Narrativas e perfis de professores formadores de um curso de Licenciatura em Espanhol de um Instituto Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5179

Palavras-chave:

Narrativas docentes, Professor formador, Língua espanhola

Resumo

Este estudo tem como foco de análise as narrativas de professores formadores atuantes no curso de Licenciatura de Espanhol de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os primeiros cursos na área de Letras nesse contexto institucional datam de 2006 e ainda são poucas as pesquisas acadêmicas sobre o perfil de trabalho e as concepções de linguagem que assumem os professores atuantes nesses contextos. A partir do prisma teórico da Linguística Aplicada em diálogo com autores da área da Educação, o artigo emprega a pesquisa narrativa (TELLES, 2002; ROMERO, 2010) como mecanismo epistemológico e instrumento de dados na compreensão das práticas vivenciadas e compartilhadas pelos docentes de um Instituto Federal (IF). Por meio da composição de sentidos (MELLO, 2004) para o material documental de quatro narrativas docentes, esta investigação pretende dar continuidade aos estudos já realizados por Silva Júnior (2016) e Silva Júnior e Eres Fernández (2020) no entendimento do trabalho do professor formador atuante em um IF e seu olhar para sua prática pedagógica de espanhol em um curso de Licenciatura. Como encaminhamentos, constatamos que a pesquisa narrativa permite identificar crenças, perfis e imagens que podem identificar particularidades dos sujeitos participantes. Em nossa pesquisa, os perfis docentes elencados são peças fundamentais no trabalho desenvolvido na proposta pedagógica do IF analisado.

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Biografia do Autor

Antonio Ferreira da Silva Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado e Doutorado em Letras Neolatinas pela UFRJ. Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUCSP) e em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP). Atualmente, é Professor de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Colégio de Aplicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras. Foi Supervisor do PIBID-Espanhol no CAp-UFRJ (2018-2020). Atuou como coordenador adjunto de Língua Estrangeira Moderna (Espanhol) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Ensino Médio 2018 (Ministério da Educação). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Laboratório Interdisciplinar Latino-Americano (UFRJ-CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Espanhol (UNILA-CNPq). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Hispanistas - ABH (Gestão 2020-2022). Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de espanhol, formação de professores de Letras/ Espanhol nos Institutos Federais, narrativas docentes, pesquisa narrativa, ensino de espanhol nos Institutos Federais e ensino de espanhol para fins específicos.

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. F. da. Narrativas e perfis de professores formadores de um curso de Licenciatura em Espanhol de um Instituto Federal. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 359–380, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5179. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5179. Acesso em: 24 abr. 2024.