstaff.unca.edu/nruppert/2009/Visual%20Literacy/DigitalLiteracy/Principlesforassessing.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2015.

CALLOW, J. Literacy and the visual: Broadening our vision. English Teaching: Practice and Critique. v. 4, n. 1, p. 6 - 19, 2005. Disponível em: http://education.waikato.ac.nz/research/files/etpc/2004v4n1art1.pdf . Acesso em: 04 mai. 2015.

COIMBRA, L.; CHAVES, L. S. Cercanía Joven. 2ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

ENS, R. T.; DONATO, S. P. Ser professor e formar professores: tensões e incertezas contemporâneas. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. (Orgs.). Ser professor: formação e os desafios na docência. Curitiba, PR: Champagnat, 2011, p. 79 - 100.

FRANCO, C. de P.; TAVARES, K. Way to go!: língua estrangeira moderna, inglês, ensino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GIMENEZ, T. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da Linguística Aplicada. In: OLIVEIRA, S. E. de; SANTOS, J. F. dos (Orgs.). Mosaico de linguagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006, p. 79 - 89.

GIMENEZ, T. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da Lingüística Aplicada. In: FREIRE, M. M.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H.; BARCELOS, A. M. F. (Orgs.). Linguística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo, SP: ALAB; Campinas, SP: Pontes Editores, 2005, p. 183 - 201.

GOMES, F. W. B. Introdução: letramento(s). In: GOMES, F. W. B.; BARBOSA, I. M. F.; LIMA, R. A.; GOMES, J. P. Texto, imagem e letramento visual. Teresina: EDUFPI, 2019, p. 07 - 25.

GOMES, J. P.; BARBOSA, I. M. F.; GOMES, F. W. B. Semiótica Social. In: GOMES, F. W. B.; BARBOSA, I. M. F.; LIMA, R. A.; GOMES, J. P. Texto, imagem e letramento visual. Teresina: EDUFPI, 2019, p. 169 - 184.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.

HODGE, R.; KRESS, G. Social semiotics. In: HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. Ithaca, New York: Cornell University Press, p. 1-12, 1988.

IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.

KLEIMAN, Â. B.; DOS SANTOS, C. B. Estudos de letramento do professor: percursos metodológicos. In: GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R.; GÓIS, M. L. de S. Visibilizar a Linguística Aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 183 - 204.

KRESS, G. Partnerships in research: multimodality and ethnography. Qualitative Research. London: June, p. 239 - 260, 2011.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 2006.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnould publishers, 2001.

PINHEIRO, M. S. Investigando o letramento multimodal crítico de alunos de espanhol do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza-CE. 2016. 316 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.

PREDEBOM, N. R. C. Do entretenimento à crítica: letramento multimodal crítico no livro didático de inglês com base em gêneros dos quadrinhos. 2015. 241 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria- RS, 2015.

SILVA, S. P. Letramento digital e formação de professores na era da Web 2.0: o que, como e por que ensinar? Hipertextus revista Digital, n. 8, jun.2012. Disponível em: <http://www.hipertextus.net/volume8/01-Hipertextus-Vol8-Solimar-Patriota-Silva.pdf>. Acesso em: 26 maio 2019.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

VAN LEEUWEN, T. Multimodality. In: SIMPSON, J. The Routledge Handbook of Applied Linguistics. London and New York: Routledge, 2011. p. 668-682.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A formação de professores de línguas de uma perspectiva sociocultural. SIGNUM: Est. Ling., n. 15/2, p. 457-480, dez. 2012.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A formação de professores de línguas: passado, presente e futuro. In: SILVA, K. A. da (Org.). Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas, SP, Pontes Editores, 2010, p. 01 - 12.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

PINHEIRO, M. S.; ARAÚJO, A. D. Formação docente continuada e multimodalidade sob a perspectiva de professores de línguas de uma escola pública. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 170–189, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4019. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>