Contextos de formação de professores de línguas

Atravessamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4956

Palavras-chave:

Formação de professores de língua, Residência pedagógica, PIBID, Centro de línguas, Núcleo de ensino

Resumo

O presente estudo tem como objetivo propor uma reflexão de contextos variados de formação de professores de línguas e seus atravessamentos na construção de identidades docentes, por meio de ações que promovem uma indissociabilidade entre a teoria e a prática. Os dados foram coletados por meio dos processos de orientação e supervisão de professores em formação, alunos de um curso de Letras, que participam de projetos em rede, tais como o Programa Residência Pedagógica (CAPES/MEC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/MEC), bem como de projetos mantidos pela própria Unesp, como o Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores e o Programa Núcleos de Ensino. Para tanto, assumimos uma perspectiva dialógica, com base nas discussões propostas pelo círculo bakhtiniano e seus seguidores, bem como nos estudos a respeito dos processos de construção de identidades docentes. Os resultados apontam as significativas contribuições da inserção dos professores em formação nesses contextos e discutem as necessidades de manutenção desses programas.

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

RAMOS, K. A. H. P.; CARVALHO, K. C. H. P. de. Contextos de formação de professores de línguas: Atravessamentos. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 221–236, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-4956. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4956. Acesso em: 26 abr. 2024.