Formação de professores de línguas em Roraima

Da Educação Linguística Ampliada às Novas Epistemologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5161

Palavras-chave:

Formação de Professores, Reforma curricular, Superdiversidade linguística

Resumo

Com duas fronteiras internacionais e mais de 10 etnias indígenas habitando o território de Roraima, as escolas locais são atravessadas pelos contatos linguístico-culturais de alunos de diferentes nacionalidades e etnias. Nos municípios fronteiriços do estado sempre houve a presença de estudantes estrangeiros e indígenas que frequentam não só as escolas das comunidades indígenas, mas também das áreas urbanas. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar a necessidade de uma reformulação curricular das licenciaturas em Letras oferecidas em Roraima, para que possam proporcionar uma educação linguística ampliada (CAVALCANTI, 2013) a professores de línguas maternas e adicionais. Tal preocupação com a formação dos professores de línguas é urgente, principalmente, após o aumento da migração transnacional de venezuelanos, além da dificuldade já existente dos professores para lidar com a realidade sociolinguística complexa na qual os aprendizes estão inseridos. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, com análise das grades curriculares dos cursos de letras das Universidades Estadual e Federal de Roraima. O arcabouço teórico desta pesquisa filia-se à Linguística Aplicada e às novas epistemologias advindas das teorias decoloniais (MIGNOLO, 2018). Os resultados mostram ações incipientes para a inclusão de disciplinas relacionadas à diversidade linguística roraimense e ao ensino/aprendizagem de português como língua adicional (indígenas, estrangeiros e surdos). Ademais, verificamos a urgência de que disciplinas atualmente eletivas, sejam atualizadas na perspectiva aqui defendida e incorporadas à grade obrigatória dos currículos, objetivando a regularidade formativa dos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cora Elena Gonzalo Zambrano, Universidade Estadual de Roraima – UERR

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR); Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Fedeal de Minas Gerais (UFMG); Professora do Curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista-RR.

Marcus Vinícius da Silva, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – CAp/UFRR

Mestre em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESp-Araraquara); Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (Cap/UFRR), Boa Vista-RR.

Fernanda Sousa Lima, Universidade Estadual de Roraima – UERR

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR); Professora do Curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista-RR.

Referências

BRAZ, E. S. Línguas e identidades em contexto de fronteira Brasil/Venezuela. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Estudos da Linguagem. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Campinas, SP: 2010.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008

CADILHE, A. J.; LEROY, H. R. Formação de professores de língua e decolonialidade: o estágio supervisionado como espaço de (re) existências. Calidoscópio, v. 18, n. 2, p. 250-270, maio-agosto 2020. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.01. Acesso em: nov. 2020.

CALVO, L. C. S.; FREITAS, M. A. Currículo e formação docente inicial no dizer de formadores de um curso de Letras: ênfases, lacunas e consequências. In: SILVA, K. A. et al. (Orgs). A formação de professores: novos olhares- vol 1. Campinas, SP: Pontes Editora, 2011.

CAVALCANTI, M. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: Moita Lopes, L.P. (org.) Linguística Aplicada na Modernidade Recente – Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola/Cultura Inglesa, 2013, pp 211-226.

GIMENEZ, T. Formação de professores de línguas no Brasil: avanços e desafios. In: SANTOS, L. I. S; SILVA, K. A. (orgs). Linguagem, ciência e ensino: desafios regionais e globais. Campinas: Pontes, 2013. p.41-54.

KLEIMAN, A. B. A agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, L. P. M. (org.). Linguística Aplicada na modernidade recente. Festchrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola editorial, 2013.

LIMA, F. S. Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.

MIGNOLO, W. Historias locales/diseños globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Ediciones Akal, S. A, 2013.

______. D. Eurocentrismo e Colonialidade- A Questão da Totalidade do Conhecimento. In: MIGNOLO, W; WALSH, K. On decoloniality: Concepts, Analystis, Praxis. Duke University Press, 2018.

MOITA LOPES, L. P.; FABRICIO, B. F. Por uma ‘proximidade crítica’ nos estudos em Linguística Aplicada. Calidoscópio. V. 17. n. 4, p. 711-723, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.03. Acesso em: nov. 2020.

OLIVEIRA, M. R. A perspectiva do outro na instância curricular (de)colonial: alijamentos históricos e possibilidades de mudança. MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES, v.8, n.1, 2020, p. 37 - 56. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3765.Acesso em: 19 ago. 2020.

OLIVEIRA, Reginaldo Gomes; IFILL, Mellissa. (Orgs.). Dos Caminhos Históricos aos Processos Culturais entre Brasil e Guyana. Boa Vista-RR: EdUFRR, 2011.

PEREIRA, M. C. A escola da fronteira: diversidade e cultura na fronteira Brasil – Guiana. Inter –ação. Ver. Fac. Educ. UFG 32 (2): 345 -361, jul.dez. 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/3066. Acessso em 02 de setembro de 2020.

______.Processos migratórios na fronteira Brasil-Guiana. Estudos Avançados, 20 (57): 210 - 219, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v20n57/a16v2057.pdf. Acesso em 02 de setembro de 2020.

QUIJANO, A. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA. Curso de Licenciatura em Letras como habilitação em língua portuguesa e literatura. Boa Vista/RR, 2018. Disponível em: https://www.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2018/10/pcc-letras.pdf. Acesso em: 16 set. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Curso de Licenciatura em Letras Português/Literaturas. Boa Vista/RR, 2017. Disponível em: http://ufrr.br/letrasliteratura/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=10&Itemid=361. Acesso em :16 set. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol. Boa Vista/RR, 2017. Disponível em: http://ufrr.br/letrasespanhol/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=10&Itemid=361. Acesso em:16 set. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês. Boa Vista/RR, 2017. Disponível em: http://ufrr.br/letrasingles/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=10&Itemid=361. Acesso em: 10 set. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Curso de Licenciatura em Letras Português/Francês. Boa Vista/RR, 2017. Disponível em: http://ufrr.br/letrasingles/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=10&Itemid=361. Acesso em: 10 set. 2020.

VEIGA NETO, A. De geometrias, currículo e diferenças. Educação e Sociedade. Ano XXIII, nº 79. Campinas-SP: SCIELO, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10853.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

VERTOVEC, S. Super-diversity and its implications. In: Ethnic and Racial Studies. Vol. 30 No. 6 November 2007, p. 1024-1054. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v31n2/1678-460X-delta-31-02-00411.pdf Acesso em: 15 maio 2019.

VITA, F. A. A licenciatura em Letras e a formação do professor de língua estrangeira. In: MATOS, D.; PARAQUETT, M. (orgs). Interculturalidade e identidades: formação de professores de espanhol. Salvador, EDUFBA, 2018.

WALSH, C. Interculturalidade e colonialidade do poder: um pensamento e posicionamento "outro" a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). V. 05, N. 1, p. 6- 39, Jan.-Jul., 2019.

ZAMBRANO, C. E. G. Español como lengua de migración en Roraima y las nuevas políticas lingüísticas horizontales y verticales. In: Congresso Brasileiro de Hispanistas. Anais XI Congresso Brasileiro de Hispanistas. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em:https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72670. Acesso em: 5 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-04

Como Citar

ZAMBRANO, C. E. G.; SILVA, M. V. da; LIMA, F. S. Formação de professores de línguas em Roraima: Da Educação Linguística Ampliada às Novas Epistemologias. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 338–358, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5161. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5161. Acesso em: 19 abr. 2024.