Avaliações externas e metodologias ativas: práticas, aprendizagens e desempenho discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025030

Palavras-chave:

Avaliações externas, Metodologias Ativas, Aprendizagem, Resultados

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir e examinar produções acadêmicas que abordam metodologias ativas e avaliações externas, investigando de que forma as escolas elaboram estratégias e se engajam para responder às demandas e desafios impostos por esses processos avaliativos. As avaliações externas já fazem parte do cotidiano das escolas brasileiras e, nos últimos anos, vêm ganhando destaque nos debates educacionais. O estudo se justifica pela realização de um levantamento de dados, no qual se observou que poucos trabalhos abordam a relação entre exames externos e metodologias ativas. Nesse levantamento, apenas três estudos apresentaram similaridade com esta pesquisa, o que foi analisado como parte dos resultados do estudo. Para o aporte metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada na análise de estudos e pesquisas sobre metodologias ativas e avaliações externas, com foco no comprometimento das práticas pedagógicas em relação aos resultados. Para o aprofundamento teórico utilizamos autores de referência que discutem sobre as avaliações externas e metodologias ativas, como: Moran (2018), Diesel, Baldez e Martins (2017), Silva, Castro e Sales (2018) e SPAECE (2022), contribuições de Paulo Freie e Ausubel. Concluímos que a combinação entre tecnologias e metodologias ativas, enquanto suporte pedagógico, contribui significativamente para a obtenção de bons resultados escolares. Essas estratégias podem ser utilizadas de diversas formas para tornar as aulas mais modernas e dinâmicas, elevando, consequentemente, os índices das avaliações externas.

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Biografia do Autor

Prena Naiara Ferreira de Sousa , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Alfabetização e Multiletramentos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Márcia Cristiane Ferreira Mendes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Educação (PPGE/UFPB), Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

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Publicado

2025-09-23

Como Citar

SOUSA , P. N. F. de; MENDES, M. C. F. Avaliações externas e metodologias ativas: práticas, aprendizagens e desempenho discente. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025030, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025030. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15542. Acesso em: 5 dez. 2025.