Avaliação do ensino da corrida de orientação na escola: saberes interdisciplinares no Ensino Fundamental II

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025033

Palabras clave:

Educação Física Escolar, Avaliação, Aprendizagem cooperativa, Mapas, Organização do Espaço Escolar

Resumen

Este trabalho descreve a prática e avaliação da Corrida de Orientação com alunos do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de Fortaleza, Ceará, centrada na integração dos estudantes e na exploração orientada do espaço escolar. Através de mapas simples e pistas elaboradas como instrumentos pedagógicos, os participantes desenvolveram a orientação espacial, o pensamento lógico e a cooperação, além de valores como igualdade de participação e respeito mútuo. A metodologia envolveu preparação teórica, execução do percurso em duplas ou pequenos grupos mistos, e encerramento com roda de conversa e registro da experiência. A avaliação teve caráter formativo e contínuo, utilizando como critérios a participação ativa, a cooperação entre os pares e a capacidade de resolver problemas durante o percurso. Como resultado, observou-se maior engajamento dos alunos, fortalecimento do trabalho em equipe e apropriação crítica do espaço escolar como ambiente de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Rachel Bessa Teixeira, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME-Fortaleza). Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional polo Instituto Federal do Ceará campus Caucaia (ProEF-IFCE).

Liliane Maria de Mesquita Terto, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME-Fortaleza). Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional polo Instituto Federal do Ceará campus Caucaia (ProEF-IFCE).

André Accioly Nogueira Machado, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor Adjunto do Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Estágio pós-doutoral pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional polo Instituto Federal do Ceará campus Caucaia (ProEF-IFCE).

Braulio Nogueira de Oliveira, Instituto Federa do Ceará (IFCE)

Professor EBTT do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional polo Instituto Federal do Ceará campus Caucaia (ProEF-IFCE).

Citas

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Publicado

2025-09-29

Cómo citar

TEIXEIRA, R. B.; TERTO, L. M. de M.; MACHADO, A. A. N.; OLIVEIRA, B. N. de. Avaliação do ensino da corrida de orientação na escola: saberes interdisciplinares no Ensino Fundamental II. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025033, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025033. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15891. Acesso em: 5 dic. 2025.