Formação inicial de professores, trabalho docente e o Programa Residência Pedagógica de Letras da UNIFAP

Das dimensões epistêmicas às vivências praxiológicas de professores-residentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5182

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Residência Pedagógica, Formação de professores

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar, primeiramente, a configuração de um curso de formação oferecido a professores de Língua Portuguesa (em pré-serviço), participantes do Programa Residência Pedagógica, Núcleo/Subprojeto de Letras-Português - 2018-2020, desenvolvido pela Universidade Federal do XX. Desse objetivo, desdobra-se outro que visa analisar o agir professoral e o trabalho planejado e realizado de cinco professores-residentes, participantes do referido curso. O estudo situa-se no campo da Linguística Aplicada e a análise dos dados, de caráter qualitativo-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006), foi realizada a partir de um corpus de trechos de dois relatórios de práticas de práticas de ensino, produzidos pelos professores-residentes/colaboradores da pesquisa. Nos trechos dos relatórios, foram analisados alguns segmentos de tratamento temático do discurso desses professores, a partir dos quais foi possível encontrar representações do agir professoral e do trabalho desenvolvido por esses agentes em contexto de interação didática em sala de aula. Os resultados demonstram que a oferta do referido curso possibilitou aos professores-residentes tanto a mobilização quanto a ampliação de seus repertórios didáticos para o ensino de Português como língua materna. A análise e a interpretação dos dados, neste caso, dos segmentos de tratamentos temáticos, retirados de dois relatórios de prática, permitiu-nos compreender que o agir professoral e o trabalho planificado e o realizado, desenvolvidos pelas/os professores em formação, configuram-se a partir de determinantes externos que estão ligados diretamente com prescrições que são estabelecidas a partir de documentos oficiais, de intenções e modelos de agir que esses sujeitos se apoiam para concretização de seu métier.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação, com estudo sobre materiais didáticos, multiletramentos e formação de professores. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá na área de Educação e formação de professores e estágio pós-doutoral em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal do Ceará com apoio de bolsa pelo Programa Nacional de Estágio Pós-doutoral (PNPD/CAPES). É professor Adjunto na área de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Letras - Mestrado (PPGLET/UNIFAP) - Linha de pesquisa Diversidade Linguística na Amazônia, docente do Programa de Pós-graduação em Letras - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras) - Linha de pesquisa Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem e docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UFMS) - Linha de pesquisa Linguagens, Identidades e Ensino. Realiza pesquisa que tratam sobre os seguintes temas: educação bilíngue, práticas de letramentos, Português como LE/L2, Língua Adicional e Língua Materna, formação de professores, agir professoral, letramento acadêmico, práticas de leitura e escrita em contexto escolares e não escolares, análise e elaboração de materiais didáticos, práticas discursivas em redes sociais, práticas translíngues, identidade, cultura e linguagens na amazônia, letramento racial crítico e currículo; currículo, gênero, raça e sexutalidades e discurso; educação linguística, identidade, formação de professores na perspectiva dos estudos de letramento e da decolonialidade. 

Referências

AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (Org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUE, 2004. p. 35-54.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003[1951/1953].

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BRONCKART, J.P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução:Anna Rachel Machado, Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2006.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2.ed. São Paulo: Educ, 2009.

BRONCKART, J.P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução: Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2008.

BRONCKART, J. P.; MACHADO, A. R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 131-163.

BULEA, E. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2010.

BULEA, E.; BRONCKART, J. P. As potencialidades praxiológicas e epistêmicas dos (tipos de) discursos. Scripta, v. 12, n. 22, p. 43-84, jul., 2008. Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4433. Acesso em: 20 mar. 2021.

CICUREL, F. Les interactions dans l´ enseignement des langues: l´agir professoral.Didier, Paris, 2011.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. 2. ed. Tradução: Adail Sobral. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2007.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. (Orgs.). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J (Orgs.). Gêneros Orais e escritos na escola. Tradução e Organização deR. Rojo e G. S. Cordeiro. São Paulo: Mercado das Letras, 2004. p. 95-128.

GOMES, R. Projetos de letramento - práticas sociais, digitais, culturais de linguagem e formação docente. Macapá: Departamento de Extensão - Universidade Federal do Amapá, 2018. p. 1-20.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema fundamental para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.) Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 7-40.

JANKS, H. Panorama sobre letramento crítico. In: JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (Orgs.) Práticas de multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas: Pontes, 2016. p. 21-39.

JORDÃO, C. M. No tabuleiro da professora tem... Letramento Crítico? In: JESUS, D. M. de; CARBONIERI, D. (Orgs.) Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.p. 41-53.

KLEIMAN, A. B. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade recente: festschri para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 39-58.

KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, jul., 2007.Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242. Acesso em: 12 mar. 2021.

KLEIMAN, A. B. O processo de aculturação pela escrita: ensino de forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, A. B.; SIGNORINI, I. (Orgs.). O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000. p. 223-243.

KLEIMAN, A. B.; DIAS, C. A.; GRANDE, P. B. A Linguística Aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. Calidoscópio, Taubaté, v. 17, p. 724-742, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.04. Acesso em: 12 mar. 2021.

KLEIMAN, A. B.; SANTOS, C. B. dos. Estudos de letramento do professor: percursos metodológicos. In: GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R.; GÓIS, M. L. de Sousa (Orgs.).Viabilizar a Linguística Aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editora, 2014. p.183-205.

LEURQUIN, E. V. L. F. O que dizem os professores sobre seu agir professoral? In: GERHARDT, A. F. L. M. (Org.).Ensino-aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2013. p. 299-332.

LIBERALI F. C. As linguagens das reflexões. In: MAGALHÃES, M. C. C. (Org.). A formação do professor como um profissional crítico. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 87-117.

MACHADO, A. R. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, A. M. M; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. (Org.) O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo: Mercado de Letras, 2007. p. 77-97.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E. A apropriação de gêneros textuais pelo professor: em direção ao desenvolvimento pessoal e à evolução do “métier”. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v. 10, n. 3, p. 619-633, set./dez., 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1518-76322010000300009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 mar. 2021.

MACHADO, A.R. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, A.M.M., MACHADO, A.R.; COUTINHO, A. (Orgs.). O Interacionismo Sociodiscursivo: Questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

MACHADO, A.R; BRONCKART, J.P. De que modo os textos Oficiais prescrevem o Trabalho do Professor? Análise Comparativa de Documentos Brasileiros e Genebrinos. Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada Delta, São Paulo, v. 21, n.2, 2005.

MAGALHÃES, M. C. C. A linguagem na formação de professores reflexivos críticos. In: MAGALHÃES, M. C. C (Org.). A formação do professor como um profissional crítico. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 59-85.

MOITA LOPES, L.P. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L.P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Editora Parábola, 2006. p. 85-105.

SAUJAT, F. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 3-34.

SCHÖN, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução:Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SIGNORINI, I. Do residual ao múltiplo e ao complexo: o objeto da pesquisa em Linguística Aplicada. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. (Orgs.). Linguística Aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado das Letras, 1998.p. 89-98.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução:Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TILIO, R. C.; MULICO, L. V. Um olhar sobre a emergência da Linguística Aplicada contemporânea na perspectiva dos sistemas complexos. Alfa: Revista de Linguística,v. 60, pp. 455-474, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/7989. Acesso em: 12 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-04

Como Citar

GOMES, R. Formação inicial de professores, trabalho docente e o Programa Residência Pedagógica de Letras da UNIFAP: Das dimensões epistêmicas às vivências praxiológicas de professores-residentes. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 114–138, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5182. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5182. Acesso em: 19 abr. 2024.