O trabalho docente de uma professora supervisora do PIBID – Língua Portuguesa na perspectiva dos licenciandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4915

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Trabalho docente, Formação docente, PIBID

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar se quatro dimensões de trabalho, das oito propostas por Machado (2007), estão presentes no trabalho docente da supervisora do Pibid - Letras/Licenciatura - da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Utilizamos, nessa pesquisa, aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD – (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; MACHADO, 2007, 2009), assumindo a linguagem como atividade central do desenvolvimento humano, uma vez que é por meio dela que interagimos socialmente através dos discursos que produzimos. Os dados tomados para análise emergem de entrevistas semi-estruturadas com os alunos egressos do Pibid – Língua Portuguesa. Como metodologia de análise, utilizamos o procedimento proposto por Bronckart (2008) e Bulea (2010), no qual as entrevistas são divididas em duas categorias decorrentes da distribuição dos turnos de fala: Segmentos de Orientação Temática (SOT) e Segmentos de Tratamento Temático (STT). As entrevistas revelaram que as quatro dimensões de trabalho estão presentes significativamente no trabalho docente da professora supervisora do Pibid.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU-TARDELLI, L. dos S. Aportes para compreender o trabalho do professor iniciante em EAD. 2006. Tese (Doutorado) - Curso de Linguística Aplica e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

ANDRÉ, M. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, M. (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas - São Paulo: Papirus, 2016. p. 17-34.

AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 35-54.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRONCKART, J.P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 1999.

BRONCKART, J. P.; MACHADO, A. R. (org.). Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Campinas - São Paulo: Mercado de Letras, 2004. Cap. 6. p. 131-163.

BRONCKART, J. P. Restrições e liberdades textuais, inserção social e cidadania. Revista da Anpoll, [s.l.], v. 1, n. 19, p. 231-256, 15 dez. 2005.

_____. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução de Anna Raquel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2006.

_____. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

_____. Gêneros de textos, tipos de discurso e sequências. Por uma renovação do ensino da produção escrita. Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, jan./jun. 2010, p. 163–176.

BUENO, Luzia. A construção de representações sobre o trabalho docente: o papel do estágio. 2007. 220 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

BULEA, Ecaterina. Linguagens e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Campinas - São Paulo: Mercado de Letras, 2010.

CADILHE, A. J.; GARCIA - REIS, A. R;. Letramentos na formação de professores a partir de uma concepção discursiva da linguagem: reflexões propositivas. In: MAGALHÃES, T.; GARCIA-REIS, A. R.; FERREIRA, H. (org.). Concepção discursiva de linguagem: ensino e formação docente. Campinas-SP: Pontes Editores, 2017. p. 213-233.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Tradução de Adail Sobral. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

_____. Trabalho e poder de agir. 1 ed. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

CRISTOVÃO, V. L. L; VIEIRA, I. R. Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: marcos e perspectivas. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 69, n. 3, p. 209-221, set/dez. 2016.

DOLZ, J. Prefácio. In: BARROS, E. M. D. de; CORDEIRO, G. S; GONÇALVES, A. V. (org.). Gestos didáticos para ensinar a língua: agir docente e gêneros textuais. Campinas-SP: Pontes Editores, 2017. p. 7-12.

FRIEDRICH, J. Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento: uma leitura filosófica e epistemológica. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2012.

GARCIA-REIS. A. R. A concepção do trabalho docente em documentos prescritivos. Reflexão e Ação. V. 28, p. 89-103, 2020. https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/14299 Acesso em: 02 jan 2021.

GATTI, B. A. et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Fundação Carlos Chagas - Fcc, São Paulo, v. 5, n. 41, p. 1-120, 15 out. 2014.

GUIMARÃES, A. M. de M. (org.). O agir educacional nas representações de professores de língua materna. In: MACHADO, A. R; GUIMARÃES, A. M. de M; COUTINHO, A. (org.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas - São Paulo: Mercado de Letras, 2007. p. 201-220.

MACHADO, A. R. Trabalho prescrito, planificado e realizado na formação de professores: primeiro olhar. Scripta, Belo Horizonte, v. 11, n. 6, p. 39-53, 2º sem, 2002.

_____. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, A. M. de M; MACHADO, A. R; COUTINHO, A. (Orgs.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras, 2007. p. 77-97.

MACHADO, A. R; ABREU-TARDELLI, L. S. Textos prescritivos da educação presencial e a distância: fonte primeira do estresse do professor? In: MACHADO, A. R; ABREU-TARDELLI, L. S; CRISTOVÃO, V. L. L. (org.). Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2009. p. 101-116.

MACHADO, A. R; CRISTOVÃO, V. L. L. Representações sobre o professor e seu trabalho em proposta institucional brasileira para a formação docente. In: MACHADO, A. R; ABREU-TARDELLI, L. S; CRISTOVÃO, V. L. L. Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas - São Paulo: Mercado de Letras, 2009. Cap. 5. p. 117-136.

MACHADO, A. R. et al. Relações entre linguagem e trabalho educacional: novas perspectivas e métodos no quadro do interacionismo sociodiscursivo. In: MACHADO, A.R; ABREU-TARDELLI, L. S; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.). Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas - São Paulo: Mercado de Letras, 2009. p. 15-29.

MACHADO, A. R. Trabalho prescrito, planificado e realizado na formação de professores: primeiro olhar. In: MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTOVÃO, V. L. L. (orgs.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 79 – 99.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, [s.l.], v. 47, n. 166, p. 1106-1133, dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/198053144843. Acesso em: 15 out. 2019.

SAUJAT, F. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Campinas-Sp: Mercado de Letras, 2004. p. 3-34.

TARDIF, M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In: CANDAU, V. M. (org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: Dp & A editora, 2000.

TARDIF, M; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302000000400013.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2021-06-04

Como Citar

GARCIA-REIS, A. R.; CALLIAN, G. R. O trabalho docente de uma professora supervisora do PIBID – Língua Portuguesa na perspectiva dos licenciandos. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 139–161, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-4915. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4915. Acesso em: 22 dez. 2024.