Autoavaliação da dimensão infraestrutura do Curso de Educação Física da URCA, Campus de Iguatu-CE: Percepção dos discentes, docentes e gestores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025020

Palabras clave:

Infraestrutura, Educação Física, Autoavaliação

Resumen

A infraestrutura é uma dimensão determinante no processo de formação docente, logo, o curso de Educação Física necessita de diversos laboratórios para o desenvolvimento de competências e habilidades dos discentes durante sua trajetória acadêmica. Objetivou-se realizar uma autoavaliação da infraestrutura do curso de Educação Física, da URCA, Campus de Iguatu-CE. É um estudo de abordagem mista, desenvolvido no interior do estado cearense com cinco discentes, cinco docentes e três gestores, através da aplicação de um formulário de avaliação da estrutura que compõe a Educação Física e de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através de análise descritiva para informações quantitativas e análise temática para os aspectos qualitativos. Com base na avaliação, verificou-se uma regularidade na infraestrutura oferecida e se evidenciou níveis satisfatório embora as falas apresentam necessidade de melhoria devido à complexidade que envolve o curso. Portanto, o curso atende parcialmente às demandas institucionais e as normas de regulamentação.

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Biografía del autor/a

Douglas Alves da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Jucás-CE. Professor Temporário do Curso de Educação Física – URCA. Mestrando no Curso de Mestrado Profissional do Ensino na Saúde CMEPES – UECE.

Maria Rosângela Dias Pinheiro, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professora Temporária do Curso de Educação Física – URCA, Campus de Iguatu-CE.
Mestra em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (PAPGEF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de Pernambuco (UPE).

André Luis Façanha da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor adjunto do curso de educação física da UFPB. Pós doutorando em Educação - PPGE UECE. Grupo IMPA.

Silvana Clares Vieira, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Residente em Saúde Mental Coletiva, pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Especialista em Educação Física, Saúde e Lazer, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Citas

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Publicado

2025-08-11

Cómo citar

SILVA, D. A. da; PINHEIRO, M. R. D.; SILVA, A. L. F. da; VIEIRA, S. C. Autoavaliação da dimensão infraestrutura do Curso de Educação Física da URCA, Campus de Iguatu-CE: Percepção dos discentes, docentes e gestores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025020, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15840. Acesso em: 5 dic. 2025.