O estágio curricular em língua inglesa e a formação inicial de alunos do Curso de Letras

Contribuições à prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5005

Palavras-chave:

Formação inicial, Estágio curricular, Letras

Resumo

O estágio curricular é eixo central na formação de professores, pois é através dele que o futuro profissional conhece aspectos importantes para a formação e construção da identidade e dos saberes docentes. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar as contribuições que o estágio curricular traz para professores de língua inglesa em formação. A metodologia utilizada foi a qualitativa, a partir de orientações de Triviños, analisando-se as visitas realizadas a uma escola privada de Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade do Recife, PE. Para alcançar nosso objetivo, buscamos nos fundamentar em Almeida (2021), Brasil (2017) e Moraes e Barros (2020), entre outros. Os resultados apontam para o fato de que há um diálogo entre as esferas acadêmica e profissional que ajuda a construir a identidade docente do professor-estagiário. Portanto, são perceptíveis as contribuições significativas dessa etapa do processo formativo para a prática de futuros professores.

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Biografia do Autor

Thaysa Ferreira dos Santos Brayner, Faculdade Frassinetti do Recife

Graduada em letras com habilitação em português e inglês pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduanda em linguística aplicada ao ensino de língua inglesa para Faculdade Frassinetti do Recife.

Antonio Henrique Coutelo de Moraes, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena em Português e Inglês pela Universidade Católica de Pernambuco (2009), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2018), mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2012) e doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2018). Atualmente é professor e coordenador do curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco, e professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem na mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição, ensino, língua estrangeira, inglês, surdez.

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

ALMEIDA, M. L.; BRAYNER, T. F. dos S.; MORAES, A. H. C. de. O estágio curricular em língua inglesa e a formação inicial de alunos do Curso de Letras: Contribuições à prática pedagógica. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 181–200, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5005. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5005. Acesso em: 22 dez. 2024.