v. 12 n. 3 (2020): Número atemático

					Visualizar v. 12 n. 3 (2020): Número atemático

Era abril de 2020 quando escrevemos o editorial do número 1 do volume 12. Tratava-se do primeiro número atemático desse volume da revista Linguagem em Foco. Naquele abril, início da pandemia, não tínhamos a dimensão do que ainda estaria por vir. Aos poucos, víamos que o isolamento tardaria a acabar e que não seria tão fácil assim voltarmos à normalidade dos dias. Precisávamos urgentemente de remédios eficazes contra o vírus, mas precisávamos sobretudo de vacina. O ano de 2020 foi um ano da espera. Uma longa espera. Mas enquanto esperávamos a vacina, os pesquisadores de LA não pararam. Continuaram suas pesquisas e a escrever sobre os resultados em artigos de qualidade que são publicados nesse número atemático.

Arte da Capa: Reflexos do futuro - Fotografia (2019) por Luiz Fernando Gomes

Publicado: 2021-01-22
  • Institucional

    1
  • Expediente

    2-5
  • Editorial

    Antonia Dilamar Araújo, Débora Liberato Arruda Hissa
    6-8
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4606

Artigos

  • Uma proposta para a análise crítica do meme como gênero em aulas de língua portuguesa

    Nara Maria Alves de Oliveira, Benedito Gomes Bezerra, Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo
    9-29
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4155
  • Por que usar a LM na aula de LE Do plurilinguismo ao translinguismo

    Marina Grilli
    30-49
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4245
  • A interface entre letramento acadêmico, prática de ensino e formação de leitores literários

    Deniz Costa Amado, Cícero da Silva, Márcio Araújo de Melo
    50-66
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4171
  • A Estação Considerações sobre a moda e seu léxico no século XIX no Brasil

    Vivian Orsi
    67-88
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4165
  • O filme “Corra!” na perspectiva da Análise de Discurso Crítica Reflexões sobre racismo, ideologia e discurso na atualidade

    Cindy Mery Gavioli-Prestes, Marieli Rosa, Micheli Rosa
    89-109
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4351
  • A relação entre o tempo e a linguagem em “A portrait of the artist as a young man”

    Jorge Witt Mendonça Junior, Rosanne Bezerra Araujo
    110-129
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4232
  • Para além da cognição Um estudo sobre aspectos emotivo-afetivos no Eixo Leitura da Base Nacional Comum Curricular

    Elenice Andersen
    130-149
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4243
  • Percepções de alunos com deficiência intelectual no ensino remoto Reflexões sobre a linguagem

    Leonardo Rafael Medeiros, Lázaro Rodrigues Tavares
    150-171
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4370
  • Cartografia de pesquisas nacionais sobre REA Ensino de línguas materna e estrangeiras

    Rodrigo Esteves de Lima-Lopes, Terezinha Marcondes Diniz Biazi
    172-196
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4384
  • A cognição e os princípios teóricos e metodológicos ao ensino de Libras para ouvintes Orientações a professores iniciantes

    Lídia da Silva
    197-218
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-2630
  • Design Thinking na Educação Relato de uma proposta para o ensino de língua materna

    Debbie Mello Noble
    219-237
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3928
  • Dialogismo e Construção de Sentidos em Charges da Folha de São Paulo

    Amanda Mikaelly Nobre de Souza, Ivaneide Gonçalves de Brito, Lidiane de Morais Diógenes Bezerra
    238-259
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4227
  • O ingresso na prática docente dos letramentos sociais Caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura

    Andréa da Silva Pereira
    260-279
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4323
  • “Acho que a escrita é fundamental” Representações de professores de língua portuguesa sobre o com trabalho produção textual na escola

    Bruno Scienza Schmidt, Anderson Carnin
    280-301
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4337
  • A dialogicidade em comentários polêmicos envolvendo a CNBB no Facebook

    Manoel Klebson de Andrade Oliveira, Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
    302-320
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4347
  • Estereótipos de gênero e leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas

    Roziane Keila Grando
    321-338
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3815
  • Análise dialógica do discurso e a sustentabilidade como valor da argumentação na publicidade Análise de anúncios de uma instituição bancária

    Graziela Frainer Knoll, Vera Lúcia Pires
    339-360
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4371
  • Uso de sinais de pontuação na construção dos sentidos textuais

    Antonio Cesar da Silva, Maria Inez Matoso Silveira
    361-382
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4372
  • O caráter intertextual dos dêiticos de memória em memes do Facebook

    Ana Cátia Silva de Lemos Colares, Maria Margarete Fernandes de Sousa
    383-404
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4251
  • O Lugar Mais Feliz da Terra Uma Análise do Discurso Espacial do Epcot World Showcase da Disney World

    Viviane Maria Heberle, Felipe Antonio de Souza, Luiza Horbach Dodl
    405-426
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3983

Resenhas

  • O cérebro no mundo digital Os desafios da leitura na nossa era

    Luiz Fernando Gomes
    427-435
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4474