GÊNEROS MULTIMODAIS: MAPEANDO PESQUISAS NO BRASIL

Autores

  • Antonia Dilamar Araújo UECE

Palavras-chave:

Gêneros Multimodais, Pesquisas e Ensino, Gramática Visual

Resumo

Este trabalho tem como foco o mapeamento das pesquisas sobre multimodalidade realizadas no Brasil nas áreas de lingüística e linguística aplicada. O mapeamento tem como objetivo geral revelar os temas de análise nos gêneros multimodais, cujos dados foram levantados nas páginas da internet dos programas de pós-graduação em linguística, linguística aplicada, letras e estudos da linguagem de universidades brasileiras, bem como revistas especializadas na área editadas pelos respectivos programas, fazendo um recorte do período de 2000 a 2011, mostrando os gêneros multimodais utilizados, os temas enfocados e tendências e as perspectivas teóricas adotadas nos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, D. B. L. (org.) Perspectivas em Análise Visual – Do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPb, 2008.
ALMEIDA, Danielle B. de. Do texto às imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística Aplicada – um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Ed. Contexto, 2009, p. 173- 202.
ALMEIDA, Danielle. B. de. Pelos caminhos do letramento visual: Por uma proposta multimodal de leitura crítica de imagens. Linguagem em Foco. Revista do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE, 2012 (no prelo).
BARTHES, R. Elementos de Semiologia. São Paulo: Editora: Hucitec, 1979.
BEZEMER, J.; KRESS, G. Writing in multimodal texts – A social semiotic account of designs for learning. Written Communication. v. 25, n.2, p. 166-195, April 2008.
BRITO, R. C. L.; PIMENTA, S. M. de O.Agramática do design visual. In: LIMA, C.H. P.;PIMENTA, S. M. De O.; AZEVEDO, A. M. T. (orgs.) Incursões Semióticas: Teoria e Prática da Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica social e Análise Crítica do Discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão Editora, 2009, p. 87-116.
CALLOW, Jon. Images, politics and multiliteracies: Using a visual metalanguage. Australian Journal of Language and Literacy. v.29, no. 1, pp. 7-23, 2006.
DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. (orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2005, p. 159-177.
GOMES, L. F. Hipertextos multimodais – leitura e escrita na era digital. Sorocaba, S. P: Paco Editorial e Eduniso, 2010.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.
HODGE e KRESS, G. Social Semiotics. Cambridge: Polity Press, 1988.
JEWITT, C. Multimodality and literacy in school classrooms. Review of Research in Education, vol. 32, p. 241-267, 2008.
JEWITT, C. The visual in learning and creativity: a review of the literature. A report for creative partnerships. Institute of Education: University of London, December 2008.
KRESS, G; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge. 1996.
KRESS, G. Multimodality, multimedia, and genre. IN: HANDA, C (ed.). Visual Rhetoric in a digital world. – A critical sourcebook.Boston: Bedford/St. Martin’s, 2004, p. 38-54.
KRESS, G; LEITE –GARCIA, R; Van LEEUWEN, T. Semiótica Discursiva. IN: Van DIJK, T (Ed.) El discurso como estructura y processo: estudios sobre el discurso. Una introdución multidisciplinaria. Barcelona, Gedisa Editorial, 2000.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Multimodal discourse - The modes and media of contemporary communication. London: Edward Arnold, 2001.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading Images - The grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
LEMKE, J. L. Multiplying Meaning: visual and verbal semiotics in scientific text. InN: MARTIN, J.R.; VEEL, R. (eds.) Reading Science. London: Routledge, 1998, p. 87-113.
LEMKE, J. L. Multimedia genres for science education and scientific literacy. In: SHLEPPEGRELL, M. J.; COLOMBI, C. (eds.) Developing advanced literacy in first and second languages. Erlbaum, 2002, p. 21-44.
OLIVEIRA e PAIVA, V. L.M. História do material didático. In: DIAS, R; CRISTOVÃO, V. L. L (orgs.) O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado
das Letras, 2009, p.17-56.
O’TOOLE, M. The language of displayed art. Rutherford, Madison, Teaneck: Fairleigh Dickison University Press, 1994.
PINHEIRO, V. S.; MAGALHÃES, C. Analisando significandos das capas da Revista Raça Brasil: Um estudo de caso à luz da semiótica social. Belo Horizonte: UFMG, 2007, p. 28-62 (Dissertação
de Mestrado defendida no programa de pós-graduação de Estudos Linguísticos da UFMG)
UNSWORTH, L. Describing visual literacies. Teaching multiliteracies across the curriculum – Changing contexts of text and image in classroom practice. Buckingham, Philadelphia: Open
University Press, 2001, p. 71-112.
VIEIRA, J.A. et al. Reflexões sobre a Língua Portuguesa – uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2019-09-15

Como Citar

ARAÚJO, A. D. GÊNEROS MULTIMODAIS: MAPEANDO PESQUISAS NO BRASIL. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 13–24, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1846. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>