A negociação de saberes em um contexto de formação inicial de professores de Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4950

Palavras-chave:

Formação de professores, Língua Inglesa, PIBID, Linguística Aplicada, Letramentos

Resumo

Este artigo é um recorte de minha dissertação de mestrado que teve por objetivo principal investigar a formação de professores de Língua Inglesa em contexto de um Subprojeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa de cunho etnográfico, com características de epistemologia da emergência. A pesquisa foi desenvolvida em contexto de uma escola pública da cidade de Campo Grande - MS e teve como participantes uma professora supervisora da escola, quatro licenciandos do Pibid e esta pesquisadora. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e/ou em vídeo das reuniões de planejamento e aulas, questionários e entrevistas com os participantes. A análise consiste, principalmente, na descrição dos aspectos emergentes ao longo do processo de formação investigado e suas interfaces com a formação de professores na contemporaneidade. A pesquisa indicou que o enfraquecimento de hierarquias entre pesquisador, pesquisado e licenciandos, por meio de uma ressignificação da relação entre escola e universidade e seus saberes, resultou em práticas colaborativas ao longo do processo de formação de professores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIESTA, G.J.J. Good Education in the age of measurement: Ethics, politics and democracy. London: Paradigm Publishers, 2010.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Línguas Estrangeiras. In: Linguagens, Códigos e Tecnologias. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://goo.gl/RxeyS3. Acesso em: julho de 2014.

CRAWSHAW, R. Intercultural awareness as a component of HE Modern Language courses in the UK, 2005.

DUBOC, A. P. M. Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas brechas da formação de professores de inglês. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês do Departamento de Línguas Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo: USP. 2012. 246 f.

______. O ensino de línguas estrangeiras na contemporaneidade: teorias em prática. Palestra proferida no VI EPLIMS. Campo Grande, MS, 04 de novembro de 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GEERTZ, C. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

_____; FOGAÇA, F. C. Ensino de inglês, letramento crítico e cidadania: um triângulo amoroso bem-sucedido. Línguas e Letras, 2007, v. 8, n. 14, p. 79 – 105.

KALANTZIS, M. COPE, B.. New learning: Elements of a science of education. Second edition. Port Melbourne, Victoria, 2012.

LUKE, A.; FREEBODY, P. Shaping the social practices of reading. In: MUSPRATT, S.; LUKE, A.; FREEBODY, P. (Eds.). Constructing critical literacies. St. Leonards: Hampton Press, 1997. p. 185-225.

MACIEL, R.F. Letramento crítico das políticas linguísticas e a formação de professores de línguas. In: Nara Hiroko Takaki; Ruberval Franco Maciel. (Org.). Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas: Pontes, 2014a.

_______. "Eu sei o que é bom pra você!" A lógica da emancipação revisitada e a formação de professores. Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. 1ed. Maceió: Udufal, 2014b, v. 1, p. 247-268.

______. Negociando e reconstruindo conhecimentos e práticas locais: os documentos oficiais e a formação de professores de inglês. Tese [Doutorado]. Programa em Estudos Linguísticos e Literário de Inglês. USP, 2013.

MATTOS, A. M. A.; VALÉRIO, K. M.. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 1, p. 135-158, 2010.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, C.M., MARTINEZ, J.Z., HALU, R.C. (orgs.). Formação “desformatada”: práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes Editores, p. 279-303, 2011.

MIGNOLO, W. D. Local histories/global designs: coloniality, subaltern knowledges and border thinking. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2000.

MILLER, I. K. Formação de professores de línguas: da eficiência à reflexão crítica e ética. In: LOPES, L. P. da M. (org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, pp. 99-121, 2013.

MONTE MÓR, W. M. Caderno de Orientações Didáticas para EJA: Línguas Estrangeiras. 1. ed. São Paulo: SME, 2010. vol. 1. 146 p. Disponível em: http://goo.gl/TfSXFd. Acesso em: agosto de 2014.

______. Eu e o outro: imagens refletidas. Um estudo sobre identidade e alteridade na percepção das culturas, Interfaces nº8. Rio Grande: FURG/ABECAN, 2008, p 161-180.

______. Investigating critical literacy at the university in Brazil. Critical Literacy: Theories and Practices, v. 1, n. 1, p. 41-51, 2007. Disponível em: http://goo.gl/gmyy9e. Acesso em: dezembro de 2014.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

_______. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, S. B. Da técnica à crítica: contribuições dos letramentos críticos para a formação de professores de língua inglesa. Porto Alegre: Editora da Oficina, 2012.

TAKAKI, N. H. Da metodologia de pesquisa em letramentos e sociedade para a ética: implicações na formação continuada da comunidade científica. Polifonia, Cuiabá, MT, v. 19, n. 25, p. 87-110, jan/jul, 2012.

TODD, S. Learning from the Other: Levinas, psychoanalysis, and ethical possibilities in education. New York: Suny Press, 2003.

Downloads

Publicado

2021-06-04

Como Citar

SILVA, T. R. B. da C. A negociação de saberes em um contexto de formação inicial de professores de Língua Inglesa. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 201–220, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-4950. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4950. Acesso em: 21 nov. 2024.