Variáveis pessoais do sucesso académico no ensino superior: Validação de quatro escalas junto de estudantes moçambicanos
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e024009Palabras clave:
Ensino Superior, Insucesso, Abandono, Bem-estar, MoçambiqueResumen
O Ensino Superior está associado ao desenvolvimento social e econômico dos países, sendo também promotor da qualidade de vida e do emprego qualificado dos seus diplomados. Neste contexto, observa-se internacionalmente uma acentuada expansão do ES traduzida no aumento das instituições de formação, da diversidade e número de cursos oferecidos, e, também, diversidade sociocultural dos estudantes. Contudo, as taxas de insucesso e de abandono são elevadas, justificando o seu estudo. Este artigo descreve a validação de quatro escalas (bem-estar, estados emocionais, garra e estratégias de autorreforço na aprendizagem) junto de estudantes moçambicanos do ES. As escalas foram aplicadas online e presencialmente, tendo particiapdo 257 estudantes. Procedeu-se à análise fatorial dos itens nas quatro escalas, assim como à sua consistência interna. Os resultados confirmam a unidimensionalidade das quatro escalas, e os coeficientes de precisão e validade obtidos apoiam a sua aplicação em futuros estudos no contexto do ensino superior moçambicano.
Métricas
Citas
ALEGRE, Alberto A. Autoeficacia académica, autorregulación del aprendizaje y rendimiento académico en estudantes universitarios iniciales. Propósitos y Representaciones, v. 2, n. 1, p. 79-120, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.20511/pyr2014.v2n1.54
ALMEIDA, Leandro Silva. Escala de Estratégias de Autorreforço na Aprendizagem (retirada com autorização das Escalas de Estrategias Motivacionales del Aprendizaje; Suárez; Fernández, 2005). Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho, 2023.
ALMEIDA, Leandro Silva; FREIRE, Teresa. (2017). Metodologia de investigação em psicologia e educação. 5ª ed. Psiquilíbrios, 2017. 159p.
ALMEIDA, Leandro Silva. et al. Expansão do Ensino Superior: realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanhola. Revista Lusófona de Educação, v. 63, n. 63, p. 13-30, 2024. DOI: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle63.01
ALMEIDA, Leandro Silva; GUISANDE, M Adelina; CANAL, Cátia Patrocínio Pedrosa. Abandono do ensino superior: determinantes e medidas de prevenção. In: OSTI, Andreia; FIOR, Camila; CANAL, Claudia P. P; ALMEIDA, Leandro S. (Orgs.), Ensino superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes. São Carlos , SP: Pedro & João Editores, 2023. p.141-162.
ANTARAMIAN, Susan. The importance of very high life satisfaction for student´s academic success. Cogent Education, v.4, n.1, 1307622, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/2331186X.2017.1307622
ARAÚJO, Alexandra M. Sucesso no Ensino Superior: Uma revisão e conceptualização. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 4, n. 2, p. 132–141, 2017. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.4.2.3207
BARRIOPEDRO, Maria Isabel; QUINTANA, Inaki; RUIZ, Luís Miguel. La perseverancia y pasión en la consecución de objetivos: Validación española de la Escala Grit de Duckworth. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, v. XIV, n. 54, p. 297-308, 2018. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71065382001
BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. (2006). Estratégias de aprendizagem: conceituação e avaliação. In: Noronha, Ana Paula Porto; SISTO, Firmino Fernandes; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. (Orgs.). Facetas do fazer em avaliação psicológica. São Paulo: Vetor, 2006. p. 107-124.
BÜCKER, Susanne et al. Subjective well-being and academic achievement: A meta-analysis. Journal of Research in Personality, 74, p. 83-94, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jrp.2018.02.007
BUSKIRK-COHEN, Allison A; PLANTS, Aria. (2019). Caring about success: Students’ perceptions of professors’ caring matters more than Grit. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, v. 31, n.1, p. 108-114, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1206948. Acesso no dia 09 de Agosto de 2024.
BZUNECK, José Aloyseo. Emoções académicas, autorregulação e seu impacto sobre a motivação e aprendizagem. ETD-Educação Temática Digital, Campinas SP, v.20, n. 4, p. 1059-1075, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649692
CAMPIRA, Farissai Pedro; ALMEIDA, Leandro Silva; ARAÚJO, Alexandra, M. (2021). Satisfação acadêmica: Um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 3, e4913, 24 de junho, 2021. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.4913
CAMPIRA, Farissai; BULAQUE, Paulo; ALMEIDA, Leandro S. Satisfação com a vida e com experiências académicas em estudantes universitários de Moçambique. Revista E-Psi, v. 11, n.1, p. 130-140, 2022.
CASANOVA, Joana R. Abandono no ensino superior: modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervenção. Educação: Teoria e Prática, v. 28, n. 57, p. 5-22, 2018. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28n57
CASANOVA, Joana R; BERNARDO, Ana B; ALMEIDA, Leandro Silva. Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 8, n. 2, p. 211-228, 2021. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.8705
CLARK, Kelly N; MALECKI, Christine K. Academic Grit Scale: Psychometric properties and associations with achievement and life satisfaction. Journal of School Psychology, 72, p. 49-66, 2019. https://doi.org/10.1016/j.jsp.2018.12.001
DA FONSECA, Victor. Importância das emoções na aprendizagem: Uma abordagem neuropsicológica. Revista de Psicopopedagogia, v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016.
DE ALBUQUERQUE, Francisco José Batista; DE SOUSA, Flávia Márcia; MARTINS, Cíntia Ribeiro. Validação das escalas de satisfação com a vida e afetos para idosos rurais. PSICO, v. 41, n.1, p. 85–92, 2010. https://doi.org/10.1037/t01069-000
DIENER, Ed; EMMONS, Robert A; LARSEN, Randy J; GRIFFIN, Sharon. The satisfaction with life scale. Journal of Personality Assessment, v. 49, n.1, 71–75, 1985. https://doi.org/10.1207/s15327752jpa4901_13
DUCKWORTH, Angela L; PETERSON, Christopher; MATTHEWS, Michael D; KELLY, Dennis R. Grit: Perseverance and passion for long-term goals. Journal of Personality and Social Psychology, v. 92, n. 6, p. 1087–1101, 2007. https://10.1037/0022-3514.92.6.1087
DUCKWORTH, Angela L; ESKREIS-WINKLER, Lauren. Grit. In J. D. Wright (Ed.), International encyclopedia of the social and behavioral sciences. 2 ed. 2015. p. 397-401, Elsevier, 2015.
ENGRÁCIA, P; BAPTISTA, J. O. Percursos no Enino Superior: Situação após quatro anos dos alunos inscritos em licenciaturas de três anos. Lisboa: DGEEC. 2018. 27p.
FERNÁNDEZ-MARTÍN, Francisco D; ARCO-TIRADO, José L; HERVÁS-TORRES, Mirian. Grit as a predictor and outcome of educational, professional and personal success: A systematic review. Psicología Educativa, v. 26, n.2, p. 163-173, 2020. https://doi.org/10.5093/psed2020a11
KUH, George D et al. Student success in college: Creating conditions that matter. John Wiley & Sons. 2011. 416p.
MALDONADO, Thiago Vargas et al. Desempenho académico e bem-estar pessoal subjectivo dos pós-graduados stricto sensu. Contalilidad y Negocios, v. 17, n. 33, p. 241-262, 2022. DOI: https://doi.org/10.18800/contabilidad.202201.010
NOGUEIRA, Maria José; SEQUEIRA, Carlos. Preditores de bem-estar psicológico em estudantes do ensino superior. Suplemento digital Revista Rol. Enfermeria, v. 43, n.1, p. 356-363, 2020.
NORONHA, Ana Paula Porto; ALMEIDA, Leandro Silva. A construção e estudos psicométricos da escala de avaliação da garra: versão internacional em Língua Portuguesa. Revista Psicologia, Educação e Cultura, v. XXVI, n. 1, p. 8-23, 2022. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/40365/1/PEC%20Maio%202022-8-23%20%282%29.pdf Caso n
NUNES, Sandra Adriana Neves; DE SOUSA, Thiago Ferreira; BORES, Grasiely Faccin. Preditores da satisfação com a vida entre universitários do Estado da Bahia, Brasil. Avances en Psicología Latinoamericana, (Bogotá, Colombia), v. 41, n. 1, p. 1-19, 2023. DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.12070
OLIVEIRA, Íris M; MARQUES, Cátia. The role of career adaptability and academic engagement in college student´s life satisfaction. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.21, 596, 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph21050596
PASCARELLA, Ernest T; TERENZINI, Patrick T. How college affects students: A third decade of research. Jossey-Bass. 2005, 848p.
POSTIGO, Álvaro et al. Grit assessment: is one dimension enough? Journal of Personality Assessment, v. 103, n. 6, p. 786-796, 2021. https://doi.org/10.1080/00223891.2020.1848853
POSTIGO, Álvaro et al. Versión Portuguesa de la Escala Grit de Oviedo: Adaptación, validación y relación con variables educativas. Aula Abierta, v. 51, n. 2, p. 113-120, 2022. https://doi.org/10.17811/rifie.52.2.2022.113-120.
REPPOLD, Caroline et al. Escala de satisfação com a vida: Evidências de validade e precisão junto de universitários portugueses. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 6, n.1, p.15-23, 2019. https://doi10.17979/reipe.2019.6.1.4617
ROMERO, Isabel; TUMBULA, Samuel; ALMEIDA, Leandro Silva. Validação de uma escala de garra junto de universitários angolanos. SAPIENTIAE: Revista de Ciências Sociais, Humanas e engenharias, v. 10, n. 1, p. 75-82, 2024. http://publicacoes.uor.ed.ao/index.php/sapientiae/
ROSÁRIO, Pedro et al. Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1º ano da universidade. Revista de Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 2, p. 349-358, 2010.
RYAN, Richard M; DECI, Edward L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 68-78, 2000. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.68
RIVEIRO, Suárez José Manuel; SUÁREZ, Ana Patrícia Fernández. Escalas de evaluación de las estrategias motivacionales de los estudiantes. Anales de Psicología, v. 21, n. 1, p. 116-128, 2005.
TINTO, Vicent. Completing college: Rethinking institutional action. The University of Chicago Press. 2012. 283p.
Zimmerman, Barry J. Self-efficacy: an essential motive to learn. Contemporary Educational Psychology, v. 25, n. 1, p. 82-91, 2000. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0361476X99910160