Formação docente continuada e multimodalidade sob a perspectiva de professores de línguas de uma escola pública

Palavras-chave: Formação docente continuada, Multimodalidade, Letramento multimodal crítico, Prática docente

Resumo

O objetivo deste artigo é diagnosticar conhecimentos e práticas docentes sobre multimodalidade antes e depois de uma formação continuada com professores de Linguagens e Códigos numa escola pública de Ensino Médio de Fortaleza-CE. O referencial teórico compreende os eixos temáticos: formação docente continuada (GIMENEZ, 2006; VIEIRA- ABRAHÃO, 2010), multimodalidade e letramento multimodal crítico (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; CALLOW, 2008). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva com análise qualitativa ao aplicarmos questionários de sondagem aos professores sobre saberes e práticas acerca da multimodalidade, letramento multimodal crítico e livro didático. Os resultados sinalizam que os professores colaboradores 3 , após a formação continuada, passaram a planejar e desenvolver práticas de letramento com os livros didáticos para instigar as dimensões afetiva, composicional e crítica do Show me framework (CALLOW, 2008) com os estudantes em sala de aula, contemplando a interpretação de palavras e imagens. Essa constatação pode indicar uma sensibilização para uma reflexão dos professores sobre sua própria prática docente na escola.

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Publicado
2020-09-21
Como Citar
PINHEIRO, M.; ARAÚJO, A. Formação docente continuada e multimodalidade sob a perspectiva de professores de línguas de uma escola pública. Revista Linguagem em Foco, v. 12, n. 2, p. 170-189, 21 set. 2020.