Avaliação do ensino da corrida de orientação na escola: saberes interdisciplinares no Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025033Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Avaliação, Aprendizagem cooperativa, Mapas, Organização do Espaço EscolarResumo
Este trabalho descreve a prática e avaliação da Corrida de Orientação com alunos do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de Fortaleza, Ceará, centrada na integração dos estudantes e na exploração orientada do espaço escolar. Através de mapas simples e pistas elaboradas como instrumentos pedagógicos, os participantes desenvolveram a orientação espacial, o pensamento lógico e a cooperação, além de valores como igualdade de participação e respeito mútuo. A metodologia envolveu preparação teórica, execução do percurso em duplas ou pequenos grupos mistos, e encerramento com roda de conversa e registro da experiência. A avaliação teve caráter formativo e contínuo, utilizando como critérios a participação ativa, a cooperação entre os pares e a capacidade de resolver problemas durante o percurso. Como resultado, observou-se maior engajamento dos alunos, fortalecimento do trabalho em equipe e apropriação crítica do espaço escolar como ambiente de aprendizagem.
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