O estágio curricular em língua inglesa e a formação inicial de alunos do Curso de Letras

Contribuições à prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5005

Palavras-chave:

Formação inicial, Estágio curricular, Letras

Resumo

O estágio curricular é eixo central na formação de professores, pois é através dele que o futuro profissional conhece aspectos importantes para a formação e construção da identidade e dos saberes docentes. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar as contribuições que o estágio curricular traz para professores de língua inglesa em formação. A metodologia utilizada foi a qualitativa, a partir de orientações de Triviños, analisando-se as visitas realizadas a uma escola privada de Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade do Recife, PE. Para alcançar nosso objetivo, buscamos nos fundamentar em Almeida (2021), Brasil (2017) e Moraes e Barros (2020), entre outros. Os resultados apontam para o fato de que há um diálogo entre as esferas acadêmica e profissional que ajuda a construir a identidade docente do professor-estagiário. Portanto, são perceptíveis as contribuições significativas dessa etapa do processo formativo para a prática de futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaysa Ferreira dos Santos Brayner, Faculdade Frassinetti do Recife

Graduada em letras com habilitação em português e inglês pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduanda em linguística aplicada ao ensino de língua inglesa para Faculdade Frassinetti do Recife.

Antonio Henrique Coutelo de Moraes, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena em Português e Inglês pela Universidade Católica de Pernambuco (2009), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2018), mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2012) e doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2018). Atualmente é professor e coordenador do curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco, e professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem na mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição, ensino, língua estrangeira, inglês, surdez.

Referências

ALMEIDA, M. L. TDIC no ensino de língua inglesa: possibilidades na educação de surdos. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino, Universidade Federal da Paraíba, 2021. No prelo.

AMORIM, É. K. N.; GOMES, T. E. O Ensino da Língua Inglesa e a BNCC: um estudo de caso. Revista Educação e Humanidades, v. I, p. 417-435, 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/7932 >Acesso em: dez, 2020.

BAKHTIN, M. /VOLOCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final.

Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em: 02 dez 2020

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRITO, C. C. de. P; RIBAS, F. C. Estágio Supervisionado de Língua Inglesa como espaço de (trans)formação de professores. Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 3, p. 244-263, out-dez/2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31241

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 12ªedição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2006.

GRÉGIS; R. A; GRÉGIS, H. Observação e atuação reflexiva no estágio supervisionado de língua inglesa: somente refletir não basta. Entrepalavras, Fortaleza, V. 8, N. 3, P. 281-299, OUT-DEZ/2018. DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.22168/2237-6321-31270

JOHNSON, M. A philosophy of second language Acquisition. London, Yale University Press, 2004.

JORDÃO, C; FOGAÇA, F. C. Ensino de inglês, letramento crítico e cidadania: um triângulo de amor bem-sucedido. Línguas e letras, v. 8, n. 14, p. 79-105. 2007. DOI: https://doi.org/10.5935/rl&l.v8i14.906

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011

MORAES, A. H. C; BARROS, S. M. MARIA. Reflections on policies which guide English language teaching to the deaf in Brazil. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 81577-81589, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-546

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

RIBAS, F. C. Base Nacional Comum Curricular e o ensino de língua inglesa: refletindo sobre cidadania, diversidade e criticidade à luz do letramento crítico. Domínios de lingu@gem, v. 12, p. 1784-1824, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-15

SANTANA, J. S; KUPSKE, F. F. De língua estrangeira à língua franca e os paradoxos in-between: (tensionando) o ensino de língua inglesa à luz da BNCC. REVISTA X, v. 15, p. 146-171, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73397

SANTO, D. O. E.; SILVA, R. R. Repensando o ensino de língua inglesa no Brasil: por uma perspectiva translíngue. Estudos linguísticos e literários, v. 57, p. 59-80, 2017.

DOI: http://dx.doi.org/10.9771/ell.v0i57.24738

SANTOS, B. S. dos; ANTUNES, D. D.; BERNARDI, J. (2008). O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais. Educação, 31(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2757

SCHENKA-RIBEIRO, N; SHOLL-FRANCO, A. Desafios educacionais em contextos multilíngues de ensino: uma proposta curricular inclusiva com línguas de sinais e neurociências. In: Colóquio Luso-Brasileiro De Educação - COLBEDUCA, 2018, Braga. Anais Do IV COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. Joinville: UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, 2018. v. 3. Disponível em: < https://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/11460> Acesso em: ago. 2020.

SOARES, M. B. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio (Porto Alegre. 1997), v. 8, p. 18-22, 2004.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. – 19. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-04

Como Citar

ALMEIDA, M. L.; BRAYNER, T. F. dos S.; MORAES, A. H. C. de. O estágio curricular em língua inglesa e a formação inicial de alunos do Curso de Letras: Contribuições à prática pedagógica. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 181–200, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5005. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5005. Acesso em: 29 mar. 2024.