A Construção da Identidade do Professor
Um Estudo de Caso Envolvendo Graduandos em Letras-Inglês
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5191Palavras-chave:
Prática docente, ensino de línguas, formação de professores, identidade, emoçõesResumo
Tornar-se professor é um processo que perpassa diferentes aspectos da interação social e da construção de uma identidade profissional. A percepção dos alunos-professores sobre si e seus estados emocionais podem divergir das expectativas impostas a eles tal como das suas próprias metas e objetivos. Desta forma, objetivou-se estudar o desenvolvimento da identidade profissional em estudantes de licenciatura em Letras – Língua Inglesa a partir de seus próprios relatos e percepções de si. A pesquisa foi conduzida como um estudo de caso e os participantes eram alunos da graduação em estágios finais do curso. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas semiabertas. Atividades práticas relacionadas ao ensino e contato com contextos de docência e com alunos tiveram avaliação positiva por parte dos alunos-professores em relação a formação de sua identidade como professores. Essa pesquisa demonstra a importância da prática ainda em contexto de formação para o estabelecimento e maturação identitária docente.
Downloads
Referências
ARTUZO, Carmem Zirr. A constituição identitária do professor de língua estrangeira frente à formação continuada on-line. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem). Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Linguagem. Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, 2011.
ARAGÃO, Rodrigo. Emoções e pesquisa narrativa: transformando experiências de aprendizagem. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 295-320, 2008. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982008000200003&lng=en&nrm=iso. Access on: 08 june 2020.
ARAGÃO, Rodrigo Camargo; CAJAZEIRA, Roselma Vieira. Emoções, crenças e identidades na formação de professores de inglês. Caminhos em linguística aplicada, [s. l.], ano 2017, v. 16, ed. 2, p. 109-133, 2017.
BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Unveiling the relationship between language learning beliefs, emotions, and identities. Studies in Second Language Learning And Teaching. Kalisz, Poland, p. 301-325. 09 nov. 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. Translatedby Luís Antero Reta and Augusto Pinheiro.
BEIJAARD, Douwe; MEIJER, Paulien C.; VERLOOP, Nico. Reconsidering research on teachers’ professional identity. Teaching And Teacher Education, [S.L.], v. 20, n. 2, p. 107-128, fev. 2004. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2003.07.001.
BEAUCHAMP, Catherine; THOMAS, Lynn. Understanding teacher identity: an overview of issues in the literature and implications for teacher education. Cambridge Journal Of Education, [S.L.], v. 39, n. 2, p. 175-189, 27 maio 2009. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/03057640902902252.
BORGES, Larissa Dantas Rodrigues. O processo de autonomização à luz do paradigma da complexidade: um estudo da trajetória de aprendizagem de graduandos de Letras-Inglês. 255 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
CÓTÊ, James E.; LEVINE, Charles G.. Identity formation, agency, and culture: a social psychological synthesis. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2002. 247 p.
DANIELEWICZ, Jane. Teaching Selves: Identity, Pedagogy, and Teacher Education. Albany, Ny: State University Of New York Press, 2001. 216 p. (Teacher Preparation and Development).
DORNYEI, Zoltan. The Psychology Of The Language Learner: individual differences in second language acquisition. London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., Publishers, 2005. 270 p.
DUBAR, Claude. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. Porto: Edições Afrontamento, 2006. 155 p. TranslatedbyCatarina Matos.
FACULDADE DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (FALEM).Projeto Pedagógico do Curso De Licenciatura em Letras. 2009.
FLORES, Maria Assunção. Formação docente e identidade profissional: tensões e (des)continuidades. Educação, [s.l.], v. 38, n. 1, p. 138, 14 abr. 2015. EDIPUCRS. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.15973. Available at: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15973. Accessed on: 3 june2020.
FLORES, Maria Assunção; DAY, Christopher. Contexts which shape and reshape new teachers’ identities: a multi-perspective study. Teaching and Teacher Education, [s.l.], v. 22, n. 2, p. 219-232, fev. 2006. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2005.09.002. Available at: https://www.researchgate.net/publication/229334712_Contexts_which_shape_and_reshape_new_teachers'_identities_A_multi-perspective_study. Accessed on: 8 june 2020.
FRAZIER, Leslie D.; HOOKER, Karen. Possible Selves In Adult Development: linking theory and research. In: DUNKEL, Curtis; KERPELMAN, Jennifer (ed.). Possible selves: theory, research and applications. New York: Nova Science Publishers, Inc., 2006. Cap. 3. p. 41-59.
FIELDS, Jessica; COPP, Martha; KLEINMAN, Sherryl. Symbolic Interactionism, Inequality, and Emotions. In: STETS, Jan E.; TURNER, Jonathan H. (Ed.). Handbook of the Sociology of Emotions. New York: Springer, 2006. p. 155-178. (Handbooks of Sociology and Social Research).
JOHNSON, Karen. Second Language Teacher Education: a sociocultural perspective. New York: Routlegde, 2009. 148 p. (ESL & Applied Linguistics Professional Series).
KING, Jim; NG, Kwan-Yee Sarah. Teacher Emotions and the emotional labour of second language teaching. In: MERCER, Sarah; KOSTOULAS, Achilleas (ed.). Language Teacher Psychology. Bristol: Multilingual Matters, 2018. Cap. 9. p. 141-156. (Psychology of language learning and teaching).
LI, Wendy; COSTA, Peter. Exploring Novice EFL Teacher's Identity Development. In: MERCER, Sarah; KOSTOULAS, Achilleas (Ed.). Language teaching psychology. Bristol: Multilingual Matters, 2018. Cap. 6. p. 86-104. (Physcology of Language Learning and Teaching: 1).
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro:E.P.U., 2013.
MACHADO JUNIOR, Arthur Gonçalves. Aprendizagens compartilhadas de formadores de professores: o caso da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Federal do Pará, Instituto De Educação Matemática E Científica Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Belém-Pa, 2014.
MARKUS, Hanzel. Foreword. In: DUNKEL, Curtis; KERPELMAN, Jennifer (Ed.). Possible selves: theory, research and applications. New York: Nova Science Publishers, Inc., 2006. p. xi-xiv.
MERCER, Sarah; KOSTOULAS, Achilleas (Ed.). Language teaching psychology. Bristol: Multilingual Matters, 2018. Cap. 6. p. 86-104. (Physcology of Language Learning and Teaching: 1).
NORTON, Bonny. Identity and Language Learning: extending the conversation. 2. ed. Bristol: MultilingualMatters, 2013.
PRONADOV, Cleber; FREITAS, Ernani de. Metodologia do Trabalho Científico:Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. NovoHamburgo: Feevale, 2013.
STRAHAN, Erin; WILSON, Anne. Temporal Comparisons, Identity, and Motivation: The Relation Between Past, Present, and Possible Future Selves. In: DUNKEL, Curtis; KERPELMAN, Jennifer (Ed.). Possible Selves: Theory, Research and Applications. New York: Nova Science Publishers, Inc., 2006. Cap. 1. p. 1-15.
TSUI, Amy B.M. Teacher Education and Teacher Development. In: Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. 1st. ed. New York, NY: Routledge, 2011. v. II, cap. 2, p. 21-39. ISBN 0-203-83650-2. Available at: https://books.google.com.br/books?id=TUqVAQAAQBAJ&lpg=PP1&hl=pt-PT&pg=PR6#v=onepage&q&f=false. Accessedon: 8 june 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA), Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. RESOLUÇÃO nº 4.399, de 14 de maio de 2013. Aprova o Regulamento do Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará. Reitoria da Universidade Federal do Pará, 14 mai. 2013.
WARREN, Amber; PARK, Jaehan. “Legitimate” Concerns: A Duoethnography of Becoming ELT Professionals. In: YAZAN, Bedrettin; RUDOLPH, Nathanael (editores) Criticality, Teacher Identity, and (In)equity in English Language Teaching: Issues and Implications, 2018. Cidade: Springer, p. 199-217.
WENGER, Etienne. Communities of practice: Learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 1999. 336 p. (Learning in Doing: Social, Cognitive and Computational Perspectives)Available at: https://books.google.com.br/books?id=CAVIOrW3vYAC&lpg=PP1&hl=pt-PT&pg=PP1#v=onepage&q&f=false. Accessed on: 17 may 2019.
WENGER, Etienne. What is a community of practice? 2011. Available at: <https://wenger-trayner.com/resources/what-is-a-community-of-practice/>. Accessed on: 17 may 2019.
WILSON, Anne; ROSS, Michael. From chump to champ: People's appraisals of their earlier and present selves. Journal of Personality and Social Psychology, [s.l.], v. 80, n. 4, p.572-584, 2001. American Psychological Association (APA). http://dx.doi.org/10.1037//0022-3514.80.4.572. Available at: <https://www.researchgate.net/publication/228904717_From_chump_to_champ_People's_appraisals_of_their_earlier_and_present_selves. Accessed on: 11 jun. 2019.
ZEMBYLAS, Michalinos. Emotions and Teacher Identity: a poststructural perspective. Teachers And Teaching, [s.l.], v. 9, n. 3, p. 213-238, ago. 2003. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/13540600309378.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Victoria Oliveira da Silva, Larissa Dantas Rodrigues Borges
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).