Reflexões teóricas sobre letramentos e multimodalidade em tempos de IA

agência e design decoloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13117

Palavras-chave:

letramento, inteligência artificial, multimodalidade

Resumo

O presente artigo traz uma discussão em torno de perspectivas de letramentos e os desafios em tempos de Inteligência Artificial (IA). Para tanto, o texto situa a IA no rol das tecnologias da linguagem recorrendo às contribuições do pensamento decolonial pelo olhar de Veraszto (2004), Quijano (2005), Hernández-Zamora (2019) e demarca as relações de poder exercidas pela tecnologia da escrita além de trazer questionamentos acerca das possibilidades para o agenciamento transformador no ensino e aprendizagem. Trazidas essas reflexões, o texto enfatiza a contribuição da abordagem multimodal e as transposições possíveis a partir do uso da IA pelo olhar de Kalantzis e Cope (2024), indicando a necessidade do conhecimento de uma gramática que acolhe o trabalho semiótico e agência com todas as formas de modos de produzir padrões de significados. Todas as discussões empreendidas no trabalho direcionam para a necessidade de que os letramentos propiciados pela IA precisam ser desenvolvidos/pensados criticamente para possibilidades de transformação e mudança social. Logo, é necessário letramentos críticos nessa relação entre sujeito e máquina, de reflexão/análise de signos produzidos.

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Biografia do Autor

Záira Bonfante dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou do curso de extensão no International Programs, Conversation Culture and Teaching English as Foreign Language, Irvine University, Carlifornia. Atua no ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES no Departamento de Educação e Ciências Humanas- DECH e professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB CEUNES/UFES.

Francis Arthuso Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

É Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da UFMG, por onde concluiu o Mestrado em Estudos Linguísticos, além de ser especialista em Leitura e Produção de Textos pela PUC-MINAS. É professor e Chefe do setor de Letras do Colégio Técnico da UFMG e professor do Mestrado Profissional, PROFLETRAS, da Especialização em Leitura e Produção de Textos, PROLEITURA e da Especialização e, Educação, Linguagem e Tecnologia, todos da Faculdade de Letras da UFMG. Membro do grupo GEMULTE/UFES/CEUNES. Tem interesse por estudos de escrita colaborativa, leitura, produção de texto, letramento digital e visual, na perspectiva da multimodalidade e dos multiletramentos para o ensino e aprendizagem e para a formação de professores. Organizador e autor do livro "Professores transformadores de ambientes multimodais de aprendizagem: projetos de ensino de linguagens".

Mauricio Teixeira Mendes , Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG)

Doutor em Estudos de Linguagens no CEFET-MG e possui mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMG. É especialista em ensino de literatura pela Faculdade Iguaçu, licenciado em Educação no Campo pela UFVJM com habilitação na área de Linguagens e Códigos, e licenciado em Letras Português/Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul. Suas principais áreas de pesquisa abrangem práticas de letramento, letramento literário, tecnobiografia, pesquisa narrativa, formação de professores, Educação do Campo, Licenciaturas Interdisciplinares, uso de tecnologias digitais na educação, estudos decoloniais e interculturalidade. Tem interesse e experiência na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, também dedica parte de sua pesquisa à vida e obra de Lima Barreto, um escritor pré-modernista cujas obras possuem um cunho realista e nacionalista.

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Publicado

2024-10-09

Como Citar

SANTOS, Z. B. dos; PAIVA, F. A.; MENDES , M. T. Reflexões teóricas sobre letramentos e multimodalidade em tempos de IA: agência e design decoloniais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 30–50, 2024. DOI: 10.46230/lef.v16i2.13117. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13117. Acesso em: 25 out. 2024.