Gestão escolar e aprendizagem discente no contexto das avaliações externas: o estado da questão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024005

Palabras clave:

ESTADO DA QUESTÃO, GESTÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO EXTERNA

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo realizado sobre o tema da gestão escolar e a aprendizagem discente sob o prisma da avaliação externa com a elaboração do estado da questão. A pesquisa foi realizada nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Através da análise dos trabalhos mapeados e selecionados, é possível constatar que apresentam variadas perspectivas de abordagem ao objeto de investigação, com suas implicações e utilidades no cotidiano escolar. Os principais temas e categorias evidenciados neste estudo são: defesa do uso da avaliação externa como ferramenta para a gestão pedagógica e melhoria da aprendizagem discente; implicações das avaliações externas no cotidiano escolar; a avaliação externa como efeito danoso ao cotidiano escolar; necessidade de aperfeiçoamento das avaliações externas como ferramenta de informação para a gestão escolar.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maíra Moreira Prudêncio, Universidade Estadual do Ceará

Professora da rede pública de Fortaleza e de Maracanaú, desde 2021 exerce o cargo de coordenadora de articulação da Secretaria Especial de Integração de Políticas Sociais (SEPS) no município de Maracanaú. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Citas

ALAVARSE, Ocimar; CHAPPAZ, Raíssa de Oliveira; FREITAS, Pâmela Félix. Avaliações da aprendizagem externas em larga escala e gestores escolares: características, controvérsias e alternativas. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 1, p. 250-275, jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15392/8608 Acesso em: 10 abr. 2024.

ALVES, Gislaine Aparecida Aguiar Silva. Apropriação e uso de resultados do SIMAVE/PROEB na Escola Estadual Fernando Melo Viana: um possível caminho na busca da qualidade da educação. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12097/1/gislaineaparecidaaguiarsilvaalves.pdf Acesso em: 10 abr. 2024.

ARANTES, Nilva Ferreira Batista. Avaliação em larga escala: Prova Brasil interfaces com o contexto escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/4280/2/Nilva%20Ferreira%20Batista%20Arantes.pdf Acesso em: 10 abr. 2024.

AZEVEDO, Italândia Ferreira de; ALVES, Francisco Régis Vieira. Avaliações externas (ENEM E SPAECE): o impacto da gestão escolar nos resultados de Matemática. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 11, n. 4, p. 189-208, dez. 2019. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/10631/6963 Acesso em: 10 abr. 2024.

BORGES, Regilson Maciel et al. Usos dos resultados das avaliações externas pelas secretarias de educação, gestores escolares e professores. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 19, n. 1, p. 16-33, dez. 2022. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4242/3382 Acesso em: 10 abr. 2024.

BURGOS, Marcelo Baumann. A avaliação externa e os novos sujeitos da educação. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 10, n. 1, p. 1082-1102, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32024/21231 Acesso em: 10 abr. 2024.

CERDEIRA, Diana Gomes da Silva. Fatores associados ao uso dos resultados de estimativas externas no contexto das políticas de responsabilidade educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 613-633, set. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330206775_Fatores_associados_ao_uso_dos_resultados_de_avaliacoes_externas_no_contexto_das_politicas_de_responsabilizacao_educacional Acesso em: 10 abr. 2024.

FORTALEZA, Débora Corrêa Souza. O processo de apropriação dos resultados do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís por meio das percepções dos gestores escolares. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2021. Disponível em: http://mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2021/12/De%CC%81bora-Fortaleza-revisa%CC%83o-final-30-11.pdf Acesso em: 10 abr. 2024.

MACHADO, Cristiane. Políticas estaduais de avaliação externa: tendências e implicações. Quaestio, Sorocaba, v. 22, n. 1, p. 205-223, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3358/3680 Acesso em: 10 abr. 2024.

MACHADO, Cristiane. Possíveis contribuições da avaliação externa para a gestão educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 1, n. 12, p. 377-401, fev. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/xpH7dBYJxQ9wdrN5NLNyD8n/abstract/?lang=pt Acesso em: 10 abr. 2024.

MATOS, Daniel Abud Seabra; OLIVEIRA Breynner Ricardo de; TRIPODI, Zara Figueiredo. Avaliações externas e gestão educacional: percepções de gestores escolares sobre usos e implicações. Revista Devir Educação, Lavras, v. 2, n. 2, p. 56-77, jul./dez. 2018. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/73 Acesso em: 10 abr. 2024.

MONTE, Jomaira Pereira. Sistema de Avaliação Educacional de Teresina: apropriação e utilização dos resultados para a orientação de intervenções pedagógicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018. Disponível em: http://mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2018/06/JOMAIRA-PEREIRA-MONTE_REVISADO.pdf Acesso em: 10 abr. 2024.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. O estado da questão: aportes teórico--metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, Joao Batista Carvalho; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria (org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010. p. 33-52.

PASSONE, Eric. Gestão escolar e democracia: o que nos ensinam os estudos de Eficácia Escolar. Laplage em Revista, v. 5, n. 2, p. 142-156, dez. 2019. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/456 Acesso em: 10 abr. 2024.

SOLIGO, Valdecir. Possibilidades e desafios das avaliações em larga escala da educação básica na gestão escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 1, n. 9, p. 1-15, jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9275/6152 Acesso em: 10 abr. 2024.

SOUZA, Thamara Maria de et al. Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricos. Educativa, Goiânia, v. 22, n. 1, p. 1-21, dez. 2019. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7213/4496 Acesso em: 10 abr. 2024.

VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloisa Maia. Gestão democrática da escola no Brasil: desafios à implementação de um novo modelo. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 67, p. 19-38, dez. 2015. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie67a01.pdf Acesso em: 4 jul. 2024.

Publicado

2024-08-24

Cómo citar

PRUDÊNCIO, M. M. Gestão escolar e aprendizagem discente no contexto das avaliações externas: o estado da questão. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024005, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024005. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13527. Acesso em: 23 nov. 2024.