PELOS CAMINHOS DO LETRAMENTO VISUAL: POR UMA PROPOSTA MULTIMODAL DE LEITURA CRÍTICA DE IMAGENS

  • Danielle Barbosa Almeida UFPB
Palavras-chave: Letramento Visual, Multimodalidade, Abordagem Pedagógica

Resumo

Este artigo observa a prática pedagógica de quatro professores de inglês como Língua Estrangeira (ILE) de uma universidade pública do nordeste do Brasil. Se apóia em estudos que conciliam a Gramática Visual de Kress & van Leeuwen (2006) a sua aplicação no contexto educacional. Os resultados demonstram que a abordagem das imagens na sala de ILE é feita de maneira não sistemática por professores que carecem de instrução sobre como proceder em relação à exploração das imagens enquanto recursos semióticos capazes de promover um aprendizado mais crítico e reflexivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCÂNTARA, L.; RIQUINHO, D.; TONEZER, C. [s.d.] Diário de campo. Disponível em: http://www.ufrgs.br/eenf/laboratorios/levi/projeto52/aulaI/Aula_Diario_campo2.pdf. Acesso em: 27/08/2009.
ALMEIDA, D. B. L. (Org.) Perspectivas em Análise Visual do fotojornalismo ao blog. João Pessoa, Editora Universitária, 2008, 84 p.
_________. Do texto às imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: R.C.M. PEREIRA e P. ROCA(Orgs.), LingüísticaAplicada: Um Caminho com DiferentesAcessos. São Paulo, Contexto, 2009, p. 173-202.
_________. Multimodalidade e Ensino: Integrando o Texto e o Contexto em Estruturas Visuais. In: Barbara, L. & E. Moyano (Eds.). Exploraciones sistémico-funcionales en portugués y español.
Textos y lenguaje académico. Los Polvorines/San Pablo: UNGS-PUCSP. 2010. AT&T Knowledge Network Explorer. 21st Century Literacies: Visual Literacy. Disponível em: http://www.kn.pacbell.com/wire/21stcent/visual.html. 2002. Acesso em: 06/05/2010.
BATISTA, C.C.F. et al. Inglês Instrumental: praticando a leitura. João Pessoa, [s.n.]. 2008, p. 3-38.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: volume 1. Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica: conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: MEC / SEB, 2006. p. 87-124.
BROWETT, J. Critical Literacy and Visual Texts: Windows on Culture. Impact, v. 11, n.2, 2002. p.24-29. Disponível em: http://www.fp.education.tas.gov.au/English/browett.htm. Acesso em:
22/08/2009.
CALLOW, J. Talking about visual texts with students. 2003. Reading Online. Disponível em: http://www.readingonline.org/articles/art_index.asp?HREF=callow/index.html. Acesso em: 03/10/2009.
COSCARELLI, C. V. Leitura em ambiente multimídia e a produção de inferências. In: GUIMARÃES, Ângelo de M. (Ed.) Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Belo
Horizonte: DCC/UFMG, nov. 1996, p. 449-456. Disponível em: http://bbs.metalink.com.br/~lcoscarelli/SBIE.pdf. Acesso em: 29/06/2010.
CUNHA, M.A.F.; SOUZA, M.M. Situando o Funcionalismo. In: Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro, Lucerna, 2007, p. 17-28.
FREIRE, P. Primeira carta: Ensinar –Aprender Leitura do mundo – Leitura da palavra. In: Professora sim, tia não – cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, Olho d’água, 1997, p. 19-26.
GOLDSTEIN, B. Framework. Level 3B. Student’s Book and Workbook. London: Richmond. 2004.
HALLIDAY, M.A.K. An Introduction to Functional Grammar. 2 ª ed. London, Edward Arnold. 1994.
HEYER, S. True Stories in the news: a beginning reader. 2ª ed. Harlow, Longman, 1996, p. 22-23.
JEFFERY, P.; LLOYD, M. Framework. Level 4. Student’s Book and Workbook. London: Richmond, 2004, p. 62-74.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. 2ª ed., London, Routledge. 2006.
OLIVEIRA, S. Texto Visual e Leitura Crítica: o dito, o omitido, o sugerido. Linguagem & Ensino,
v. 9, n.1, 2006, p. 15-39. Disponível em: http://rle.ucpel.tche.br/php/edicoes/v9n1/sara_oliveira.pdf.
Acesso em: 19/04/2009.
_________. Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira. Scielo Brasil, v.47, n.1. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132008000100006&script=sci_arttext. Acesso em: 03/10/2009.
STOKES, S. Visual Literacy in teaching and learning: A literature perspective. Eletronic Journal for the Integration of Technology in Education, v.1, n.1, 2002, p. 10-19. Disponível em: http://
ejite.isu.edu/Volume1No1/pdfs/stokes.pdf. Acesso em: 06/05/2010.
UNSWORTH, L. Describing Visual Literacies. In: Teaching Multiliteracies across the Curriculum – changing contexts of texts and image in classroom practice. Philadelphia, Open University
Press, 2001, p. 71-112.
__________. Towards a metalanguage for multiliteracies education: Describing the meaning-making resources of language-image interaction. English Teaching: Practice and Critique. v. 5, n.1, 2006, p.55-76. Disponível em: http://education.waikato.ac.nz/research/files/etpc/2006v5n1art4.pdf.Acesso em: 23/09/2009.
Publicado
2019-09-15
Como Citar
ALMEIDA, D. PELOS CAMINHOS DO LETRAMENTO VISUAL: POR UMA PROPOSTA MULTIMODAL DE LEITURA CRÍTICA DE IMAGENS. Revista Linguagem em Foco, v. 3, n. 5, p. 43 - 64, 15 set. 2019.