Apropriações de conhecimentos em uma formação continuada colaborativa com foco na produção e reescrita de textos nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4931Palavras-chave:
Formação Continuada Colaborativa, Apropriação de conhecimentos, Produção e Reescrita de textoResumo
Neste artigo, tratamos de uma pesquisa que envolveu uma formação continuada colaborativa (doravante FCC) sobre produção e reescrita de textos nos anos iniciais e refletimos sobre seus resultados. A proposta orientou-se a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Quais apropriações de conhecimentos são possíveis identificar, em participantes de uma FCC, sobre o encaminhamento da produção e reescrita textual, subsidiado pela concepção de escrita como atividade de interação? Como aporte teórico, pautamo-nos em uma perspectiva interacionista-dialógica de linguagem, conforme os escritos do Círculo de Bakhtin, na qual compreendemos a prática de escrita como atividade de interação. Em relação ao conceito de apropriação de conhecimentos, partimos dos preceitos de Vygotsky (1991[1984]) e Magalhães (2004). Os dados foram gerados no decorrer do processo formativo. Trata-se de uma pesquisa que se insere na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2003), de cunho qualitativo-interpretativista, etnográfica educacional (JUNG; SILVA; SANTOS, 2019) e pesquisa-ação crítico-colaborativa (MAGALHÃES, 2004; PIMENTA, 2005). Os resultados apontam para apropriações de conhecimento reverberadas pelas docentes acerca da temática da FCC, como: a) compreensão das diferentes concepções de linguagem e de escrita; b) conhecimento acerca da prática de escrita como atividade de interação e sua relevância no trabalho com o eixo da produção textual; c) elaboração de encaminhamentos de produção, contemplando elementos da interação; d) reconhecimento da prática de revisão/correção de textos na promoção de uma prática de escrita subsidiada pela concepção interacionista-dialógica de linguagem.
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