v. 13 n. 1 (2021): Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho

					Visualizar v. 13 n. 1 (2021): Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho

É com imensa alegria que publicamos o volume 13, número 1, 2021, da Revista Linguagem em Foco, com artigos de pesquisas que tratam do tema Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho, e com o qual homenageamos a ALAB pelos 30 anos de existência completados em 2020 e por continuar a cumprir de forma muito significativa, mesmo em momentos históricos difíceis como o da pandemia da Covid-19 que ainda estamos atravessando, a missão de fomentar a pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil.

Arte da capa: O caminho do bem - Desenho digital (2018) por Luiz Fernando Gomes

Publicado: 2021-06-04
  • Institucional

    1
  • Expediente

    2-5
  • Editorial

    Aline Leontina Gonçalves Farias, Rozania Maria Alves de Moraes, Antonia Dilamar Araújo
    6-11
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5490

Artigos

  • O uso da língua materna em aulas de francês A entrevista em aloconfrontação revelando possíveis gestos genéricos

    Eliane Gouvêa Lousada , Naiara Alves Duarte
    12-43
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5492
  • Práticas dialógicas e experiências formativas a serviço do desenvolvimento profissional contínuo dos professores

    Fabienne Brière, Laurence Espinassy
    44-65
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5482
  • Pesquisa-formação no estágio supervisionado de língua francesa com base em diálogos de autoconfrontação

    Aline Leontina Gonçalves Farias
    66-91
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5471
  • A relação atividade-afetividade na formação inicial de uma professora de francês

    Marina Cavalcanti Tavares Clemente, Wescley Batista Lopes, Rozania Maria Alves de Moraes
    92-113
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5454
  • Formação inicial de professores, trabalho docente e o Programa Residência Pedagógica de Letras da UNIFAP Das dimensões epistêmicas às vivências praxiológicas de professores-residentes

    Rosivaldo Gomes
    114-138
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5182
  • O trabalho docente de uma professora supervisora do PIBID – Língua Portuguesa na perspectiva dos licenciandos

    Andreia Rezende Garcia-Reis, Giovana Rabite Callian
    139-161
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4915
  • O Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa em contexto de ensino remoto

    Patrícia Cardoso Batista, Nilza Pereira Crepaldi, Annie Rose dos Santos
    162-180
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4867
  • O estágio curricular em língua inglesa e a formação inicial de alunos do Curso de Letras Contribuições à prática pedagógica

    Matheus Lucas Almeida, Thaysa Ferreira dos Santos Brayner, Antonio Henrique Coutelo de Moraes
    181-200
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5005
  • A negociação de saberes em um contexto de formação inicial de professores de Língua Inglesa

    Themis Rondão Barbosa da Costa Silva
    201-220
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4950
  • Contextos de formação de professores de línguas Atravessamentos

    Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho
    221-236
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4956
  • Ensino remoto emergencial e formação de professores de línguas adicionais

    Marina Lopes Ribeiro, Stephanie Godiva, Ebal Sant’Anna Bolacio Filho
    237-256
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5010
  • A prática reflexiva na formação de professores de espanhol como língua estrangeira

    Yessy Villavicencio Simón, Lizandra Rivero Cruz, Ivan Gabriel Grajales Melian
    257-273
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4895
  • Práticas pedagógicas e formação de professores para o contexto bilíngue Uma relação inequívoca

    Luana Francine Mayer, Rosana Mara Koerner, Marly Krüger de Pesce
    274-294
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4953
  • Apropriações de conhecimentos em uma formação continuada colaborativa com foco na produção e reescrita de textos nos anos iniciais

    Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho, Terezinha da Conceição Costa-Hübes
    295-316
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4931
  • Ára Ayvu Regua Formação de professores indígenas

    Fernanda Martins Felix, Neiva Gabriel Fernandes
    317-337
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4991
  • Formação de professores de línguas em Roraima Da Educação Linguística Ampliada às Novas Epistemologias

    Cora Elena Gonzalo Zambrano, Marcus Vinícius da Silva, Fernanda Sousa Lima
    338-358
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5161
  • Narrativas e perfis de professores formadores de um curso de Licenciatura em Espanhol de um Instituto Federal

    Antonio Ferreira da Silva Júnior
    359-380
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5179
  • A Construção da Identidade do Professor Um Estudo de Caso Envolvendo Graduandos em Letras-Inglês

    Victoria Oliveira da Silva, Larissa Dantas Rodrigues Borges
    381-402
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5191

Ensaios

  • Entre o não ainda e o já passou A sociedade hiperconectada e a cultura digital

    Luiz Fernando Gomes
    403-408
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5480

Entrevistas