A Construção da Identidade do Professor

Um Estudo de Caso Envolvendo Graduandos em Letras-Inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5191

Palavras-chave:

Prática docente, ensino de línguas, formação de professores, identidade, emoções

Resumo

Tornar-se professor é um processo que perpassa diferentes aspectos da interação social e da construção de uma identidade profissional. A percepção dos alunos-professores sobre si e seus estados emocionais podem divergir das expectativas impostas a eles tal como das suas próprias metas e objetivos. Desta forma, objetivou-se estudar o desenvolvimento da identidade profissional em estudantes de licenciatura em Letras – Língua Inglesa a partir de seus próprios relatos e percepções de si. A pesquisa foi conduzida como um estudo de caso e os participantes eram alunos da graduação em estágios finais do curso. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas semiabertas. Atividades práticas relacionadas ao ensino e contato com contextos de docência e com alunos tiveram avaliação positiva por parte dos alunos-professores em relação a formação de sua identidade como professores. Essa pesquisa demonstra a importância da prática ainda em contexto de formação para o estabelecimento e maturação identitária docente.

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Biografia do Autor

Victoria Oliveira da Silva, Universidade do Porto/Mestranda

Mestranda em Linguística na Universidade do Porto. Licenciada em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Pará. E-mail: up201901321@letras.up.pt

Larissa Dantas Rodrigues Borges, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutora em Estudos Linguísticos. Professora efetiva na Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM - UFPA). Atualmente coordena o Laboratório de Ensino de Línguas (LAEL), voltado para a formação de professores de línguas e coordena o grupo de pesquisa com foco na autonomia e na empatia na formação de professores de línguas. Seus interesses de pesquisa são autonomia no ensino e aprendizagem de línguas como um sistema adaptativo complexo; formação de professores e gêneros textuais.

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

SILVA, V. O. da; BORGES, L. D. R. A Construção da Identidade do Professor: Um Estudo de Caso Envolvendo Graduandos em Letras-Inglês. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 381–402, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5191. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5191. Acesso em: 22 dez. 2024.