A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Formação Docente, Direitos Humanos, EducaçãoResumo
A Educação em Direitos Humanos propõe uma transformação da prática docente e da formação inicial e continuada dos profissionais da Educação. É alicerçada em sete princípios e tem a dignidade da pessoa humana como o eixo de um processo humanizador da formação de cidadãos e da prática profissional da Educação. O presente trabalho é, pois, um esforço de compreensão conjunta dos sentidos de dois pareceres, que subsidiam as diretrizes do processo de formação inicial e continuada dos profissionais e dos cidadãos nas escolas, desde a Educação Infantil aos cursos de Pós-graduação da Educação Superior, com vistas a contribuir nesse processo de mediação entre o texto normativo e os profissionais da educação. Trata-se de uma necessidade manifesta de apresentação dos propósitos e valores existentes nos documentos, para que seja possível a construção de caminhos como possibilidades de dar vida às diretrizes no lugar e no tempo em que o processo educativo humanizador deve ocorrer de fato – a escola. Para tanto, parte-se de uma análise documental, para relatar algumas construções que vêm sendo desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas (UTFPR) a partir de ações de pesquisa, extensão e ensino integradas em um processo de envolvimento crescente de pesquisadores e de alunos no biênio 2013-2015. Tais construções contaram com a contribuição das experiências na licenciatura em Matemática do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, bem como das participações em eventos. Espera-se oferecer uma contribuição ao processo de compreensão das Diretrizes e das formas pelas quais é possível humanizar a educação brasileira.
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