Autoconfrontação e formação de professores

Diálogos e contribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5473

Palavras-chave:

Autoconfrontação, Análise do trabalho, Formação de professores

Resumo

Esta entrevista, que nos foi concedida pelo linguista e analista do trabalho Daniel Faïta, teve como escopo gerar um diálogo sobre o uso do quadro teórico-metodológico da autoconfrontação em recentes pesquisas sobre formação de professores. A discussão parte de estudos e intervenções realizadas na França, no âmbito da análise do trabalho, que deram origem ao referido quadro no final dos anos 1980 (FAÏTA, 1989). Oprocesso autoconfrontativo, fortemente fundamentado no dialogismo bakhtiniano e destinado, segundo Clot e Faïta (2000), a criar as condições favoráveis à análise e à transformação da atividade profissional – como constatamos na entrevista –tem contribuído para provocar um movimento dialógico-interativo que leva os sujeitos implicados no processo a compreender o trabalho do professor e, por conseguinte, a colaborar para uma melhoria na área da formação docente.

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

FAÏTA, D.; MAGALHÃES, E. M. . Autoconfrontação e formação de professores: Diálogos e contribuições . Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 409–436, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5473. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5473. Acesso em: 20 abr. 2024.

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