Formação docente continuada e multimodalidade sob a perspectiva de professores de línguas de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4019

Palavras-chave:

Formação docente continuada, Multimodalidade, Letramento multimodal crítico, Prática docente

Resumo

O objetivo deste artigo é diagnosticar conhecimentos e práticas docentes sobre multimodalidade antes e depois de uma formação continuada com professores de Linguagens e Códigos numa escola pública de Ensino Médio de Fortaleza-CE. O referencial teórico compreende os eixos temáticos: formação docente continuada (GIMENEZ, 2006; VIEIRA- ABRAHÃO, 2010), multimodalidade e letramento multimodal crítico (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; CALLOW, 2008). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva com análise qualitativa ao aplicarmos questionários de sondagem aos professores sobre saberes e práticas acerca da multimodalidade, letramento multimodal crítico e livro didático. Os resultados sinalizam que os professores colaboradores 3 , após a formação continuada, passaram a planejar e desenvolver práticas de letramento com os livros didáticos para instigar as dimensões afetiva, composicional e crítica do Show me framework (CALLOW, 2008) com os estudantes em sala de aula, contemplando a interpretação de palavras e imagens. Essa constatação pode indicar uma sensibilização para uma reflexão dos professores sobre sua própria prática docente na escola.

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Publicado

2020-09-21

Como Citar

PINHEIRO, M. S.; ARAÚJO, A. D. Formação docente continuada e multimodalidade sob a perspectiva de professores de línguas de uma escola pública. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 170–189, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4019. Acesso em: 9 out. 2024.

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