Práticas pedagógicas e formação de professores para o contexto bilíngue

Uma relação inequívoca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4953

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Formação docente, Educação bilíngue

Resumo

A partir de uma pesquisa realizada em um contexto de ensino bilíngue, envolvendo seis professoras de turmas de educação infantil e séries iniciais, aqui serão trazidos dados que indicam os modos como questões sobre suas formações afloram a partir de seus relatos sobre suas práticas pedagógicas. O objetivo deste artigo é verificar como suas formações acontecem no cotidiano da sala de aula e no espaço escolar considerando o que pode ser inferido a partir do que relatam sobre seu fazer docente. As reflexões aqui propostas estão baseadas em Nóvoa (2009), Imbernón (2009) e Cunha (2007), que ajudam a compreender a formação docente e García (2009) e MEGALE & LIBERALI (2016) que abordam a questão do ensino bilíngue.  Os instrumentos de produção de dados foram um questionário escrito seguido de um grupo de discussão, e entrevista individual recorrente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida ao longo de 2019 e 2020, cujos dados indicaram que a formação docente acontece a partir dos desafios com trabalho em sala de aula, e apesar de ser um processo individual e assíncrono, se dá principalmente nas trocas entre os pares e com base em experimentações. Os resultados podem dar indícios significativos no que tange às discussões sobre a formação docente para este contexto de ensino que, até este momento, não é prevista por cursos de licenciatura no Brasil e, assim, necessita de algumas regulamentações no que se refere à sua formação inicial.

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

MAYER, L. F.; KOERNER, R. M.; PESCE, M. K. de. Práticas pedagógicas e formação de professores para o contexto bilíngue: Uma relação inequívoca. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 274–294, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-4953. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4953. Acesso em: 21 nov. 2024.