O uso da língua materna em aulas de francês

A entrevista em aloconfrontação revelando possíveis gestos genéricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5492

Palavras-chave:

Aloconfrontação, Formação de professores, Francês como LE, Gestosprofissionais

Resumo

Neste artigo, visamos a apresentar uma pesquisa (DUARTE, 2017) que teve por objetivo estudar o processo de formação de professores iniciantes de francês como língua estrangeira (FLE) sob a perspectiva do ensino como trabalho, procurando analisar o papel das entrevistas em aloconfrontação (MOLLO; FALZON, 2004) nesse processo. Com base no método da aloconfrontação, procuramos identificar os questionamentos dos professores quando eles são confrontados a dilemas do trabalho de ensino vividos por outros professores e verificar como as aloconfrontações podem contribuir para a produção de novos conhecimentos sobre o trabalho. Para tanto, apoiamo-nos, em primeira instância, no Interacionismo Social (VYGOTSKI, 1997) e em quadros teóricos dele derivados: o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a Clínica da Atividade (CLOT, 2001a, 2008) e a Ergonomia da Atividade dos Profissionais da Educação (AMIGUES, 2004, FAÏTA, 2004, SAUJAT, 2004a). Daremos destaque para o uso do português em aulas de francês, procurando compreender quais são os gestos dos professores e seu posicionamento em relação a essa questão.

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

LOUSADA , E. G. .; DUARTE , N. A. . O uso da língua materna em aulas de francês: A entrevista em aloconfrontação revelando possíveis gestos genéricos. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 12–43, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5492. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5492. Acesso em: 19 abr. 2024.