Âmbitos da prescrição do ensino da avaliação: um estudo em três universidades Sul-Americanas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021025

Palabras clave:

Avaliação educacional, Âmbitos da avaliação, Formação de professores, Licenciaturas, Educação

Resumen

Este artigo objetiva analisar o modo como os cursos de formação de professores em Educação Física da Ufes (Brasil), da Udelar (Uruguai) e da UNLaM (Argentina) prescrevem o ensino da avaliação em seus planos de disciplinas. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que assume a análise crítico-documental e o método comparativo como abordagem teórico-metodológica e tem como fontes os planos de disciplinas. As análises demonstram que são ofertadas 144 disciplinas nas três instituições: duas delas são específicas de avaliação e outras 13 mencionam o ensino desse tema. Além disso, grande parte das disciplinas trabalha com o conteúdo avaliação, pensando-o como produto final do âmbito do processo de ensino-aprendizagem, assumindo um viés de medidas na Argentina e no Uruguai, e uma abordagem pedagógica no Brasil. O estudo ressalta que, ainda de maneira tímida, os âmbitos da avaliação institucional e de sistemas trabalhados se configuram nos conteúdos das disciplinas. 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Kézia Alves Moreira Dutra, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Educação Física pela UFES. Membra do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física- Proteoria.

Jean Carlos Freitas Gama, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação Física pela UFES. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física- Proteoria.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela UFES. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física- Proteoria.

Citas

ARREDONDO, Santiago Castillo; DIAGO, Jesús Cabrerizo. Evaluación educativa de aprendizajes y competencias. Madrid: Pearson Educación, 2010. 487p.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. 161p.

BLOCH, Marc. Para uma história comparada das sociedades europeias. In: BLOCH, Marc. História e historiadores. Lisboa: Teorema, 1998. p. 119-150.

DIAS SOBRINHO, José.; BALZAN, Newton Cesar. Avaliação institucional: teoria e experiências. 2 ed. San Pablo: Cortez, 2000. 182p.

FROSSARD, Matheus Lima. Avaliação educacional em educação física: um mapa da produção acadêmica de 1930-2014. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. Disponível em: https://educacaofisica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGEF/disserta%C3%A7%C3%B5es-defendidas?page=10 Acesso em 05 de fev. 2021.

FROSSARD, Matheus Lima; STIEG, Ronildo; SANTOS, Wagner dos. Prácticas evaluativas en tres cursos de educación física en Sudamérica. ALTERIDAD. Revista de Educación, v. 16, n. 2, p. 211-222, 2021. DOI: https://doi.org/10.17163/alt.v16n2.2021.04

FUZII, Fábio Tomio; SOUZA NETO, Samuel de. Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque. São Paulo: cultura acadêmica, 2013. 201p.

GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e história. 2 ed. São Paulo: companhia das letras, 2002. 288p.

JELDRES, Pamela Andrea Saavedra; CAMPOS ESPINOZA, Mónica. Chilean Pre-Service Teachers’ Perceptions Towards Benefits and Challenges of EFL Writing Portfolios. Profile Issues in Teachers Professional Development, v. 21, n. 2, p. 79-96, 2019. DOI: https://doi.org/10.15446/profile.v21n2.73116

MALDONADO-FUENTES, Ana Carolina. Mi participación cuenta: opiniones de estudiantes en formación inicial docente sobre el uso de one minute paper. Espacios en Blanco. Revista De Educación (Serie Indagaciones), 1(30), 81-98. 2019. DOI: https://doi.org/10.15446/profile.v21n2.73116

MATEOS, Joan Andrés. La evaluación educativa, su práctica y otras metáforas. 2000. Barcelona: Horsori. 278p.

PAULA, Sayonara Cunha de et al. Avaliação educacional: currículos de formação de professores em educação física na América Latina. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 42, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.09.005

PAULA, Sayonara Cunha de et al. Ensino da avaliação nos cursos de educação física da América Latina. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 72, p. 802-830, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5326

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000. 352p.

SANTOS, Wagner dos; PAULA, Sayonara Cunha de; STIEG, Ronildo. Avaliações institucionais e de sistemas na formação de professores em Educação Física na América Latina. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 1, p. 99 - 116, 13 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.8353

SARNI, Mariana et al. La evaluación del aprendizaje en educación física: aportes surgidos. In: SANTOS, Wagner dos. (org.). Avaliação na educação física: diálogos com a formação inicial do Brasil, Colômbia, Uruguai e Espanha. Curitiba: Appris Editora, 2018. p. 271-288.

STIEG, Ronildo et al. Avaliação educacional nos cursos de licenciatura em educação física nas IES brasileiras: uma análise das disciplinas específicas. Currículo sem fronteiras, v. 18, n. 2, p. 639-667, 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss2articles/stieg-etall.pdf Acesso em: 24 de ago. 2021.

Fontes Citadas

UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA. Instituto Superior de Educación Física. Plano de enseñanza: Gimnasia Artística. Montevideo, 2017.

UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA. Instituto Superior de Educación Física. Plano de enseñanza: Planificación, Metodología y Evaluación de la Educación Física. Montevideo, 2017.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA MATANZA. Departamento de Humanidades y Ciencias Sociales. Plano de enseñanza: Estadística y Evaluación de las Actividades Físicas. Buenos Aires, 2017.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA MATANZA. Departamento de Humanidades y Ciencias Sociales. Plano de enseñanza: Medicina Deportiva. Buenos Aires, 2017.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA MATANZA. Departamento de Humanidades y Ciencias Sociales. Plano de enseñanza: Seminario de Tecnologia Deportiva. Buenos Aires, 2017.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA MATANZA. Departamento de Humanidades y Ciencias Sociales. Plano de enseñanza: Softbol. Buenos Aires, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Centro de Educação Física e Desportos. Plano de disciplina: Didática. Vitória, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Centro de Educação Física e Desportos. Plano de disciplina: Educação e Inclusão. Vitória, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Centro de Educação Física e Desportos. Plano de disciplina: Política e Organização da Educação Básica. Vitória, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Centro de Educação Física e Desportos. Plano de disciplina: Seminário Articulador de Conhecimentos III. Vitória, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Centro de Educação Física e Desportos. Plano de disciplina: Seminário Articulador de Conhecimentos IV. Vitória, 2014.

Publicado

2021-09-23

Cómo citar

DUTRA, K. A. M.; GAMA, J. C. F.; SANTOS, W. dos. Âmbitos da prescrição do ensino da avaliação: um estudo em três universidades Sul-Americanas. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e021025, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021025. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6842. Acesso em: 22 jul. 2024.