Âmbitos da prescrição do ensino da avaliação: um estudo em três universidades Sul-Americanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021025

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Âmbitos da avaliação, Formação de professores, Licenciaturas, Educação

Resumo

Este artigo objetiva analisar o modo como os cursos de formação de professores em Educação Física da Ufes (Brasil), da Udelar (Uruguai) e da UNLaM (Argentina) prescrevem o ensino da avaliação em seus planos de disciplinas. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que assume a análise crítico-documental e o método comparativo como abordagem teórico-metodológica e tem como fontes os planos de disciplinas. As análises demonstram que são ofertadas 144 disciplinas nas três instituições: duas delas são específicas de avaliação e outras 13 mencionam o ensino desse tema. Além disso, grande parte das disciplinas trabalha com o conteúdo avaliação, pensando-o como produto final do âmbito do processo de ensino-aprendizagem, assumindo um viés de medidas na Argentina e no Uruguai, e uma abordagem pedagógica no Brasil. O estudo ressalta que, ainda de maneira tímida, os âmbitos da avaliação institucional e de sistemas trabalhados se configuram nos conteúdos das disciplinas. 

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Biografia do Autor

Kézia Alves Moreira Dutra, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Educação Física pela UFES. Membra do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física- Proteoria.

Jean Carlos Freitas Gama, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação Física pela UFES. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física- Proteoria.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela UFES. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física- Proteoria.

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Publicado

2021-09-23

Como Citar

DUTRA, K. A. M.; GAMA, J. C. F.; SANTOS, W. dos. Âmbitos da prescrição do ensino da avaliação: um estudo em três universidades Sul-Americanas. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e021025, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021025. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6842. Acesso em: 28 mar. 2024.