Reflexões teóricas sobre letramentos e multimodalidade em tempos de IA
agência e design decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13117Palavras-chave:
letramento, inteligência artificial, multimodalidadeResumo
O presente artigo traz uma discussão em torno de perspectivas de letramentos e os desafios em tempos de Inteligência Artificial (IA). Para tanto, o texto situa a IA no rol das tecnologias da linguagem recorrendo às contribuições do pensamento decolonial pelo olhar de Veraszto (2004), Quijano (2005), Hernández-Zamora (2019) e demarca as relações de poder exercidas pela tecnologia da escrita além de trazer questionamentos acerca das possibilidades para o agenciamento transformador no ensino e aprendizagem. Trazidas essas reflexões, o texto enfatiza a contribuição da abordagem multimodal e as transposições possíveis a partir do uso da IA pelo olhar de Kalantzis e Cope (2024), indicando a necessidade do conhecimento de uma gramática que acolhe o trabalho semiótico e agência com todas as formas de modos de produzir padrões de significados. Todas as discussões empreendidas no trabalho direcionam para a necessidade de que os letramentos propiciados pela IA precisam ser desenvolvidos/pensados criticamente para possibilidades de transformação e mudança social. Logo, é necessário letramentos críticos nessa relação entre sujeito e máquina, de reflexão/análise de signos produzidos.
Downloads
Referências
BUZATO, Marcelo El Khouri. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, p. 288-299, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/10.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000200010
BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência da dadosfera. São Paulo: UBU, 2021.
CANCLINI, Néstor García. Cidadãos substituídos por algoritmos. São Paulo: EDUSP, 2021. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv2f9xs19
CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151-169, abr. 2010. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2010000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 11 de maio 2022. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3076
FILIPE, Fabiana Alvarenga; SILVA, Dayane dos Santos; COSTA, Áurea de Carvalho. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 29, n. 112, p. 783-803, jul./set. 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002902296. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/PbZbjrWHzzQ3Yt4LBFzK6NF/?lang=pt. Acesso em: 14 ago. 2024.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2017.
GEE, James Paul. Learning language as a matter of learning social languages within discourses. In: HAWKINS, Margaret R. (ed.), Language learning and teacher education: a social approach. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2004. p. 13-32. DOI: https://doi.org/10.21832/9781853597657-004. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.21832/9781853597657-004/html. Acesso em: 14 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.21832/9781853597657-004
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Rio de Janeiro: UNESP, 1991.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuros Sociais. Tradução de Deise Nancy de Morais, Gabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti, Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, 2021. p. 101-145. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5578. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578. Acesso em 22 abril 2023. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5578
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomás Tadeu. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 103-133.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2020 [1992].
HALLIDAY, Michael; MATTHIESSEN, Chris. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. 4th ed. Oxon: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203783771
HERNÁNDEZ-ZAMORA, Gregório. De los nuevos estudios de literacidad a las perspectivas decoloniales en la investigación sobre literacidad. Íkala, Revista de Lengua y Cultura, v. 24, n. 2, p. 363-386, 2019. DOI: 10.17533/udea.ikala.v24n01axx. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/2550/255060697009/html/. Acesso em: 14 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v24n02a10
HETKOWSKI, Tânia Maria; SANTOS, Tarsis de Carvalho. A tecnologia e as práticas decoloniais na contemporaneidade. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 12, p. 7–20, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/25. Acesso em: 17 abr. 2024.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Learning by design. 2 ed. Melbourne: Common Ground. 2016. 295p.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Editora Unicamp, 2020. 407p.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Literacy in the Time of Artificial Intelligence. EdArXiv, April 04, 2024. Preprint. DOI https://doi.org/10.35542/osf.io/es5kb. Disponível em: https://osf.io/preprints/edarxiv/es5kb. Acesso em: 14 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.35542/osf.io/es5kb
KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design. 2nd. ed. Victoria: Deakin University, 1996.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design. 2nd. ed. London: Routledge, 2006. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203619728
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, Third Edition, 2021. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003099857
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. Lisboa: Edições 70, 1981
MALDONADO-TORRES, Nelson. Transdisciplinaridade e decolonialidade. Revista Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 31, n. 1, p. 75-97, 2016. DOI 10.1590/S0102-69922016000100005. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6080. Acesso em: 14 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100005
MONTE MÓR, Walkyria. Crítica e Letramentos Críticos: Reflexões Preliminares. In: ROCHA, Cláudia Hilsdorf; MACIEL, Ruberval Franco Maciel (orgs.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015. p. 31-50.
PATER, Ruben. Políticas de design. Trad. Antônio Xerxenesky. São Paulo: Ubu, 2020, 192p.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: QUIJANO, Anibal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142.
ROBINSON, Andrew. The story of writing. London: Thames and Hudson, 1995.
RODRIGUES, Olira; RODRIGUES, Karoline. A inteligência artificial na educação: os desafios do Chat GPT. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 16, p. e45997, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.45997. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/45997. Acesso em: 14 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45997
SOUZA, Jessé. Subcidadania brasileira: para entender o país além do jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: LeYa, 2018.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
RAMOS, Anatália Saraiva. Generative Artificial Intelligence based on large language models: tools for use in academic research. SciELO Preprints. Maio 2023. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.6105. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6105. Acesso em: 16 ago. 2024.
VERASZTO, Estéfano Vizconde. Projeto teckids: educação tecnologica no ensino fundamental. 2004. 184f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2004.315223. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597677. Acesso em: 14 ago. 2024.
VERASZTO, Estéfano Vizconde; SILVA, Dirceu da; MIRANDA, Nonato Assis; SIMON, Fernanda Oliveira. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, Porto, n. 8, p. 19-46, 2008. Disponível em: http://aleph.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2065/1901. Acesso em: 14 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Záira Bonfante dos Santos, Francis, Mauricio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).