A negociação de saberes em um contexto de formação inicial de professores de Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4950

Palavras-chave:

Formação de professores, Língua Inglesa, PIBID, Linguística Aplicada, Letramentos

Resumo

Este artigo é um recorte de minha dissertação de mestrado que teve por objetivo principal investigar a formação de professores de Língua Inglesa em contexto de um Subprojeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa de cunho etnográfico, com características de epistemologia da emergência. A pesquisa foi desenvolvida em contexto de uma escola pública da cidade de Campo Grande - MS e teve como participantes uma professora supervisora da escola, quatro licenciandos do Pibid e esta pesquisadora. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e/ou em vídeo das reuniões de planejamento e aulas, questionários e entrevistas com os participantes. A análise consiste, principalmente, na descrição dos aspectos emergentes ao longo do processo de formação investigado e suas interfaces com a formação de professores na contemporaneidade. A pesquisa indicou que o enfraquecimento de hierarquias entre pesquisador, pesquisado e licenciandos, por meio de uma ressignificação da relação entre escola e universidade e seus saberes, resultou em práticas colaborativas ao longo do processo de formação de professores.

 

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

SILVA, T. R. B. da C. A negociação de saberes em um contexto de formação inicial de professores de Língua Inglesa. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 201–220, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-4950. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4950. Acesso em: 25 abr. 2024.