O Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa em contexto de ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4867

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado, Ensino remoto emergencial

Resumo

O artigo descreve e analisa as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio, no contexto da pandemia, vivenciadas por uma acadêmica do curso de Letras a Distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no ano letivo de 2020. O texto apresenta como fundamentos teóricos as Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE) (PARANÁ, 2008), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) (BRASIL, 2017), e as concepções de Shulman (1987), Peres (2012), Behar (2020), Rojo e Moura (2012), entre outros. Como resultados da experiência, o trabalho propiciou reflexões sobre diferentes faces do processo de ensino e aprendizagem na escola, destacando a mediação didática pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE), bem como as dificuldades e limitações de atuar por esse formato, confirmando a necessidade de conhecimentos específicos e recursos tecnológicos adequados, além de uma formação inicial que permita aos docentes atuar em um contexto de transformação contínua.

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Biografia do Autor

Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Graduanda em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tutora a distância nos cursos de Pós-graduação. 

Nilza Pereira Crepaldi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Língua Portuguesa pelo Profletras da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Especialista em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (Unicesumar). Graduada em Letras (Unespar). Professora da rede pública estadual do Paraná, e tutora a distância no curso de Letras (Português/Inglês) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Annie Rose dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

BATISTA, P. C.; CREPALDI, N. P.; SANTOS, A. R. dos. O Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa em contexto de ensino remoto. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 162–180, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-4867. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4867. Acesso em: 29 mar. 2024.