O trabalho docente de uma professora supervisora do PIBID – Língua Portuguesa na perspectiva dos licenciandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4915

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Trabalho docente, Formação docente, PIBID

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar se quatro dimensões de trabalho, das oito propostas por Machado (2007), estão presentes no trabalho docente da supervisora do Pibid - Letras/Licenciatura - da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Utilizamos, nessa pesquisa, aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD – (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; MACHADO, 2007, 2009), assumindo a linguagem como atividade central do desenvolvimento humano, uma vez que é por meio dela que interagimos socialmente através dos discursos que produzimos. Os dados tomados para análise emergem de entrevistas semi-estruturadas com os alunos egressos do Pibid – Língua Portuguesa. Como metodologia de análise, utilizamos o procedimento proposto por Bronckart (2008) e Bulea (2010), no qual as entrevistas são divididas em duas categorias decorrentes da distribuição dos turnos de fala: Segmentos de Orientação Temática (SOT) e Segmentos de Tratamento Temático (STT). As entrevistas revelaram que as quatro dimensões de trabalho estão presentes significativamente no trabalho docente da professora supervisora do Pibid.

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

GARCIA-REIS, A. R.; CALLIAN, G. R. O trabalho docente de uma professora supervisora do PIBID – Língua Portuguesa na perspectiva dos licenciandos. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 139–161, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-4915. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4915. Acesso em: 28 mar. 2024.